RIO BRANCO

Saúde

Urgente: Cientistas da China descobrem vírus gigantes no local mais profundo da Terra

Publicados

Saúde

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências encontraram vírus gigantescos na Fossa das Marianas, o local mais profundo da Terra. A descoberta foi feita a partir de amostras obtidas pelo navio de pesquisa Zhang Jian. Os cientistas coletaram sedimentos marinhos do abismo Challenger, a 11 mil metros de profundidade.

Os pesquisadores afirmaram que os vírus encontrados fazem parte das famílias Mimiviridae e Phycodnaviridae. De acordo com os cientistas, alguns deles são ainda maiores que bactérias. No caso da família de vírus Mimiviridae (ou mimivírus), que representa aproximadamente 4% da população encontrada nas amostras, o tamanho de um vírus pode alcançar os 700 nanômetros de largura. Isso significa que eles podem ser observados a olho nu.

Vírus gigantes são encontrados em muitos lugares, mas parecem ser mais abundantes em profundidades extremas, onde a pressão é muito alta. No fundo da Fossa das Marianas, onde foram encontrados os novos exemplares, a pressão é de 11 mil atmosferas, e a temperatura é muito baixa, entre 2 e 4 graus Celsius. Em algumas experiências, esses vírus gigantes foram capazes de causar danos aos tecidos em mamíferos, mas até agora não há evidências de que possam causar danos diretos aos seres humanos.

Leia Também:  Fisioterapeuta cria equipamentos de PVC para auxiliar pacientes de hospital

As tentativas anteriores de obter amostras virais do abismo Challenger fracassaram devido aos desafios técnicos extremos. Mas as amostras coletadas pelo navio Zhang Jian renderam material suficiente para a equipe obter sequências de genoma de 15 tipos diferentes de vírus e mais de 100 tipos de outros microrganismos. Com informações de South China Morning Post / Imagens: iStock e Wikimedia Commons.

E veja também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O município de Bujari se Limita ao norte com o Amazonas, ao sul com o município de Rio Branco, a leste com o município de Porto Acre e a oeste com o município de Sena Madureira. Sua área é de 3.467,681 km², com uma densidade demográfica (hab/km²) de 3,00 , sendo que em 2010 possuía um IDHM de 0,589.

O município de Bujari originou-se no início de 1968/1969, por remanescentes indígenas que se integraram a sociedade ali instalada, com a construção da BR 364, trecho Rio Branco/Sena Madureira. Povoado elevado à categoria de Vila, em 1986. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Bujari, pela Lei Estadual nº 1031, de 28 de abril de 1992, alterado pela Lei Estadual nº 1066, de 9 de dezembro de 1992, que o desmembrou de Rio Branco, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Leia Também:  Saúde Itinerante realiza 1,2 mil atendimentos em Santa Rosa do Purus

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Secretaria de Saúde se reúne com gestores para alinhamento de protocolos sanitários nas escolas

Publicados

em

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul e da Secretaria de Estado de Saúde se reuniram, na manhã desta quinta-feira (02), com gestores das escolas, para fazer o alinhamento dos protocolos de prevenção a Covid-19 nas unidades de ensino. Os diretores estavam preocupados e solicitaram a reunião após servidores testarem positivo em algumas escolas que, por conta disso, suspenderam as aulas presenciais recém iniciadas.

O debate ocorreu na escola de ensino médio Flodoardo Cabral, umas das unidades que está apenas com aulas remotas, por conta de casos suspeitos de Covid-19. Os diretores afirmam que, dentro das unidades de ensino, todos os cuidados estão sendo tomados para evitar a contaminação, mas é necessário redobrar a atenção para evitar que os alunos e servidores que forem contaminados possam propagar o vírus.

“Esses esclarecimentos foram dados antes de retomarmos as aulas presenciais. Nós orientamos que, se o aluno tiver sintomas de gripe, não deve se apresentar nas escolas. O pai só deve comunicar por ligação ou mensagem e essa falta vai ser justificada. Orientamos também para mandar o filho com máscara, pois temos visto que os alunos só usam as máscaras dentro das escolas, só colocam a máscara quando chegam no portão”, disse o diretor da escola Dom Henrique Ruth.

Leia Também:  Fisioterapeuta cria equipamentos de PVC para auxiliar pacientes de hospital

Durante a reunião, alguns diretores sugeriram a suspensão das aulas presenciais deste ano e que os alunos concluíssem o período letivo de forma remota.

No entanto, as secretarias de saúde defendem que é preciso lidar com o “novo normal”, já que a presença do novo coronavirus deve ser uma realidade ainda nos próximos anos.

“O encaminhamento dessa reunião foi: se os gestores perceberem que esse protocolo feito pela Secretaria de Educação não está adequado, que eles solicitem uma revisão desse protocolo, pois estamos abertos para ajustarmos junto com eles, de acordo com a situação de nossa cidade”, disse a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O Gefron apreendeu dentro de Van do município de Brasileia aproximadamente 150 kg de entorpecente, seria esta a maior apreensão daquela regional. De acordo com informações preliminares, o veículo da prefeitura iria realizar mais um transporte de pacientes que estão fazendo tratamento em Rio Branco quando foi surpreendido pelo policiais, após revistarem os pacientes e o veículo encontraram em uma sacola preta com todo o entorpecente.

Leia Também:  Pesquisadores alertam que a solidão do Isolamento Social, tem afetado os mais jovens

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA