RIO BRANCO

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Alô Ministério Público e Tribunal de Contas!! Sem Portal da Transparência, Prefeitura e Câmara municipal de Guajará estão cometendo infração administrativa

Publicados

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Guajará é a única cidade do Juruá, onde o cidadão não pode ter de acessar um portal da câmara ou da prefeitura, para fiscalizar atos administrativos que são garantidos em lei.

Com 17 mil habitantes e distante 1. 487 km da capital Manaus, a cidade de Guajará tem relações comerciais com Cruzeiro do Sul, cidade acreana que fica a 16 km de distância.

Quanto a cidade de Guajará gasta com folha de pessoal, quem são os nomeados e que atos da administração do prefeito Ordean Silva (PP) podem ser acessados pelo cidadão Guajaraense que busca fiscalizar seu gestor? Uma pergunta difícil de resposta, pois a prefeitura sequer tem um site com tais informações.

A realidade que deveria ser fiscalizada pela câmara municipal, esbarra na negligência, pois o parlamento da cidade também não tem página oficial.

O Prefeito Ordean Silva e o presidente da câmara Fredson Moraes (PP), fazem sempre agendas coletivas na capital Manaus, o que é perfeitamente compreensível pois vão em busca de melhorias. Mas o problema está na transparência, pois não se sabe qual o gasto com passagens, muito menos diárias dos mesmos, que as vezes ficam até dez dias na capital do estado, tudo pago pelo erário municipal.

Leia Também:  Fernanda e seus comandados: Vereadora Marinete afirma que as calúnias que a prefeita Fernanda Hassem destila contra ela lhe motiva, veja o vídeo

Na cidade os questionamentos são diversos, pois além do prefeito viver pouco na cidade, o vice mora no Acre, assim como a maioria dos secretários municipais.

Enquanto os órgãos de controle daquele estado não tomam providências, Guajará segue sendo a cidade menos transparente do interior do Amazonas.

Nossa redação tentou contato com prefeito Ordean Silva e com presidente da câmara Fredson Moraes, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.

Como e onde fiscalizar?

Dentro dos portais, disponíveis nos sites oficiais dos órgãos públicos de forma visível – às vezes nem tanto -, o cidadão pode conferir os dados e comparar o que é empregado em cada setor, assim como ter acesso ao fluxo de pessoal contratado e pago.

A administração pública deve garantir a atualização das informações referentes a recursos de convênios, folha salarial, pagamento de benefícios, entre outros.

O acesso aos portais não exige cadastro de usuário nem senhas, oportunizando o a qualquer cidadão navegar pelas páginas de forma livre, assim como visualizar e utilizar os dados disponíveis.

A Lei nº 12.527 de 2011 estabelece critérios, que assegurem o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública.

Leia Também:  Zanin e Valeska celebram triunfo histórico de Lula no STF: vitória do Direito sobre o arbítrio

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O deputado Neném Almeida voltou a falar sobre a invasão das empresas de Manaus nos contratos com o governo do estado, na gestão de Gladson Cameli, pois há muito tempo não se via uma situação como esta. De acordo com o parlamentar, nenhum governo atual é perfeitamente normal a presença de várias empresas de outros estados quando se trata de prestação de serviços junto à Administração Pública. “É legal? Talvez, mas com certeza não é justo o que a Gestão Cameli vem fazendo com o empresários acreanos últimos meses.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias , seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos , seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci , seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Notícias , seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

TUDO SOBRE POLÍTICA II

Prefeitura de Assis Brasil organiza a final da 1º Copa Indígena de Futebol de Campo e Torneio Rural no Estádio José Dantas

Publicados

em

A prefeitura do município de Assis Brasil organizou a final da I Copa Indígena de Futebol de Campo que aconteceu neste sábado, dia 04, no Estádio Municipal José Dantas. Na ocasião também foi realizado um torneio rural com representantes de todas as regionais da zona rural do município.

O evento foi iniciado pela manhã e contou com a presença do prefeito Jerry Correia, do vice-prefeito Reginaldo Martins, dos vereadores Wendell Marques, Juraci Pacheco, Adelson Cunha, Eduardo Marques e Wemerson Martins. Também prestigiou a atividade o deputado Federal Léo de Brito.

“Nos sentimos valorizados com isso que tá acontecendo. O prefeito já realizou atividades esportivas neste ano lá em nossa comunidade, mas agora estamos aqui sendo tratados como verdadeiros atletas. Isso tudo tinha acabado e agora o prefeito e sua equipe estão resgatando”, comentou o jogar Francisco Rodrigues, do time Fazenda do Seringal Icuriã.

O evento durou o dia todo e movimentou a cidade. Muitos vieram das comunidades rurais e indígenas, além dos moradores da cidade. Vale ressaltar que há muito tempo o município de Assis Brasil não prestigiava atividades esportivas, somente com o prefeito Jerry e sua equipe a frente da prefeitura foi que voltaram com as práticas esportivas no município.

Leia Também:  Reunião aborda novos indicadores para o Plano de Logística Sustentável no Tribunal de Justiça do Acre

No final, o time que consagrou-se campeão indígena 2021 foi o time Extrema da Terra Indígena Mamoadate, cabeceiras do Rio Iaco. Já o vencedor do torneio rural foi time da Fazenda, do Seringal Icuriã.

“Nossa alegria é ver o povo feliz de novo. Há muitos anos isso não acontecia aqui em Assis Brasil. Ser abraçado e receber essa energia dos moradores da cidade, da zona rural e das aldeias é um combustível para continuar trabalhando todo dia”, disse o prefeito.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O Gefron apreendeu dentro de Van do município de Brasileia aproximadamente 150 kg de entorpecente, seria esta a maior apreensão daquela regional. De acordo com informações preliminares, o veículo da prefeitura iria realizar mais um transporte de pacientes que estão fazendo tratamento em Rio Branco quando foi surpreendido pelo policiais, após revistarem os pacientes e o veículo encontraram em uma sacola preta com todo o entorpecente.

Leia Também:  Governo do Estado vai convocar o cadastro de reserva da Polícia Militar até sexta-feira

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA