TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Cruzeiro do Sul leva serviços itinerante do SUS até empresas e instituições no município

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Teve início nesta quinta, 20, mais um programa de saúde itinerante da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Intitulado ‘Mãos que cuidam do Trabalhador”, o programa levará quinzenalmente profissionais e serviços de saúde diretamente das empresas e instituições de Cruzeiro do Sul.

A ideia é levar todos os serviços do SUS diretamente aos trabalhadores, facilitando o acesso aos programas e serviços ofertados pela atenção básica. O objetivo é fazer com que o horário de trabalho nãos seja um impedimento para que os trabalhadores cuidem de sua saúde.

“A atenção básica de saúde é de cunho preventivo. Sabemos que muitos trabalhadores estão nos horários de trabalho, por isso fizemos um planejamento para que a saúde chegue aonde está o trabalhador. O SUS não se faz apenas nos postos de saúde, se faz em qualquer lugar aonde se chegue com a equipe de saúde, desde o acolhimento até as ofertas de saúde”, explicou a secretária de saúde Valéria Lima.

Entre os serviços levados até o local de trabalho estão diferentes serviços de imunização, coleta de PCCU, atendimento de enfermagem, saúde da mulher com ginecologistas, cadastro para tratamento e medicação de tabagismo, aferição de pressão, testagem rápida de DST e glicemia de todas as coordenações. O objetivo é oferecer o serviço duas vezes ao mês para diferentes empresas e instituições. O programa envolve 25 servidores de todas as coordenações da secretaria.

Leia Também:  Prefeitura de Rodrigues Alves acende a iluminação natalina mais bonita das cidades do Vale do Juruá

A primeira edição do programa atendeu aos funcionários do Supermercado Cameli realizando um total de 155 atendimentos divididos entre as diferentes coordenações e programas presentes na ação. Do Programa de Saúde do Homem foram realizadas cinco consultas de enfermagem, e cinco agendamentos de PSA, do Programa de Saúde da Mulher foram realizadas 14 consultas de enfermagem, sete agendamentos para PCCU e outros sete agendamentos para ginecologista. Da Coordenação Epidemiológica foram realizados 87 testes rápidos no total de 87 entre hepatites virais, HIV e Sífilis. Do programa de controle de hipertensão, diabetes e tabagismo foram realizadas 19 aferições de PA e dez testes de glicemia, além de orientações para quem deseja controlar o tabagismo. Do PNI foram aplicadas 25 doses de vacinação contra a Covid sendo 1 de primeira dose, nove de segunda e 15 de terceira. O total de atendimentos foi de 155.

José Édipo, 32 é funcionário do Supermercado Cameli há dois anos. Seu horário de trabalho coincide com o horário de funcionamento dos postos de saúde.

Leia Também:  Prefeitura de Plácido de Castro realiza a primeira Conferência Municipal de Educação

“As pessoas as vezes não conseguem ir até lá, horário que a gente sai não dá tempo de chegar no posto, por isso é muito bom esse esforço de virem para até a gente”, explica.

José recebeu a segunda dose de vacina contra a Covid 19.

“Todos os programas que estão sendo desenvolvidos em caráter itinerante estão sendo um sucesso. Um sucesso para as pessoas que passam a ter acesso aos seus direitos como cidadão, como um sucesso para a gestão, que cumpre o seu objetivo de chegar até as pessoas. Assim tem sido com o programa saúde na comunidade e com a assistência social. Com este programa de saúde do trabalhador queremos alcançar as pessoas diretamente em seus locais de trabalho, porque sabemos como é a vida do trabalhador que muitas vezes sai cansado depois de um dia de trabalho e às vezes acaba descuidando da própria saúde. Por isso estamos estendendo essas ações da secretaria, algo que traz benefícios para todos, especialmente para as famílias dos trabalhadores”, disse o prefeito Zequinha Lima.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Rodrigues Alves realiza a II Conferência municipal de igualdade racial do município

Publicados

em

A Prefeitura de Rodrigues Alves, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Coordenação de Igualdade Racial, realizaram a II Conferência municipal de igualdade racial do município.

O tema deste ano é o enfrentamento ao racismo e outras formas correlatas de discriminação étnicos racial e intolerância religiosa: política de estado e responsabilidade de todos nós.

O evento teve como palestrante o promotor de Justiça, Dr.Ildon Maximiano Peres Neto, da Vara Criminal de Cruzeiro do Sul e menbro do grupo de combate ao crime organizado do Ministério Público/AC – GAECO.

O ato contou com a presença do prefeito Jailson Amorim, do vereador Tiago Matos, da secretária de Assistência Social Rosimeire Teixeira, da coordenadora de promoção da igualdade racial Francisca Costa Amaral, da chefe da divisão de promoção de igualdade racial do município de Rio Branco, Goreth da Silva Pinto, e da presidente do conselho municipal de promoção da igualdade racial Rosa Maria.

A conferência contou ainda com participação e apresentação da Guarda Mirim , sob o comando do Sargento PM Raimundo Sampaio e da cantora Suiane Magalhães na execução dos hinos nacional e municipal.

Leia Também:  Cadê os colchões, Bocalom?? Fábio Araújo denuncia que colchões comprados pela Prefeitura de Rio Branco durante alagação ainda não foram entregues à população

O prefeito Jailson Amorim destacou que a II Conferência da igualdade racial foi organizada graças à adesão do município ao SENAPIR , para que o Rodrigues Alves tenha mecanismos de combate ao racismo. ” Queremos que o nosso município viva em harmonia com as raças, com as cores, e a Coordenação de Igualdade Racial por meio da conferência trabalha no sentido de a gente minimizar cada vez mais essa discriminação e esse racismo que existe no mundo”, ponderou.

No final da conferência, foram eleitos 03 delegados, sendo dois da sociedade civil e um representante governamental, além de ter sido escolhido três suplentes. Que irão participar do 5° CONAPIR, em Rio Branco , nos dias 14 e 15 de junho de 2022.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA