RIO BRANCO

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Governo dá posse a grupo de trabalho para monitorar impactos da Covid-19 entre povos indígenas

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira, 31, no Palácio Rio Branco, o governador Gladson Cameli deu posse aos membros do grupo de trabalho para monitoramento, estudos e sugestões sobre os impactos da Covid-19 nos povos indígenas, no âmbito do estado do Acre.

O grupo, formado por instituições governamentais e representantes indígenas, terá o objetivo de acompanhar e realizar estudos acerca dos impactos causados pela disseminação da Covid-19 nas comunidades, além de apresentar sugestões de estratégias e diretrizes ao Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 sobre medidas que possam ser adotadas.

Gladson Cameli destacou que, na prática, esse é um comitê que vai ter todo o apoio dos gabinetes do Estado, principalmente o seu. Ele aproveitou ainda para contar que acredita na preservação ambiental com capacidade de geração de emprego e renda, principalmente para os povos indígenas, além de empenhar todas as forças possíveis na luta contra as queimadas no Acre, tendo em vista que uma pandemia está sendo vivida e que cuidar da saúde é prioridade.

Leia Também:  Governador em exercício, Major Rocha, visita obras de pavimentação no entorno de escola rural em Senador Guiomard

“O que eu quero é realmente ser o governo de todos, que respeita as origens de cada povo e que a gente possa colocar o Estado mais próximo dos povos indígenas, protegendo e melhorando a qualidade de vida. Queremos dar uma resposta mais rápida para essa população, lutar contra a burocracia”, conta o governador.

A indígena Francisca Arara, representante da Organização dos Professores Indígenas do Acre (Opiac) e da Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (Amaaiac), ficará na coordenação do grupo, que conta ainda com representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Secretaria de Educação (SEE), Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e Secretaria de Comunicação (Secom).

“A criação desse grupo representa que o nosso governador deu um sinal de diálogo e participação para a construção de políticas públicas. Vamos reestruturar ações para os povos indígenas e esse é o primeiro passo. O Acre é referência global no trabalho com os povos indígenas e não podemos retroceder. Precisamos nos fortalecer, ainda mais neste momento”, reforça Francisca Arara.

Leia Também:  Bolsonarista fora da Lei: Investigação sobre esquemas nas emendas extras orçamentária e do relator do orçamento, tem tirado o sono de muitos parlamentares

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, esteve presente na cerimônia e lembrou que o governo do Estado tem olhado para a saúde dos povos indígenas desde a chegada da pandemia no Acre, com ações de reforço e parceria, mas que a criação do grupo fortalecerá todo o trabalho desenvolvido. “Encaminhamos insumos de saúde, profissionais e todo um trabalho conjunto com outros órgãos como é o caso do Distrito Sanitário Especial Indígena [DSEI], se preocupando com o monitoramento das aldeias e com os número de casos”, ressaltou.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Assis Brasil organiza a final da 1º Copa Indígena de Futebol de Campo e Torneio Rural no Estádio José Dantas

Publicados

em

A prefeitura do município de Assis Brasil organizou a final da I Copa Indígena de Futebol de Campo que aconteceu neste sábado, dia 04, no Estádio Municipal José Dantas. Na ocasião também foi realizado um torneio rural com representantes de todas as regionais da zona rural do município.

O evento foi iniciado pela manhã e contou com a presença do prefeito Jerry Correia, do vice-prefeito Reginaldo Martins, dos vereadores Wendell Marques, Juraci Pacheco, Adelson Cunha, Eduardo Marques e Wemerson Martins. Também prestigiou a atividade o deputado Federal Léo de Brito.

“Nos sentimos valorizados com isso que tá acontecendo. O prefeito já realizou atividades esportivas neste ano lá em nossa comunidade, mas agora estamos aqui sendo tratados como verdadeiros atletas. Isso tudo tinha acabado e agora o prefeito e sua equipe estão resgatando”, comentou o jogar Francisco Rodrigues, do time Fazenda do Seringal Icuriã.

O evento durou o dia todo e movimentou a cidade. Muitos vieram das comunidades rurais e indígenas, além dos moradores da cidade. Vale ressaltar que há muito tempo o município de Assis Brasil não prestigiava atividades esportivas, somente com o prefeito Jerry e sua equipe a frente da prefeitura foi que voltaram com as práticas esportivas no município.

Leia Também:  Golpista, Jeanine Áñez tem prisão confirmada por ministro do governo boliviano

No final, o time que consagrou-se campeão indígena 2021 foi o time Extrema da Terra Indígena Mamoadate, cabeceiras do Rio Iaco. Já o vencedor do torneio rural foi time da Fazenda, do Seringal Icuriã.

“Nossa alegria é ver o povo feliz de novo. Há muitos anos isso não acontecia aqui em Assis Brasil. Ser abraçado e receber essa energia dos moradores da cidade, da zona rural e das aldeias é um combustível para continuar trabalhando todo dia”, disse o prefeito.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O Gefron apreendeu dentro de Van do município de Brasileia aproximadamente 150 kg de entorpecente, seria esta a maior apreensão daquela regional. De acordo com informações preliminares, o veículo da prefeitura iria realizar mais um transporte de pacientes que estão fazendo tratamento em Rio Branco quando foi surpreendido pelo policiais, após revistarem os pacientes e o veículo encontraram em uma sacola preta com todo o entorpecente.

Leia Também:  Após operação Usurpadora, pedido de cassação do prefeito Antônio Cordeiro, por suposto desvio de verbas públicas, é arquivado

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA