TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Cruzeiro do Sul celebra o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

No dia 12 de maio, comemorou-se o Dia Nacional de Combate à Fibromialgia. A fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por dores musculares generalizadas e crônicas, que podem durar mais de três meses. Com objetivo de conscientizar sobre a doença cujo diagnóstico é relativamente recente, mas que afeta cerca de 2,5% da população mundial, com uma maior incidência em mulheres do que em homens, sobretudo entre 30 a 50 anos de idade.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou uma atividade que consistiu em uma roda de conversa com os pacientes fibromiálgicos, fisioterapeutas e psicólogos.

“O objetivo é facilitar o fluxo e o atendimento a esses pacientes nas unidades de saúde, que passam a ter prioridade, por ser uma doença caracterizada por intensa dor muscular”, disse Cláudia Santiago, coordenadora de doenças crônicas da secretaria municipal de saúde.

Além das dores musculares e nas articulações alguns dos sintomas incluem: fadiga, distúrbios de humor, dificuldades de concentração, depressão, ansiedade e alterações do sono. A fibromialgia também pode aparecer em pacientes que apresentam outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus.

Leia Também:  Idealizador da estrada de Porto Walter a Cruzeiro do Sul, Barbary comemora as tratativas entre Deracre e prefeitura

No dia 4 de abril, o prefeito Zequinha Lima sancionou a lei, de autoria do vereador Gilmar Giles, que estabelece a prioridade no atendimento para pacientes com fibromialgia

“Pela lei aprovada, os pacientes com fibromialgia não precisam pegar filas em agências bancárias, casas lotéricas e serviços em geral, a partir da apresentação de um cartão específico, que pode ser retirado no setor de doenças crônicas da Secretaria Municipal de Saúde. Basta a pessoa apresentar seus documentos pessoais, e laudo médico especificando a condição de portador de fibromialgia”, concluiu a coordenadora.

“É importante uma lei que ampare estas pessoas, para que não tenham que passar muitas horas na fila, sendo que o principal sintoma são as dores. Essa roda de conversa promovida pela secretaria tem o mesmo objetivo: agilizar e facilitar o atendimento às pessoas com fibromialgia nas unidades de saúde da prefeitura”, disse o prefeito Zequinha Lima.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Plácido de Castro através da Secretaria de Agricultura realiza encerramento do Curso de Horticultura

Publicados

em

Nesta sexta-feira, dia 20, foi marcada com o encerramento do Curso de Horticultura, onde o mesmo teve início na última segunda-feira, dia 16.

O curso em questão foi sediado pela Escola do Produtor, nas dependências da Secretaria de Agricultura, e ministrado pela Instrutora e Eng. Agrônoma Jéssika Fayama Batista de Mesquita, e inspecionado pela Supervisora Técnica Patrícia Andrade, ambas funcionárias do SENAR.

Esse curso veio para atender cerca de 13 alunos, os quais foram priorizados por já estarem trabalhando na área de hortifruti, cujo objetivo principal é a comercialização na Feira da Agricultura Familiar, dessa forma o curso teve por finalidade agregar ainda mais conhecimento para quem atua nesse ramo de produção.

E mais uma vez nota-se que a parceria entre Prefeitura e SENAR novamente rendeu frutos, que certamente serão muito bem aproveitados por todos que, direta ou indiretamente, contribuiram para que isso fosse possível. Também esteve presente o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Plácido de Castro o senhor Antônio José Passamani, o Secretário de Agricultura Suedilson Damasceno, a diretora de apoio ao produtor e a mulher do campo Fátima Silva, além da coordenadora da escola do produtor Sandra Mesquita.

Leia Também:  Prefeitura de Cruzeiro do Sul adquire mais testes da covid-19 e a testagem foi restabelecida

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA