RIO BRANCO

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Após proposta do deputado Leo de Brito, Câmara dos Deputados debaterá queimadas no Acre

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Os recordes de queimadas registrados no Acre, neste ano, serão tema de audiência pública realizada nesta quarta-feira, 13, na Câmara Federal, após o deputado Leo de Brito (PT) solicitar explicações aos órgãos de fiscalização ambiental. O debate será transmitido, ao vivo, por meio do site da Câmara, a partir das 11h (horário de Brasília).

Em documento protocolado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), o deputado federal acreano destacou que dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontaram que o Acre registrou 2.140 focos de incêndios até 17 de agosto desse ano e teve aumento de 137% nos incêndios ambientais nas áreas urbanas, número maior do que todo o acumulado do ano passado.

A situação seguiu se agravando e neste mês, segundo matéria veiculada no portal G1, o Instituto apontou que o Estado registrou que de janeiro ao dia 7 de outubro, foram mais de  8.000 focos de incêndio.

O Acre tem liderado o ranking com maior número de focos de queimadas no país e no Estado, os municípios com mais focos de queimadas são Feijó e Tarauacá, de acordo com dados do Inpe.

“Vivemos um período crítico. Tenho andado pelos municípios e constatei o avanço das queimadas nos últimos meses e a falta de uma política de controle ambiental, atrelada ao enfraquecimento dos órgãos de fiscalização e dos mecanismos de controle. Isso tudo tem impactado diretamente nesse aumento. Além dos danos ao meio ambiente, a preocupação é também com a saúde pública, os casos de internações e mortes por síndromes respiratórias têm aumentado consideravelmente, e ainda estamos em meio à pandemia da covid, agravando mais ainda essa situação”, afirma Leo de Brito.

Leia Também:  Prefeitura de Rio Branco avalia programa de Educação Fiscal do Município nas escolas

O parlamentar destaca que a audiência será uma oportunidade para os órgãos ambientais esclarecerem à sociedade sobre o que estão fazendo para minimizar a situação. “Como parlamentar, é minha obrigação fiscalizar e cobrar a adoção de medidas e essa convocação feita junto à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle seu deu baseada nisso”, completou.

Confirmaram presença na audiência o professor, pesquisador e coordenador do Grupo de Estudos e Serviços Ambientais da Universidade Federal do Acre (UFAC) Alejandro Antonio Fonseca Duarte e o secretário de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (SEMAPI), Geraldo Israel Milani de Nogueira.

Também foram convidados a participar dos debates representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério Público Federal (MPF), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), Ministério Público do Estado do Acre (MPEAC), Instituto de Meio Ambiente no Acre (IMAC), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e da Coordenação Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).

Leia Também:  Facebook derruba páginas do gabinete do ódio operadas pelos filhos de Bolsonaro e pela presidência

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: A deputada Vanda Milani, não poupou críticas ao senador bolsonarista Márcio Bittar (que pouco vem ao Acre e enquanto relator do orçamento, Bittar destinou R$126 milhões para a Santa Casa de Misericórdia) pois segundo ela as unidades de saúde do Acre são quem deveriam ter sido contempladas. Milani disse que o senador praticamente armou para tirar o Solidariedade de seu comando (situação semelhante que aconteceu num passado não tão distante) e que o partido está em plena campanha para Lula; isso a fez se afastar ainda mais da sigla.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Pré -candidato ao governo do Acre Jenilson Leite dialoga com produtores e comerciantes de Capixaba

Publicados

em

No sábado (24), o pré-candidato ao governo do Acre, Jenilson Leite (PSB) cumpriu agenda no município de Capixaba para dialogar com os produtores da região e com os comerciantes da cidade. O deputado tem buscado ouvir as demandas do setor produtivo para organizar um plano de governo capaz de atender as demandas de quem produz e gera renda no estado.

O parlamentar visitou a plantação de café clonal do produtor Eronildo Batista. Ele cultiva seis hectares de café , além disso, é o responsável pelo abastecimento do comércio local com hortifrutas.

Além de visitar o produtor de café, Leite conversou com a presidente da Coopervida, Maria Soares. A cooperativa fundada em 2011, atende cerca 140 produtores do município, com a compra da produção agrícola. Depois revende para o comércio local e fornece produtos para a merenda escolar.

Segundo Jenilson Leite, iniciativas como essa precisam ser ampliadas além dos limites de Capixaba. “Temos que cada vez mais investir na produção agrícola, com assistência técnica especializada, melhorar os logradouros para escoar, além disso, precisamos assegurar que essa produção seja comprada. As escolas precisam desses alimentos, por isso, o governo e as prefeituras precisam ser os principais responsáveis pela compra. Com isso, vamos assegurar renda ao homem do campo e a permanência dessas famílias nas suas terras”, diz o deputado. “Exemplos dessa cooperativa de Capixaba tem que ser levada para outras regiões. O governo tem que construir meios de gerar renda e a melhor forma é incentivar a produção”, afirma.

Leia Também:  Prefeitura de Rio Branco avalia programa de Educação Fiscal do Município nas escolas

O pré-candidato também conversou com os comerciantes da cidade. O clima é de muita preocupação devido a situação econômica do país.

Jenilson também visitou o PA Campo Grande. No local, o deputado conheceu a história de superação da dona Elandia. Mãe de sete filhos, ela trocou a vida na cidade repleta de dificuldades para viver no assentamento, na zona rural. Com a mudança de vida, Elandia conseguiu uma melhorar qualidade vida, graças o cultivo de frutas.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereadora Neiva Badotti solicita do secretário de Ação Social providências sobre as crianças Haitianos que fica na ponte todo os dias pedindo dinheiro, e que o Poder Público proporcione dignidade para essas crianças. Neiva solicita também que seja encaminhado um oficio para a gerente do hospital para saber se chegou algum saco funerário doado pela prefeitura, comprado com o dinheiro do covid, e que solicita que seja agendado novamente a reunião com a secretaria de segurança pública do estado, para se tratar sobre o IML, pois a mais de 20 anos o problema se arrasta e até o momento nada foi resolvido.

Leia Também:  Bolsonaro acaba de cometer mais um crime de responsabilidade. Todo poder emana do povo? Segundo Bolsonaro, emana dos militares

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA