RIO BRANCO

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Governo e Prefeitura de Rio Branco definem ações conjuntas contra queimadas urbanas

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Assessoria – Em reunião realizada nesta quarta-feira, 13, na Casa Civil, com a participação de representantes do Meio Ambiente do Estado por meio de videoconferência, foram definidas estratégias para evitar a propagação de fumaça, fato que todos os anos leva milhares de acreanos ao hospital por problemas respiratórios.

É consenso entre governo e prefeituras que o período de seca esse ano pode se tornar ainda mais preocupante com a presença da Covid-19 no estado.

O chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, coordenou a reunião que iniciou com a fala do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos. Ele enfatizou a importância da centralização das informações sobre o combate às queimadas e destacou o Disque-Denúncia por meio do número 193 para os atendimentos emergenciais relacionados às queimadas.

Para otimizar o fluxo de informações e a parceria, Ribamar Trindade propôs a elaboração de um Termo de Cooperação Técnica entre o Estado e a Prefeitura de Rio Branco.

A Casa Civil solicitou, ainda, que as demais prefeituras, por meio da articulação da Associação dos Municípios do Acre (Amac), também recebam informações técnicas sobre o desmatamento ilegal e as queimadas para tomar as providências cabíveis e adotarem medidas similares.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, propôs a integração dos planos de ação do Corpo de Bombeiros, Casa Civil, Meio Ambiente e Prefeitura. “Já temos o Comitê de Meio Ambiente que congrega todas essas instituições.

Leia Também:  Embaixador de Israel, Yossi Shelley, conhece estrutura da Fundação Hospitalar do Acre

Ele garantiu que a Sema está à disposição para subsidiar com informações geoespaciais, do próprio Cadastro Ambiental Rural (CAR), com a devida autorização do governo federal, além de relatórios diários de queimadas e qualidade do ar”, afirmou Israel.

A campanha contra queimadas também está para ser lançada nas mídias, lembrou a secretária de Estado de Comunicação, Silvânia Pinheiro.

O secretário de Meio Ambiente de Rio Branco, Aberson Carvalho, disse que já deu início às operações do combate às queimadas em Rio Branco, realizando a limpeza de ruas e quintais, com plantões nas áreas urbanas e cinturão verde. “Mas o apoio do Estado nesse processo é fundamental para fornecer informações quanto a necessidade de identificar os proprietários das áreas que estão sendo degradadas”, solicitou.

Participaram da reunião, ainda, a diretora-executiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Vera Reis; o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Hassem; o diretor-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas, Érico Barboza; o comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), major Kleison Oliveira de Albuquerque, entre outros representantes do Estado e município de Rio Branco.

Centro Integrado

O Governo do Estado, por meio da Sema, criou no início do ano passado o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental que reúne a Sala de Situação, a Unidade Central de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Ucegeo), o escritório do CAR/PRA e a Divisão de Geoprocessamento do Imac.

Leia Também:  Escândalo: hospitais das Forças Armadas reservam vagas para militares e 85% de leitos ociosos sem atender civis

Para colaborar com o monitoramento das queimadas em Rio Branco, o governo já forneceu informações do mês de abril sobre cicatrizes de fogo na região da Cidade do Povo e também do dia 11 de maio, na região central de Rio Branco e Segundo Distrito. Os valores registrados são superiores a 70 hectares de degradação causada pelo fogo.

Oito técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia) participaram de uma formação em ferramentas geoespaciais, especificamente para monitoramento de desmatamento e queimadas, incluindo softwares livres como o QGIS. A formação aconteceu no ano passado, no centro integrado da Sema.

Ações de Inteligência

As informações produzidas pela equipe do centro integrado estão subsidiando as ações de comando e controle em andamento no interior do estado, que inclusive contam com a participação do Exército Brasileiro e Polícia Federal, articulação possível devido ao decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) da Presidência da República para ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, direcionada ao desmatamento ilegal e ao combate a focos de incêndio.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Plácido, e presidente do sindicato dos comerciantes buscam parceria em Rio Branco

Publicados

em

Assessoria – O vice prefeito Enilton Pena, representando a prefeitura municipal de Plácido de Castro, acompanhado do presidente do sindicato dos comerciantes do município Gilmar Pessoa e o assessor de comunicação Luiz Gonzaga, estiveram em Rio Branco.

Em uma visita a Fecomércio levando o nome dos empresários da associação dos comerciantes também, onde trataram de uma parceria que venha está fortalecendo a relação entre Prefeitura e SESC, SENAC e Fecomércio na oportunidade foi colocado as necessidade em pauta, inicialmente eles prometeram mandar para o município a carreta de Gastronomia para qualificação na área gastronômica e dar andamento nessa área muito importante, posteriormente vem também a carreta de odontologia que vem para cuidar da saúde bucal das crianças, das pessoas que não tem condições de ir a um consultório odontológico particular, a carreta vem para atender especialmente esse público, graças a parceria da prefeitura na pessoa do prefeito Camilo Silva e Enilton Pena que são muito receptivo as parcerias.

Em uma conversa boa e amistosa, a expectativa é positiva, junto com isso, vem muito mais, novas parcerias com Senac e o próprio Sebrae, tem muito a nos oferecer, brevemente essa busca dará frutos, isso não é uma busca de “A” ou de “B”, nem de “C”, é uma busca de todos nós, afirma Gilmar.

Leia Também:  Bolsonaro continua em campanha contra a vacinação e prevê que só metade da população vai se vacinar

Segundo Gilmar temos muito que agradecer ao SESC, SENAC, federação, Fecomércio, Dr. Leandro, Márcio Lameira e em Plácido de Castro, nosso prefeito que abre as portas, está sempre com os braços abertos para atender esse tipo de evento, essas parcerias vem somar muito ao município, então eu fico feliz com isso, Graças a Deus, o importante é que venha coisas boas para a população, a união de todos pode melhorar, muito a qualidade de vida dos menos favorecidos, Parabéns ao prefeito Camilo Silva por sempre buscar novas parcerias junto conosco.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA