RIO BRANCO

Saúde

Tabagismo é principal causa de mortes evitáveis

O cigarro causa a mutação das células e pode produzir câncer, doenças pulmonares, cardiorrespiratórias e cardiovasculares

Publicados

Saúde

O cigarro causa a mutação das células e pode produzir câncer, doenças pulmonares, cardiorrespiratórias e cardiovasculares

Por Naliny Arantes

O cigarro causa a mutação das células e pode produzir câncer, doenças pulmonares, cardiorrespiratórias e cardiovasculares (Foto: internet)

O cigarro causa a mutação das células e pode produzir câncer, doenças pulmonares, cardiorrespiratórias e cardiovasculares (Foto: internet)

A Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012) revela que a população de Rio Branco é composta por 15% de fumantes. O tabagismo é um importante fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, como câncer, enfermidades pulmonares e cardiovasculares, de modo que o uso do tabaco continua sendo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Com base nesses dados, o governo federal oferece, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento gratuito para as pessoas que queiram parar de fumar. O programa está presente em todos os estados brasileiros. No Acre, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com as secretarias municipais, está trabalhando e capacitando profissionais para implantar o serviço em todos os municípios. Por enquanto, o tratamento está sendo ofertado em Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul.

Leia Também:  Médico é internado com síndrome de Guillain-Barré em BH

Nas cidades onde existe o tratamento, há, nos centros de saúde, profissionais especializados em ajudar o paciente que deseja largar o vício. As equipes são compostas de médicos, enfermeiros e psicólogos que promovem reuniões de grupo com os fumantes para ajudá-los a deixar de fumar.

O cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas e é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças pulmonares, cardiovasculares e cancerígenas. O médico Cléber Aguiar afirma que os fumantes têm mais monóxido de carbono saturado na corrente sanguínea e menos quantidade de oxigênio. Ocorre que a nicotina endurece as artérias e a fumaça quente ingerida queima os pulmões, causando problemas.

O médico explica, ainda, que, com o enrijecimento das artérias dos fumantes, o sangue e o oxigênio circulam com dificuldade, causando a hipertensão. Então, a pessoa inspira o ar, mas não consegue expirar, devido aos elementos tóxicos do cigarro, causando enfisema pulmonar.

De acordo com Aguiar, o hábito de fumar altera, ainda, o paladar. O cigarro vai diminuindo a sensibilidade das papilas gustativas, responsáveis pelo gosto dos alimentos por causa da fumaça quente do cigarro. “O indivíduo perde a sensibilidade na língua e coloca mais quantidade de sal e condimento nos alimentos. O que acarreta também no aumento da pressão arterial”, relata.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Saúde

Em uma semana, nova gestão realiza mais de 90 cirurgias ortopédicas no Pronto Socorro de Rio Branco

Publicados

em

Empresa se dispôs a assumir a unidade do Pronto Socorro de Rio Branco antes do prazo determinado em contrato – Foto: Reprodução

Quem passa pelo Pronto Socorro de Rio Branco hoje não irá reconhecer o cenário de caos flagrado na unidade no início do mês de novembro. As longas filas na ala de ortopedia, que se formaram após a antiga empresa responsável pela unidade encerrar o atendimento aos pacientes, foi praticamente zerada e o atendimento segue normalizado. Atualmente, mais de vinte ortopedistas atuam no local.

A nova contratada para gerir o setor no Pronto Socorro, a Medtrauma Centro Especializado em Ortopedia, interveio antes do período determinado pelo contrato firmado com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, para auxiliar os pacientes que estavam aguardando por atendimento médico. Em uma semana, foram realizados cerca de noventa e três procedimentos cirúrgicos, além de 430 visitas médicas e 57 atendimentos ambulatoriais destinados aos pacientes do pós-operatório. 

O coordenador da empresa, Dr. Régis Castro, pontua que quando a equipe médica assumiu a unidade, na quinta-feira (11), o cenário era preocupante. “Não cabe a nós discutir o que houve com a antiga contratada, mas nos dispusemos a auxiliar, pois sabemos que a população não pode esperar. Desde então, temos trabalhado focados e conseguimos colocar em pouco tempo, os atendimentos em dia”, pontua.

Leia Também:  Profissionais do Mais Médicos no Acre participam de encontro

Ainda de acordo com o coordenador, quando a Medtrauma chegou à unidade, quase noventa pessoas aguardavam internadas para serem operadas. É nesse cenário que o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindimed – AC) interveio e protocolou uma denúncia relatando que a antiga gestora, suspendeu os atendimentos e chegou a retirar os equipamentos e materiais cirúrgicos do local, provocando reclamações. 

“Quanto entramos aqui, o cenário era de terra arrasada. Eram pessoas com fraturas, amputações e outros traumas necessitando urgentemente de amparo. Trouxemos imediatamente nosso corpo médico e toda nossa expertise na prestação de assistência complementar à saúde e em tempo recorde estruturamos toda a equipe de enfermagem de instrumentação cirúrgica e apoio administrativo”, reforça o coordenador. Somente nas primeiras 24 horas de atendimento, foram realizados treze procedimentos cirúrgicos, trinta e oito consultas ambulatoriais e 100 atendimentos na porta de entrada da urgência e emergência. 

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do Acre já realizou vistorias no Pronto Socorro e conversou com médicos, enfermeiros e chefes de setores para constatar a atuação. “O CRM tem acompanhado de perto esse momento de transição para assegurar que os pacientes sejam atendidos da melhor forma possível”, declarou a presidente da entidade, Dra. Leude Dávalos.

Leia Também:  Mutirão realiza mais de 40 cirurgias em Brasileia no fim de semana

Assessoria: Dialum

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA