RIO BRANCO

Saúde

“Um toque de coragem”: Prefeitura realiza abertura da campanha do Outubro Rosa

Publicados

Saúde

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ao fim da tarde desta quinta-feira, 08, na Praça Orleir Cameli, a abertura da campanha Outubro Rosa.

A programação contou com apresentação musical e de poesia, uma fala explicativa sobre o tema da coordenadora da Saúde da Mulher, Carla Mota e uma palestra educativa com a enfermeira Sulenir Oliveira. Para encerrar, um aulão de Zumba para os presentes e a já tradicional troca de luzes da Catedral Nossa Senhora da Glória pela cor rosa que marca a campanha.

O mês de Outubro é mundialmente marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.

O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

A solenidade de abertura contou com a presença da primeira-dama de Cruzeiro do Sul, Lurdinha Lima.

“Esta é uma campanha em prol da população e da saúde da mulher. Toda gestão municipal estamos vendo a preocupação que é cuidar das nossas mulheres, e o outubro rosa traz um mês de campanha para que as mulheres façam estes questionamentos sobre como está a sua saúde. Estamos vendo que o prefeito Zequinha em todos os momentos, está direcionando as campanhas, com as equipes e estrutura para que as mulheres e toda a sociedade percebam este olhar do cuidado da gestão com cada um”, disse a primeira-dama Lurdinha Lima.

Leia Também:  Servidora HC é indiciada por desviar 301 fracos de remédio.

O lema da campanha deste ano “um toque de coragem”, tem por objetivo conscientizar as mulheres a realizarem o autoexame de toque, que consiste em tocar a região dos seios e axilas para identificar qualquer alteração. Através do autoexame é possível realizar a primeira e mais importante etapa de prevenção do câncer de mama.

A partir deste primeiro autoexame a pessoa deve buscar a unidade de saúde mais próxima, que durante este mês, estarão totalmente voltadas à saúde da mulher, com equipe de profissionais e equipamentos necessários para dar todo suporte necessário.

“Vamos estar ofertando nas unidades básicas de saúde, testagem rápida, solicitação de mamografia e também pela primeira vez estamos ofertando a ultrassonografia de mama feita no centro de diagnósticos para mulheres acima de 40 anos. O tema da campanha deste ano: um toque de coragem é estimulando as mulheres a conhecerem seu próprio corpo e trabalhar a prevenção através de várias ações que estaremos informando à população ao longo deste outubro rosa”, explicou a secretária municipal de saúde Valéria Lima.

Também presente no evento, o prefeito Zequinha Lima destacou o papel da prevenção como a melhor ferramenta contra o câncer e conclamou para que os homens também sejam parceiros de suas esposas durante todo o processo.

“O Outubro Rosa, é o momento de a gente chamar a atenção das mulheres e dos homens também, para que possam estar dialogando em casa a respeito da saúde da mulher. Esse ponta pé inicial é para chamar a atenção da sociedade e principalmente das mulheres sobre os cuidados que elas precisam ter para prevenir determinado tipo de doença, principalmente o câncer que é uma doença grave. Esse trabalho de prevenção é o melhor remédio que a gente tem para evitar certos tipos de doença. Os nosso postos de saúde, estão todos aparelhados para os próximos dias fazer atividades exclusivamente voltadas para a saúde da mulher, então nos próximos dias vamos estar divulgando as ações e procedimentos para as pessoas que precisarem procurar os médicos e enfermeiros das unidades de saúde,” concluiu o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Crianças do Hospital do Câncer e pacientes de hepatite sofrem com falta de medicamentos

Demais programações do Outubro Rosa:

08 DE OUTUBRO – sexta-feira.

Ações voltadas a instituições parceiras – Hospital Regional do Juruá.

14 DE OUTUBRO- próxima quinta-feira.

Ações voltadas à instituições parceiras- Hospital da mulher e da criança do juruá.

22 DE OUTUBRO- sexta-feira

Ações voltadas à instituições parceiras- Unidade Penitenciária Manoel Neri.

Dia D – em todas as unidades de saúde estarão voltadas para ações em referência ao mês.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Deputado Edvaldo Magalhães lamentou que as escolas estão pedindo açúcar emprestado na taberna do bairro”, as três escolas situadas na cidade de Feijó não iniciaram o ano letivo por falta de organização da Secretaria de Estado de Educação (SEE) do governo Gladson Cameli. As Escola de Ensino Médio José Gurgel, por exemplo, ficou sem iniciar as atividades por falta de energia elétrica. Além disso, está faltando merenda. “Aonde tem merenda, estão servindo bolacha com ki-suco. O governo anunciou um programa que deixaria todos os alunos bem alimentados, mas não tem merenda. Não conseguiram contratar e entregar merenda para iniciar o ano letivo, diz deputado

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Criança testa positivo para Covid-19 ao dar entrada em abrigo de Rio Branco e está em isolamento

Publicados

em

Criança testa positivo para Covid-19 ao dar entrada em abrigo de Rio Branco e está em isolamento – Foto: Quelyson Souza/Arquivo pessoal

Um menino de 10 anos testou positivo para Covid-19 ao dar entrada no Educandário Santa Margarida, que acolhe vítimas de abandono, maus-tratos, prostituição infantil e todos os tipos de violência, em Rio Branco.

Conforme o coordenador-geral do abrigo, Eduardo Vieira, a criança deu entrada na unidade na última sexta-feira (22) e, seguindo protocolo adotado desde o início da pandemia, passou por teste de Covid-19, que confirmou a infecção.

Vieira disse que toda criança que chega no abrigo é colocada em quarentena e passa pela testagem. Após testar positivo, o menino foi deixado em isolamento nessa sala.

“Assim que ele deu entrada, já fez o teste na sala de quarentena e ficou lá, não teve contato com as outras crianças. Desde o início da pandemia adotamos esse protocolo e esta foi a primeira vez que uma criança testou positivo. Ele está sendo acompanhado pela equipe e está bem, apenas com sintomas leves da doença”, disse o coordenador.

Leia Também:  Crianças do Hospital do Câncer e pacientes de hepatite sofrem com falta de medicamentos

Com uma capacidade para atender 32 crianças e adolescentes, atualmente o abrigo possui 39 menores. Em julho deste ano, a unidade chegou a abrigar mais de 50 crianças.

O abrigo é mantido, em sua maior parte, por aporte da prefeitura e do governo, mas são recursos exclusivos para o pagamento de mão de obra. Com outras fontes como aluguel da escola, eles garantem a manutenção do local, mas são as doações da população que ajudam nos cuidados às crianças.  Veja mais no G1 Acre

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereadora Neiva Badotti solicita do secretário de Ação Social providências sobre as crianças Haitianos que fica na ponte todo os dias pedindo dinheiro, e que o Poder Público proporcione dignidade para essas crianças. Neiva solicita também que seja encaminhado um oficio para a gerente do hospital para saber se chegou algum saco funerário doado pela prefeitura, comprado com o dinheiro do covid, e que solicita que seja agendado novamente a reunião com a secretaria de segurança pública do estado, para se tratar sobre o IML, pois a mais de 20 anos o problema se arrasta e até o momento nada foi resolvido.

Leia Também:  Novos servidores da maternidade participam de oficina de acolhimento

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA