TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura vai manter Unidade Fluvial de Saúde de inverno a verão atendendo ribeirinhos

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

A Unidade Básica de Saúde Fluvial deverá ficar na boca do rio Juruá Mirim de maneira permanente, de inverno a verão, como forma de garantir atendimento aos moradores da região. O anúncio da decisão foi realizado pelo prefeito Zequinha Lima durante a visita do prefeito à comunidade do Juruá Mirim nesta sexta, 26.

O objetivo é garantir atendimento da atenção básica aos moradores que tem dificuldade em se deslocar em caso de necessidade.

O barco deverá permanecer na Boca do rio Juruá Mirim, uma vez que o rio não é navegável o ano todo.
“Já tive que sair com meu esposo para Porto Walter doente, então tendo um barco na Boca do Mirim já está mito bom. No mirim não dá porque seca o rio, mas na boca já atende bem nossa comunidade”, conta Marnice Correia.

O atendimento de saúde às comunidades distantes e de difícil acesso tem sido uma prioridade da gestão, como forma de ampliar o acesso aos serviços de atenção básica aos moradores e a UBS Fluvial tem sido uma estrutura importante para alcançar as famílias de moradores ao longo do rio Juruá e seus afluentes, como o Juruá Mirim.

Leia Também:  "Aos gritos de Governador Gladson tenha atitude, cumpra as promessas da saúde!

Somente em janeiro a UBS Fluvial realizou 158 atendimentos, enquanto no mês de fevereiro foram 199 atendimentos. A UBS Fluvial dispõe de duas equipes. A primeira é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, atendente de farmácia, cozinheira, marinheiro de máquina e marinheiro de convés, e a segunda é formada de técnico de enfermagem enfermeiro, atendente de farmácia, marinheiro de máquina e de convés. Cada equipe permanece 15 dias embarcada. O médico e o dentista, passam um tempo de 08 dias, retornam, descansa uma semana e retornam novamente para atendimento.

“São oferecidas ações de atendimento médico e odontológico, visitas domiciliares, coleta de PCCU, teste do pezinho, puericultura, vacinas, testes rápidos e de covid, palestras educativas, dispensação de medicamentos, agendamentos laboratoriais, encaminhamentos e atendimentos de livre demanda”, explica a secretária municipal de saúde Valéria Lima.

Agora a prefeitura irá dispor a estrutura de atendimento da UBS Fluvial aos moradores do Juruá Mirim e proximidades, local onde se concentra boa parte da população ribeirinha do município de Cruzeiro do Sul.
“Esta é a terceira vez que subo ao Mirim com equipe e vereadores. Desta vez viemos anunciar investimentos para a comunidade e que a UBS fluvial irá ficar de inverno a verão com médicos, vacina, técnico, microscopista e medicamento, e vamos subir os rios com nossa equipe intensificar esses serviços”, disse o prefeito Zequinha.

Leia Também:  Equipe de Saúde se atrapalha e início do 'Dia D' de vacinação tem atraso de mais de uma hora em Rio Branco

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Epitaciolândia oferece curso de crochê em barbante às mulheres do Polo Agroflorestal

Publicados

em

Confecção de crochê básico em barbante foi o segundo curso oferecido para a comunidade do Polo Agroflorestal de Epitaciolândia pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o SENAR.

Para a secretária de Assistência Social, Eliade Maria, oportunidades como esta alimentam melhoram a renda das aulas e contribuem com a qualidade de vida das famílias.

“O curso foi desenvolvido com o objetivo de dar mais oportunidades de aprendizado para essas mulheres, para que elas possam ter uma renda extra e auxiliar no orçamento familiar.” Explica Eliade.

O curso ministrado pelo SENAR, teve a duração de oito dias e contou com a participação de 15 mulheres que moram no Polo Agroflorestal de Epitaciolândia.

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Presidente Estadual do PROS, Dêda, fica honrado em receber a visita do vice-governador Major Rocha no diretório do Partido
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA