RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Tudo sobre Política

A disputa pelo Ministério da Fazenda de Temer se afunilou em dois nomes

A disputa pelo Ministério da Fazenda de um eventual governo Michel Temer se afunilou em dois nomes.

Publicados

Tudo sobre Política

A disputa pelo Ministério da Fazenda de um eventual governo Michel Temer se afunilou em dois nomes.

Na tarde de sábado, o vice-presidente Michel Temer teve uma longa conversa com Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central. Ontem, preocupado com o risco de perder influência sobre o eventual governo de Michel Temer, o senador José Serra (PSDB-SP) desembarcou no Palácio do Jaburu.

Meirelles seria um nome natural para o Ministério da Fazenda, pois foi presidente do Banco Central durante os oito anos do governo Lula e contribuiu para que o Brasil atingisse o chamado “grau de investimento”. Ele chegou, inclusive, a ser defendido pelo ex-presidente Lula junto à presidente Dilma Rousseff como uma solução para os problemas da economia.

Serra, por sua vez, sonha em ser para Michel Temer o que Fernando Henrique Cardoso foi para Itamar Franco – um superministro da economia de um governo de transição que, em seguida, se viabilizaria candidato à presidência da República.

De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico desta segunda-feira, Serra e Meirelles são os nomes que estão no páreo para a Fazenda. Ambos exigem controle total sobre a economia, podendo definir nomes do Planejamento, o Banco Central, o Banco do Brasil, o BNDES e a Caixa Econômica Federal.

Leia Também:  Evandro Saraiva: do trabalho braçal aos pódios das corridas pedestres

O grande problema é que Serra e Meirelles pensam de forma praticamente antagônica – o que revela que Temer pode estar completamente perdido sobre como tirar a economia do atoleiro em que se encontra. Enquanto Meirelles prima pela ortodoxia econômica, Serra vem da escola da Unicamp e representa seu oposto – e por isso mesmo jamais teve espaço efetivo na condução econômica do governo FHC.

Numa entrevista recente, Serra afirmou que Meirelles foi “o pior presidente da história do BC”, em razão, segundo ele, da sobrevalorização cambial, que teria matado a indústria brasileira. “Não lembro de presidente do Banco Central tão ignorante ou comprometido com especulação cambial como esse senhor”, disse Serra em dezembro do ano passado.

Meirelles, no entanto, representou exatamente o oposto. Assim que assumiu o Banco Central, definiu como prioridade zerar a dívida cambial do País, o que fez com que, nos oito anos da era Lula, o Brasil experimentasse um período de baixa volatilidade cambial, inflação baixa e alto crescimento, que foi coroado com o grau de investimento.

Leia Também:  Após perder 23kg, acreano se prepara para Brasileiro de Taekwondo, em SC

disputa pelo Ministério da Fazenda

Fonte: brasil247.com

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Tudo sobre Política

Direção do PT de Epitaciolândia debate estratégias para a pré-candidatura de Neide Lopes à prefeitura do município

Publicados

em

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Epitaciolândia reuniu-se na noite desta quinta-feira, 18, para discutir o fortalecimento da pré-candidatura da professora Neide Lopes à prefeitura da cidade.

O encontro da direção municipal contou com a presença de Cesário Braga, dirigente estadual do PT e representante do Governo Lula no Acre, que apresentou uma análise da estratégia nacional do PT para as eleições municipais de 2024.

Cesário Braga reafirmou o compromisso do PT do Acre com a candidatura da professora Neide. “Teremos candidaturas a prefeito em diversos municípios para representar a boa política do presidente Lula, e em Epitaciolândia, Neide já demonstrou sua liderança e capacidade de diálogo com a sociedade, ficando em 3º lugar em 2024. Temos certeza de que, com os bons resultados do governo Lula, iremos ainda mais longe nesse pleito.”

A professora Neide enfatizou que o PT montou uma sólida chapa de vereadores, e a meta é ampliar a bancada, além de dialogar com todos os partidos para expandir a aliança majoritária e apresentar uma proposta coesa para melhorar a qualidade de vida da cidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Deputada Perpétua Almeida defende vacinação para profissionais de Educação
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA