RIO BRANCO

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Obras em execução melhoram condições de saneamento e saúde a mais de 115 mil pessoas no interior do estado

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Assessoria – Com recursos do Banco Mundial e convênios com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o governo do Acre reforça o compromisso em ampliar e melhorar o sistema de água e esgotamento sanitário no estado. Por meio do Departamento Estadual de Água (Depasa), estão sendo executados R$ 40 milhões em obras de infraestrutura e saneamento nos municípios de Acrelândia, Brasileia, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Porto Acre e, ainda, na Vila do V. Com inauguração prevista para agosto, as obras vão beneficiar mais de 115 mil pessoas.     

“Em três meses de trabalho, visitamos 19 municípios e estamos, agora, nesses locais, finalizando obras importantes para trazer melhorias à população, que é o nosso objetivo. Para tanto, temos recursos do Banco Mundial, recurso da emenda do Orçamento-Geral da União, empréstimo do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], convênios da Funasa, um complexo de órgãos e financiamentos que possibilitam levar benefícios à população”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Tião Fonseca. 

No município de Acrelândia, a prioridade foi melhorar o sistema de captação, adução e tratamento de água. Para isso, foi necessário instalar flutuante e motobomba, melhorar a rede elétrica e construir 2,4 quilômetros de adutora.

Em Brasileia, os investimentos na melhoria do sistema de abastecimento contemplaram a construção de adutora de água tratada e água bruta, aquisição de motobomba para distribuição e captação, além de instalação de eletro-mecânicas prediais e de distribuição.

Leia Também:  Dominguetti diz que esteve três vezes no Ministério da Saúde e confirma à CPI pedido de propina

Por meio de convênio com a Funasa, o município de Manoel Urbano recebeu novo reservatório elevado de concreto armado com capacidade de 200m³ e melhorias do sistema de abastecimento de água do município. 

Em Santa Rosa do Purus, o investimento foi na implantação do sistema de captação e adução de água. 

Também por meio de convênio com a Funasa em Porto Acre e Vila do V, o governo executou obras de melhorias do sistema de captação, tratamento, reserva e distribuição de água. 

No âmbito do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica (Proser), com financiamento do Banco Mundial, em Marechal Thaumaturgo o Depasa executa obras de infraestrutura de urbanização e saneamento básico da área urbana do município. O projeto contempla aquisição de bombas dosadoras e construção, das estações de tratamento de água, esgoto, para melhorias do sistema de captação, tratamento, reserva e distribuição. 

“Estou muito feliz de estar concluindo essas obras importantes para cada acreano que reside nesses municípios. Uma boa notícia que trazemos para a população acreana são esses investimentos, essas melhorias”, declara Tião Fonseca. 

Isolados

Ainda com recursos do Banco Mundial, o Depasa executa ousado programa de soluções integradas em infraestrutura e saneamento básico que, além de Marechal Thaumaturgo, beneficia moradores nos municípios de Jordão, Porto Walter e Santa Rosa do Purus. 

Leia Também:  Procuradoria concorda com decisão do TRE/AC e pede ao TSE que Manuel Marcos e Doutora Juliana sejam cassados

Os projetos contemplam obras de ampliação do abastecimento de água potável, implantação do sistema de esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e pavimentação de vias urbanas. O investimento é da ordem de R$ 118 milhões. 

No ano de 2019, o município de Jordão recebeu rede de água, rede de esgoto, drenagem, módulos sanitários e aquisição da estação de tratamento de água. Até janeiro de 2021, as obras serão concluídas com serviços de pavimentação, drenagem, esgoto, implantação de rede de água, elevatória e estação de tratamento de esgoto.

Em Porto Walter, os investimentos contemplam obras de pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário, implantação de rede de água, elevatória e estação de tratamento de esgoto. Mais de 80% do projeto já foi executado.

No município de  Santa Rosa do Purus, já foram executados 69% do projeto que contempla serviços de pavimentação, drenagem, rede de esgoto, rede de água, e estação de tratamento de esgoto.

Combate ao desperdício e inclusão social

Os projetos executados no âmbito do Proser, com recursos do Banco Mundial contemplam, além da construção de  sanitários, a entrega de caixa d’água e boias às famílias de baixa renda. O objetivo é melhorar as condições sanitárias, de saúde e evitar o desperdício de água tratada.  Aos municípios contemplados foram entregues kits para coleta de lixo.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Câmara de Cruzeiro do Sul esclarece o fato sobre a nomeação citando o apelido de nomeada no Diário Oficial

Publicados

em

A Câmara de Vereadores do Município de Cruzeiro do Sul emitiu uma nota de esclarecimentos sobre uma polêmica nomeação que consta no Diário Oficial citando apenas o apelido da nomeada.

A publicação chamou a atenção e foi noticiada nos mais diversos meios de comunicação do Estado, por esse motivo a Câmara de Vereadores emitiu a nota para esclarecer que o fato se deu devido há um erro de digitação, mas este problema será resolvido em breve.

Nota de Esclarecimento:

A Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, vem a público esclarecer um fato noticiado nos meios de comunicação, referente a uma publicação no Diário Oficial de uma nomeação de Cargo em Comissão citando apenas o apelido da pessoa nomeada:

Trata-se apenas de um erro de digitação referente a uma pessoa nomeada para exercer função de Assessora Parlamentar, no Gabinete do Vereador Gilmar da Saúde que, por uma falha do Servidor responsável, o nome foi publicado de forma indevida, fato que será devidamente corrigido e republicado no Diário Oficial.

Leia Também:  Médico contraria ciência e "ensina" como usar ivermectina em live bolsonarista

Destacamos que, apesar do erro de digitação o Ato de Nomeação de pessoas para exercer Cargo em Comissão, está respaldado em lei e é prerrogativa do Vereador, legitimamente eleito para exercer o mandato parlamentar.

Cruzeiro do Sul, Acre, em 16 de Janeiro de 2022.

Franciney Freitas de Souza

Presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA