RIO BRANCO

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Governo e Exército iniciam reconstrução da pista do aeroporto de Santa Rosa do Purus

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Assessoria – Uma operação logística de grande porte está sendo executada desde o último dia 27 de novembro pelo governo do Estado do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Aeroportuária e Hidroviária do Acre (Deracre) e Exército Brasileiro, representado pelo 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º Bec).

Juntas, as instituições iniciaram o transporte de equipamentos e insumos para a reconstrução da pista de pouso e decolagem do aeródromo de Santa Rosa do Purus, na fronteira do Brasil com o Peru.

A obra representa um marco histórico para o município de difícil acesso e sela, mais uma vez, o compromisso da gestão de Gladson Cameli com a população acreana, sobretudo com a que mora em regiões dessa natureza.

Projetada para atender a demanda dos próximos 50 anos, a nova pista será construída em concreto armado, a primeira do estado com esse tipo de material. A estrutura possuirá 1,2 quilômetro de extensão, 30 metros de largura e espessura de 25 centímetros, o que propiciará mais segurança, qualidade e menor custo com manutenção.

A primeira etapa da reconstrução é considerada a mais desafiadora. Sem acesso terrestre, o transporte de equipamentos e insumos até a cidade é feito somente pelo rio Purus. Por isso, é preciso aproveitar ao máximo o período do inverno amazônico, quando o volume de água é maior, para que as balsas não enfrentem dificuldades durante a navegação.

Leia Também:  Na contramão de Bolsonaro, ministro Paulo Guedes defende vacinação em massa contra Covid-19

Cerca de 200 viagens serão realizadas para levar todo o material necessário. Cada embarcação leva, em média, 12 dias para concluir o percurso a partir do porto localizado ao lado da ponte sobre o rio Purus, na BR-364, em Manoel Urbano.

Gladson Cameli reforça parceria entre governo do Estado e 7º Bec

Nesta sexta-feira, 4, o governador Gladson Cameli, acompanhado do presidente do Deracre, Petrônio Antunes, esteve reunido com o comandante do 7º Bec, tenente-coronel Augusto Maciel de Souza, para acompanhar o andamento da operação logística e reforçar a parceria entre governo do Estado e Exército.

De acordo com Cameli, as duas instituições estão extremamente empenhadas para cumprir, rigorosamente, o cronograma estabelecido. O próprio governador já solicitou do governo do Amazonas o empréstimo de balsas para auxiliar na logística. Conhecedor da realidade local, Gladson afirmou que as peculiaridades amazônicas fazem da aviação um meio de transporte de primeira necessidade no Acre.

“Uma obra como essa é questão de soberania nacional. Mais uma vez, estou colocando toda a estrutura do Estado à disposição do 7º Bec para que possamos construir a nova pista de Santa Rosa do Purus. O Exército, além de ser uma instituição séria, tem uma grande experiência nessa área e estamos nos mobilizando para que tudo saia dentro do planejado. A população daquele município merece uma pista de qualidade e com muito mais segurança”, pontuou o governador.

Leia Também:  Assembleia Legislativa do Acre promove audiência para debater convocação de defensores públicos

Segundo Augusto Maciel, o 7º Bec possui profissionais especializados na construção de pistas em concreto. A partir do verão de 2021, aproximadamente 150 militares estarão empenhados na execução da obra. A previsão é que a nova estrutura seja concluída em 2022.

“A intenção do Sistema de Engenharia do Exército é que o 7º Bec se especialize nesse tipo de estrutura. Recentemente, demos apoio em uma pista semelhante no Amazonas e, agora, assumimos a construção da pista de Santa Rosa do Purus. Posteriormente, o nosso objetivo é que as demais pistas do Acre sejam contempladas”, ressaltou o oficial.

O presidente do Deracre destacou que governo e Exército estão totalmente comprometidos em dar agilidade na logística e construção da nova pista do aeroporto de Santa Rosa do Purus. “Sabemos da dificuldade do transporte, mas estamos somando nossas forças para que os equipamentos e insumos cheguem até o fim deste inverno. O que mais queremos é acelerar essa obra para que a população seja beneficiada”, disse Petrônio Antunes.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza ações de saúde e assistência social na BR-307

Publicados

em

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e outra da Secretaria de Assistência Social realizaram juntas um dia de atendimento na comunidade Santa Bárbara na BR 307. O prefeito Zequinha Lima esteve presente nas ações.

A ação do Programa Saúde na Comunidade tem sido uma rotina desde o início da gestão. Toda sexta-feira uma comunidade da zona rural recebe a equipe de atendimento que inclui médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos, realizando atendimentos médicos e odontológicos, agendamento de exames, dispensação de medicamentos, testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV, vacinação de rotina e contra a COVID-19.

Já a equipe da Caravana da Alegria, da Secretaria de Assistência Social, tem buscado realizar o cadastramento para o programa Auxílio Brasil, além de promover palestras e interação lúdica com a comunidade para informar sobre os direitos do idoso, dos adolescentes e outros.

Francisco Liberman, subprefeito da Vila Santa Bárbara e 307, destacou a importância do atendimento, que é inédito para a população.
“É a primeira vez que está tendo atendimento. Tenho certeza que a comunidade está satisfeita, é muito difícil se deslocar nessa época com a chuva, por isso, a importância de o médico vir até a comunidade e, para nós, isso é algo inédito”, disse o subprefeito.

Leia Também:  Assembleia Legislativa do Acre promove audiência para debater convocação de defensores públicos

“Esse atendimento é inédito. Nunca tinha acontecido antes, ainda mais com a presença do prefeito, secretários e vereadores. Para nós é um exemplo de que a gestão se importa com nossa comunidade. É muito importante ter o prefeito nesse contato direto com a gente”, disse Eucélia Barbosa do Nascimento, funcionária de uma empresa de mineração de areia da região.

Eucélia destaca ainda a dificuldade que os moradores da região têm em se deslocar especialmente nos dias de chuva.
“Nesse tempo é muito difícil. Para quem não tem um transporte, ou muitas vezes quando tem é só uma moto para ir até o posto de saúde debaixo de chuva, é muito difícil”, concluiu.

Para o prefeito Zequinha Lima, o resultado das ações itinerantes motivam a gestão a continuar e, se possível, ampliar o programa.
“A gente olha e vê no semblante das pessoas a felicidade e a alegria de ver a equipe da prefeitura trabalhando. É um programa que está dando muito certo e que vamos continuar até o final do mandato. A gente vê que a comunidade participa, busca o atendimento e sai com o remédio. É a gestão chegando até quem mais precisa. Onde pudermos ampliar, nós vamos ampliar, porque sabemos que é mais fácil a equipe de saúde chegar até a comunidade do que a comunidade buscar o atendimento na cidade”, declarou o prefeito.

Leia Também:  Por maioria dos votos, Supremo Tribunal Federal considera ilegal pensão vitalícia a ex-governadores

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA