RIO BRANCO

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Junto a uma série de investimentos, governo repassa sistema de água e esgoto de Rio Branco para prefeitura

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Repasse do sistema era desejado pela prefeitura de Rio Branco e foi autorizado pelo governador Gladson Cameli – Foto: Diego Gurgel

Assessoria – O governador Gladson Cameli ofereceu e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, aceitou a retomada de operacionalização do sistema, num processo que será realizado por etapas e que deve ser encerrado apenas em outubro, saindo da gerência do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) para o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

Gladson Cameli destacou que o abastecimento de água sempre foi uma questão importante em seu governo, principalmente por ter recebido em sua gestão um sistema muito problemático, com diversas falhas para a distribuição até a população, principalmente em Rio Branco, onde a Estação de Tratamento de Água da Sobral (ETA 2) segue em situação crítica, com risco de desabamento.

Ainda assim, durante todo esse período, o governo do Estado não tem medido esforços com obras de intervenção na rede e aquisição de novos materiais em todo estado, inclusive novas bombas de captação para a capital, que chegarão ainda este ano e não eram trocadas há mais de uma década.

“Não estou abrindo mão de uma responsabilidade, pelo contrário, esse é um processo por etapas, onde o governo segue ajudando e investindo para que a população não seja prejudicada. A prefeitura manifestou o interesse de ter essa gerência e manteremos o apoio em tudo que for necessário. Seguiremos trabalhando unidos, contra o tempo, em sintonia por esse sistema”, conta o governador.

Leia Também:  Jorge Viana faz trocadilho e diz que o senador Márcio Bittar confundiu Gameleira de Rio Branco com a de Goiás

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, conta que esse é um dia que vai ficar marcado na história da capital. Ele reforça que está com certeza absoluta das responsabilidades e desafios que aceita e agradeceu ao governador por cumprir com a palavra na reversão da operacionalização do sistema de água e esgoto da capital.

“Eu não tenho dúvida nenhuma de que essa parceria entre governo e prefeitura seguirá forte. Não só na questão da água, mas também em toda a parte de infraestrutura que vai ser realizada dentro de Rio Branco, com o governo tendo inúmeros investimentos prontos aqui para a capital, e vamos estar juntos. O governador está comprometido e nós também”, destaca o prefeito.

Processo por etapas

Desde 2012, o Estado se tornou responsável pelo abastecimento de água e rede de esgoto da capital com a criação do Depasa. O sistema que já era deficitário só se agravou com o tempo.

Nesse contexto e junto a um estudo de viabilidade do sistema realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2017, a atual gestão municipal de Rio Branco manifestou-se pela reversão do sistema a prefeitura, considerando sua discordância com o projeto de privatização apresentado pelo Banco, acreditando que é possível fortalecer o sistema de forma pública.

O processo será gradual e dividido em três etapas que envolvem a organização de documentos, discussão de projetos e início da operacionalização pela prefeitura, sendo que a reversão total está prevista para outubro deste ano.

Leia Também:  Veja o Vídeo: Cadê os órgão fiscalizadores? Pela terceira vez máquina da prefeitura de Brasileia é flagrada realizando serviços em propriedades particulares

A presidente do Depasa, Waleska Dessotti, destaca que as duas ETAs, a Estação de Tratamento de Esgoto e todos os elementos que compõem a rede serão repassados. Ela destaca que há seis meses à frente do Depasa, encontrou a rede de distribuição de água com 70% de falhas, comemorando hoje a efetividade de 90% de todo o sistema.

“São problemas de muitos anos, alguns que chegam há 15. Temos Depasa, Seinfra e Deracre na busca por reverter a ameaça de desabamento da ETA 2, com o governador Gladson Cameli nos dando toda a infraestrutura, inclusive autorizando a compra de duas novas bombas de captação para entregarmos o sistema quase 100% funcionando”, reforça.

Trabalho de transição da operacionalização do sistema só deve ser encerrado em outubro – Foto: Diego Gurgel

E veja no Plantão 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Momento do sepultamento do Dr. Andrade Santana de 32 anos, na Bahia, onde familiares e amigos se fazem presente para prestar a última homenagem ao profissional, colegas da mesma unidade de saúde onde Dr. Andrade trabalhava, estenderam uma faixa de luto pelo falecimento do médico acreano.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Porto Walter assina convênio para fortalecer ações de saúde aos ribeirinhos

Publicados

em

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Flávia Melo, a Secretária Adjunta de Assistência à Saúde do Acre, Adriana Lobão e o Diretor de Planejamento da SESACRE, Carlos Henrique Silva assinaram durante a Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regionais (CIR), um convênio no valor de R$60 mil reais em investimentos públicos na área da saúde para fortalecer a assistência aos ribeirinhos de Porto Walter, na compra de 04 canoas de alumínio motorizadas.

Os recursos, são provenientes de emenda parlamentar do Deputado Estadual Luiz Gonzaga. Na mesma reunião, Ana Flávia Melo comemorou a solicitação atendida pelo Governo, que disponibilizará um Técnico em Análises Clínicas para operacionalizar a sala de Coleta Municipal de Exames de Saúde Pública.

Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e Carlos Henrique Silva

“São recursos que vem em boa hora para que a gente consiga assegurar o fortalecimento da atuação de equipes de saúde ribeirinha no custeio de ações, com os itinerantes de saúde. E em breve, graças ao nosso esforço, do Prefeito César e do vice Guarsônio, Porto Walter terá uma sala de coleta para que a população faça o hemograma completo, o exame de urina, enfim, os exames básicos tudo de graça. Esse será um sonho que em breve vai ser realidade”, explica a Secretária.

Leia Também:  Para retomar as aulas, Chile inicia vacinação de professores e supera 2 milhões de imunizados

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Os dirigentes do SINTAE – Sindicato dos técnicos administrativos e apoio administrativos educacionais do Acre, comemoraram a decisão do governo de voltar atrás e contemplar diversos servidores que haviam ficado de fora da lista de contemplados pelo abono anunciado. Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia desta quarta-feira (24), pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA