Saúde
UBS Maria de Fátima realiza palestra hiperdia com a terceira idade em Plácido de Castro
Saúde
Na manhã desta sexta-feira, 29/04/2022, uma equipe da UBS Maria de Fátima, composta por dentista, enfermeira e educador físico, realizou palestra sobre higiene bucal, hiperdia e cuidados com a saúde, através de exercícios físicos, na sede do SINTEAC.
Os participantes da terceira idade, carinhosamente foram atendidos pelos profissionais, com serviço de aferição de PA, medição de peso e altura e glicemia.
Após o atendimento, foi servido um lanche Light à todos os participantes.
A equipe estava sendo comandada pela Diretora da Unidade, Sra. Eunice Coutinho, com ações diretas executadas pela Dra. Luzianny Dantas (Dentista), Enfa. Elizabete Matos, Educador Físico Da Pena e toda equipe da Unidade.

Saúde
Fundação Oswaldo Cruz indica possível aumento do Síndrome Respiratória Aguda Grave no Acre
Análise é feita com base nos dados inseridos no Sivep-gripe até o dia 9 de maio e faz parte da semana epidemiológica número 18, entre os dias 1º a 5 de maio – Foto: Reprodução
O novo Boletim do InfoGripe, divulgado nessa quinta-feira (12) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta para um possível início de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na população adulta em diversos estados, incluindo o Acre.
A análise é feita com base nos dados inseridos no Sivep-gripe até o dia 9 de maio e faz parte da semana epidemiológica número 18, entre os dias 1º a 5 de maio.
O estado acreano está entre os 17 com tendência de crescimento dos casos entre adultos, o que mostra uma diferença do que ocorreu no mês de abril, quando o levantamento apontava essa tendência de crescimento entre crianças.
De acordo com o boletim, os casos de Covid-19 ainda são a principal causa de SRAG entre os casos com identificação laboratorial na população adulta.
Das 27 unidades da federação, 17 apresentam indicação de crescimento dos casos. Entre as capitais, o número também é de com sinais de crescimento, incluindo Rio Branco. Veja estados com tendência de aumento:
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Amapá
- Ceará
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraná
- Rio Grande do Norte
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Roraima
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Tocantins
Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) abrange casos de síndrome gripal (SG) que evoluem com comprometimento da função respiratória que, na maioria dos casos, leva à hospitalização, sem outra causa específica. As causas podem ser vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da Influenza do tipo A e B, Vírus Sincicial Respiratório, SARS-COV-2, bactérias, fungos e outros agentes.
Síndrome Gripal (SG) – Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos, dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos.
Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – Indivíduo com SG que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão ou dor persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada (cianose) dos lábios ou rosto.
Fiocruz indica possível aumento de SRAG em adultos no Acre – Foto: Reprodução
-
Política Destaque6 dias atrás
“Trabalhador em Educação que votar em Gladson Cameli é porque não tem vergonha na cara”, diz diretora de escola de Xapuri
-
Política Destaque6 dias atrás
Nem Gladson, nem Bocalom! Produtores do ramal do Capela denunciam abandono dos ramais da Transacreana
-
Política Destaque3 dias atrás
Enquanto Gladson Cameli só pensa em sua reeleição, início do ano letivo é adiado novamente na zona rural por falta de transporte escolar
-
Política Destaque7 dias atrás
Paciente se revolta ao receber almoço em copo descartável no hospital de Mâncio Lima e faz desabafo ao governador Gladson Cameli