RIO BRANCO

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Primeira-dama do Estado visita produtoras rurais do assentamento Walter Acer

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Clícia Maria Gomes, 32, acorda às 2 horas da manhã e caminha 1,5 km para chegar até a casa de farinha no assentamento Walter Acer. Lá ela escalda a massa da mandioca e assim trabalha produzindo a farinha até as 11 horas da manhã. Mãe de 9 filhos, mora com 4 deles e 2 netos. Feirante, trabalha na sua casa com o roçado, plantando banana, macaxeira e hortaliças.

“Vivo neste lugar há muitos anos e a renda e o sustento da minha casa saem do que eu produzo. São muitas as dificuldades, pelo acesso do ramal e início da pandemia. Pensávamos que não iríamos conseguir vender nossa produção, mas conseguimos ajuda e vencemos as dificuldades”, relatou a produtora rural de baixas emissões, Clícia Gomes.

Ela é apenas o exemplo da realidade cotidiana de 20 produtoras rurais de baixas emissões que buscam melhorias para as suas famílias, demonstrando a força da mulher e o amor à terra que gera o sustento de suas casas.

Com o intuito de conhecer de perto o trabalho dessas mulheres que fazem da produção de alimentos orgânicos o seu sustento, o governo do Estado, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), estiveram nesta terça-feira, 4, no Projeto de Assentamento Walter Acer, localizado no município de Bujari.

Leia Também:  ABIN é suspeita de estar atuando para livrar Flávio Bolsonaro e seu ex-assessor Fabrício Queiroz

A primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, dialogou com as agricultoras e ouviu as necessidades dessas mulheres que, nesse momento de pandemia, conseguiram vender seus produtos agrícolas orgânicos por intermédio da plataforma Feira SISA+, mesmo diante de tantas dificuldades.

“É bom conhecer de perto o trabalho dessas mulheres aguerridas que muito me orgulham. Ver de perto seus produtos, o modo de fazer e ouvir delas as necessidades, que podemos ajudar a atender”, explicou a primeira-dama, Ana Paula Cameli.

O maior pedido apresentado à primeira-dama foi a atenção com os ramais da localidade e o sonho de uma agroindústria para a região. “São 530 famílias que precisam dessa atenção do governo. Agradecemos pela sensibilidade da primeira-dama de vir conhecer o assentamento e conversar com as mulheres produtoras rurais e ouvi-las em suas necessidades”, disse Geovana Castelo Branco, representante das mulheres produtoras.

As produtoras apresentaram a casa de farinha e suas plantações de hortaliças, banana, macaxeira e demais produtos agrícolas.

Na ocasião, para celebrar a comercialização dos produtos produzidos pelas agricultoras, foi oferecido por elas, com o apoio da Diretoria de Políticas para as Mulheres da SEASDHM, um café regional.

Leia Também:  Brasil não tem estrutura para analisar impacto da vacinação, diz epidemiologista

Para José Gondim, presidente da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais do Acre (CDSA), esse momento aproxima a comunidade do Walter Acer ao Gabinete da Primeira-Dama e todas as secretarias e instituições parceiras, que ajudam essas mulheres a fazer de sua produção o seu próprio negócio.

“Todos nós estamos juntos para criarmos políticas públicas de proteção e autonomia dessas mulheres. Podemos hoje avaliar a Feira SISA+ e ver os bons resultados que elas obtiveram”, ressaltou.

A secretária de Estado, Ana Paula Lima, salientou o avanço do Governo do Estado em dar essa importância as mulheres produtoras nas ações de capacitação e no acesso as ferramentas tecnológicas. “Esse é um projeto que mostra as boas implementações das políticas públicas no fortalecimento para as mulheres rurais e fico feliz de poder fazer parte desta ação”, explicitou.

Para a diretora de Políticas Públicas da SEASDHM, Isnailda Gondim, esse é um momento de celebração. “Foi um momento de comemorar a vitória dessas mulheres que superaram os desafios que o isolamento social impôs. Dia de agradecer todos os apoiadores pela a inovação que foi o método de venda de seus produtos por meio do sistema delivery, via WhatsApp, que evoluiu para plataforma digital”, disse.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Plácido, e presidente do sindicato dos comerciantes buscam parceria em Rio Branco

Publicados

em

Assessoria – O vice prefeito Enilton Pena, representando a prefeitura municipal de Plácido de Castro, acompanhado do presidente do sindicato dos comerciantes do município Gilmar Pessoa e o assessor de comunicação Luiz Gonzaga, estiveram em Rio Branco.

Em uma visita a Fecomércio levando o nome dos empresários da associação dos comerciantes também, onde trataram de uma parceria que venha está fortalecendo a relação entre Prefeitura e SESC, SENAC e Fecomércio na oportunidade foi colocado as necessidade em pauta, inicialmente eles prometeram mandar para o município a carreta de Gastronomia para qualificação na área gastronômica e dar andamento nessa área muito importante, posteriormente vem também a carreta de odontologia que vem para cuidar da saúde bucal das crianças, das pessoas que não tem condições de ir a um consultório odontológico particular, a carreta vem para atender especialmente esse público, graças a parceria da prefeitura na pessoa do prefeito Camilo Silva e Enilton Pena que são muito receptivo as parcerias.

Em uma conversa boa e amistosa, a expectativa é positiva, junto com isso, vem muito mais, novas parcerias com Senac e o próprio Sebrae, tem muito a nos oferecer, brevemente essa busca dará frutos, isso não é uma busca de “A” ou de “B”, nem de “C”, é uma busca de todos nós, afirma Gilmar.

Leia Também:  "Brasil votou na morte. E a morte nos governa", avalia o cientista político Cláudio Couto

Segundo Gilmar temos muito que agradecer ao SESC, SENAC, federação, Fecomércio, Dr. Leandro, Márcio Lameira e em Plácido de Castro, nosso prefeito que abre as portas, está sempre com os braços abertos para atender esse tipo de evento, essas parcerias vem somar muito ao município, então eu fico feliz com isso, Graças a Deus, o importante é que venha coisas boas para a população, a união de todos pode melhorar, muito a qualidade de vida dos menos favorecidos, Parabéns ao prefeito Camilo Silva por sempre buscar novas parcerias junto conosco.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA