RIO BRANCO
Search
Close this search box.

TUDO SOBRE POLÍTICA II

TREP foi reativado e dá ao Evo Morales vantagem suficiente para vencer no primeiro turno a eleição na Bolívia

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

El Deber – O Supremo Tribunal Eleitoral publicou na segunda-feira à tarde, surpreendentemente, os resultados da contagem rápida de mais de 90% e dá a Evo Morales a vantagem suficiente para vencer no primeiro turno e continuar, pelo quarto período, como presidente da Bolívia.

Em 95,23%, os dados do TREP, dos votos da Bolívia e do exterior, dão a Evo Morales (MAS) 46,86% dos votos e 36,72% a Carlos Mesa (CC). Uma diferença de 10,14 pontos.

O sistema de transmissão do resultado das eleições preliminares (TREP) parou de publicar informações em seu site na noite de domingo.

O candidato do CC, Carlos Mesa, ignorou os resultados do TREP e garantiu que se articulará com organizações cívicas e organizações como o Conade na defesa do voto, considerando que uma “fraude” foi consumida na eleição de 2019. 

Os membros do TSE haviam indicado que não seriam fornecidos mais dados do Trep para evitar “confusão” com o cálculo dos Tribunais Eleitorais Departamentais. 

O Artigo 2 da Lei do Regime Eleitoral estabelece que para vencer no primeiro turno o candidato deve exceder 51% dos votos ou obter “um mínimo de 40% (quarenta por cento) dos votos válidos emitidos, com uma diferença de menos dez por cento (10%) em relação ao segundo candidato mais votado”.

Leia Também:  Após operações emergenciais, abastecimento de água de Rio Branco começa a normalizar

A contagem oficial de votos ainda é de 56% , a inconveniência em Potosí e La Paz interrompeu o processo de contagem nesses departamentos. Pando foi o único dos departamentos a concluir o cálculo oficial, enquanto em Tarija havia muito pouco para concluir este trabalho. 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeito Zequinha Lima leva ações do município para celebrar dia do indígena com o povo Noke Koi

Publicados

em

(Assessoria) – Com a presença do prefeito Zequinha Lima e da primeira dama, Lurdinha Lima,os Noke Koi, conhecidos por Katukina, da BR 364, celebraram nesta sexta-feira ,19, o Dia dos Povos Indígenas. As comemorações tiveram início com os rituais sagrados dos indígenas e a apresentação de músicas e danças tradicionais. Mais de 800 nativos das 11 aldeias Katukinas participaram da festa que teve o apoio da prefeitura.Eles fizeram apresentações culturais e tiveram acesso a vários serviços ofertados pelas secretarias municipais como de Cultural e de Saúde.

As equipes de saúde garantiram atendimentos médicos, vacinas e testes rápidos para várias doenças. O município disponibilizou ainda atendimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social. O Grupo de Apoio ao Serviço Humanitário – GASH, coordenado pela primeira dama Lurdinha Lima ofereceu às mulheres serviços de beleza.

O prefeito Zequinha Lima enfatizou que sua gestão sempre se empenhou para dar assistência à comunidade indígena e ressaltou a contribuição dos povos originários para o município.

“O povo indígena Katukina da Br364 conserva suas tradições, a língua e têm escolas específicas. Eles têm importância do ponto de vista cultural e fortalecem a nossa economia. Muita gente que vem de outros estados e países, chegam aqui para visitar a terra Katukina e injetam recursos na economia do nosso município”, avaliou o prefeito.

Leia Também:  Estado oferece alojamento para profissionais que atuam no combate à Covid-19

O cacique geral do povo Noke koi, Edilson Katukina, o Poá, destacou a contribuição da prefeitura para os Katukinas e explicou que as comemorações têm o objetivo de manter vivas as tradições para as futuras gerações.

“Hoje é uma data especial para todos os povos indígenas do Brasil e nos estamos comemorando com nossos rituais sagrados e nossos costumes para que nossos jovens não deixem de cultivar as conquistas dos nossos antepassados. Hoje temos uma parceria muito grande com o governo do estado do Acre e também com a prefeitura municipal, por meio do nosso prefeito Zequinha Lima que é um parceiro muito grande. É um prefeito que nunca fechou as portas pra nós. Aqui tem muita história de conquistas dele e aqui estamos lutando por melhorias para nosso povo”, afirmou Edilson Katukina.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA