RIO BRANCO

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Governo segue expandindo a metodologia Devops na tecnologia do Estado

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Assessoria – Desde junho de 2019, quando se iniciaram as pesquisas, o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict) vem trabalhando para pôr em prática, nos sistemas do Estado, a metodologia Devops, que consiste na cultura da engenharia de software, em funcionamento em todas as secretarias e demais órgãos públicos da gestão.

O Devops aproxima os desenvolvedores de software (dev) e os operadores do software, ou administradores do sistema (ops), proporcionando a comunicação dos dois papéis dentro de um mesmo projeto, defendendo a automação e monitoramento em todas as fases da construção. O recurso auxilia empresas do mundo todo há mais de uma década no gerenciamento de lançamento de novas versões, padronização de ambientes em ciclos de desenvolvimento menores, frequência de implantação aumentada e liberações mais seguras em alinhamento próximo com os objetivos de negócio.

A Seict começou a implantar essa ferramenta em novembro de 2019, e atualmente conta com quatro grandes sistemas no modelo Devops: Ponto Eletrônico (Secretaria de Planejamento), Notifica Covid e Portal Covid-19 (Secretaria de Saúde) e Portal da Transparência (Casa Civil). Ao todo, já são 48 projetos registrados.

Leia Também:  Bolsonaro se reúne com médica, preferida de Arthur Lira, para substituir Pazuello no Ministério da Saúde

“Queremos conscientizar as secretarias que ainda não adotaram esse modelo a aderirem, pois ainda recebemos pedidos para que continuem no modelo antigo. Com o Devops, o sistema fica mais dinâmico, rápido e, principalmente, seguro, possibilitando maior controle por parte dos chefes, diretores e secretários sobre o trabalho dos servidores e as ações de suas respectivas pastas”, afirma Adriano Santos, chefe do departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seict. Ele ressalta que é preciso que os programadores estudem o processo, o que gera inúmeros ganhos para toda a gestão.

O modelo de Devops do governo do Estado foi apresentado no encontro de encerramento de ano e do planejamento para 2021 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-Tic), realizado em São Paulo (SP), em dezembro último. Segundo Adriano, oficinas podem ser ministradas durante o ano de 2021 para auxiliar os servidores no uso da ferramenta.

“Na prática temos com o Devops uma ferramenta para gerenciar códigos de sistema, uma ferramenta para serviços e outra para fazer eles conversarem entre si. Isso constitui um repositório de arquivos de projetos, passando a gerar de forma adequada os sistemas do Estado, de forma acessível e bem documentada, com ações devidamente registradas. Criamos uma série de rotinas (padrões) que valem para todos os produtores de conteúdo, como as secretarias, e um acervo dos serviços do Estado e patrimônio, por meio de mapeamento”, conclui Adriano Santos.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Plácido, e presidente do sindicato dos comerciantes buscam parceria em Rio Branco

Publicados

em

Assessoria – O vice prefeito Enilton Pena, representando a prefeitura municipal de Plácido de Castro, acompanhado do presidente do sindicato dos comerciantes do município Gilmar Pessoa e o assessor de comunicação Luiz Gonzaga, estiveram em Rio Branco.

Em uma visita a Fecomércio levando o nome dos empresários da associação dos comerciantes também, onde trataram de uma parceria que venha está fortalecendo a relação entre Prefeitura e SESC, SENAC e Fecomércio na oportunidade foi colocado as necessidade em pauta, inicialmente eles prometeram mandar para o município a carreta de Gastronomia para qualificação na área gastronômica e dar andamento nessa área muito importante, posteriormente vem também a carreta de odontologia que vem para cuidar da saúde bucal das crianças, das pessoas que não tem condições de ir a um consultório odontológico particular, a carreta vem para atender especialmente esse público, graças a parceria da prefeitura na pessoa do prefeito Camilo Silva e Enilton Pena que são muito receptivo as parcerias.

Em uma conversa boa e amistosa, a expectativa é positiva, junto com isso, vem muito mais, novas parcerias com Senac e o próprio Sebrae, tem muito a nos oferecer, brevemente essa busca dará frutos, isso não é uma busca de “A” ou de “B”, nem de “C”, é uma busca de todos nós, afirma Gilmar.

Leia Também:  Vídeo mostra facção do Planalto planejando em privado crimes praticados em público

Segundo Gilmar temos muito que agradecer ao SESC, SENAC, federação, Fecomércio, Dr. Leandro, Márcio Lameira e em Plácido de Castro, nosso prefeito que abre as portas, está sempre com os braços abertos para atender esse tipo de evento, essas parcerias vem somar muito ao município, então eu fico feliz com isso, Graças a Deus, o importante é que venha coisas boas para a população, a união de todos pode melhorar, muito a qualidade de vida dos menos favorecidos, Parabéns ao prefeito Camilo Silva por sempre buscar novas parcerias junto conosco.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA