RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Transplantes de rins e fígado são realizados na capital

Pela primeira vez, equipe médica fará transplantes de rins e fígado simultaneamente

Publicados

Saúde

Pela primeira vez, equipe médica fará transplantes de rins e fígado simultaneamente 

Por Diego Tenutti

(Foto: Diego Gurgel/Secom)

(Foto: Diego Gurgel/Secom)

A família de uma vítima de acidente de trânsito, que terá a identidade preservada nesta matéria, decidiu pela doação dos órgãos do parente morto, na tarde desta quinta-feira, 13. A doação foi feita por meio do trabalho da equipe da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO/Acre).

Foram doados rins, córneas e fígado, que serão destinados a pacientes do Acre. Os receptores de rins e fígado devem passar por transplantes, durante a noite desta quinta, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco.

Entre as equipes médicas dos transplantes de rins e fígado estão seis cirurgiões-gerais liderados pelos médicos especialistas Isamu Lima e Tércio Genzini. Neste ano, foram realizados cinco transplantes de rins e três de fígado no Acre.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Acre mantém redução nos casos de dengue, zika e chikungunya

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Prefeitura amplia idade do público para vacinação contra a dengue e leva imunizantes para escolas

Publicados

em

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul ampliou a faixa etária de vacinação contra a dengue para pessoas de 4 a 59 anos. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e também e são aplicadas nas escolas. Nesta quarta-feira,24, a Secretaria Municipal de Saúde vai vacinar estudantes das Escolas Craveiro Costa e Hugo Carneiro, além de funcionários e pacientes do Hospital do Juruá.

A equipe já esteve nas Escolas Presbiteriana e a Maria Lima. Também vacinou homens do Comando de Fronteira Juruá, 61° BIS.

“Os coordenadores das Unidade Básica de Saúde entram em contato com os diretores de cada escola para conversar com os pais, porque cada aluno precisa ter em mãos a autorização e sua carteira de vacinação. Iniciamos na semana passada a vacinação nas escolas e tivemos um bom resultado”, pontuou o secretaria de saúde de Cruzeiro do Sul, Áureo Neto da Costa.

Além disso a coordenação de Hipertensos e Diabéticos, está realizando o mapeamento das pessoas com comorbidades para aplicar as doses em domicílio.

Leia Também:  Acre mantém redução nos casos de dengue, zika e chikungunya

“Um dos nossos grupos prioritários são as pessoas com comorbidades, por isso, teremos equipes vacinando nas casas, porque essas pessoas precisam ter a imunidade em dia”, frisou Áureo.

Redução dos casos de dengue

Dados da Vigilância Entomológica de Cruzeiro do Sul mostram que de janeiro a março de 2024 comparado com mesmo período do ano passado, houve redução de 47% dos casos de dengue no município.

Para continuar diminuindo os números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executa ações preventivas nos bairros da cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, as equipes fazem vistorias em quintais, aplicação de larvicida, bloqueio Entomológico e outras medidas. Mesmo com essa redução de casos a determinação do prefeito Zequinha Lima é de seguir com a redução desses casos no município “, destacou ele citando a mitologia adotada para o trabalho de combate à dengue.

“A equipe está trabalhando por ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a 2 meses trabalhados totalizando 6 ciclos no ano. Cada agente é responsável por 800 a 10000 imóveis por ciclo como é determinado pelo Ministério da saúde e cumprido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Diariamente a equipe orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser tomados como manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, enfim entre outras orientações e prevenções. Quero agradecer a ajuda da população que segue nos a auxiliando nesses serviços de combate”, ressaltou.

Leia Também:  Saúde traça ações estratégicas para combate à dengue e malária Quinari

Paralelo as ações das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza, realiza um mutirão em Cruzeiro do Sul. Já retirou 6 mil toneladas de lixo e entulho de 16 bairros da cidade. A ação prossegue até que as equipes alcancem os 38 bairros, 19 Avenida, 7 Vilas e 9 Conjuntos Habitacionais do município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA