RIO BRANCO

Saúde

Saúde orienta população para cuidados durante período sazonal da dengue

Publicados

Saúde

Assessoria – Dez minutos por dia para realizar a higienização de recipientes cumulativos de água é a recomendação do Ministério da Saúde como medida de prevenção à proliferação do mosquito da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypt.

O uso de água, sabão e escova para higienizar recipientes utilizados para o armazenamento de água, além de evitar o acúmulo do líquido, também é uma das principais orientações da Secretaria de Estado de Saúde o Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Arboviroses, para evitar a proliferação do Aedes.

“É importante lembrar que, para se reproduzir, o mosquito Aedes aegypti se utiliza de todo tipo de recipiente que as pessoas costumam usar nas atividades do dia a dia: garrafas e embalagens descartáveis, latas, pneus e plásticos, entre outros”, pontuou a técnica do Núcleo de Arboviroses da Sesacre, Suziane Alves.

A orientação é virar para baixo os vasilhames que não estejam sendo utilizados, manter sempre as caixas d’água fechadas, remover folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e limpá-las.

“Estes recipientes são normalmente encontrados a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e mesmo em lixões. É preciso que as ações para o controle da dengue garantam a participação efetiva de cada morador”, salientou a técnica.

Leia Também:  Criança de 8 anos de Brasileia com Leucemia é internada em Rio Branco

Se houver piscina em casa, o morador deve garantir a sua manutenção, com água sempre tratada. Já os pneus inutilizados devem ser entregues para a equipe de limpeza pública, ou mantê-los onde não possam acumular água. Ainda, para quem tem animal de estimação, a orientação é a de lavar os bebedouros com escova, esponja ou bucha, e trocar pelo menos uma vez por semana a água desses recipientes.

A fêmea do mosquito pode colocar até 1.500 ovos, que resistem até 450 dias em baixa umidade e eclodem ao entrar em contato com a água, sendo o período chuvoso o cenário propício para o aumento de casos da doença, exigindo atenção redobrada dos cidadãos.

“A população pode contribuir de forma decisiva, já que 80% dos criadouros estão dentro das casas. A prevenção da dengue começa com ações simples, que devem se tornar hábitos”, observou Suziane Alves.

Cuidados com o lixo

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Manter o lixo tampado e seco até seu recolhimento;

– Tampar as garrafas antes de colocá-las no lixo;

Leia Também:  ‘O Brasil Está Às Vésperas De Uma Epidemia De Câncer’

– Separar copos descartáveis, tampas de garrafas, latas, embalagens plásticas e qualquer recipiente que possa acumular água, além de fechá-los bem em sacos plásticos e colocá-los no lixo.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: dores fortes na barriga e/ou vômitos persistentes, mal-estar com transpiração abundante, fraqueza muscular, sonolência e/ou irritabilidade, dificuldade para respirar, hemorragias (sangue nas fezes ou nos vômitos), diminuição na quantidade de urina e queda de temperatura.

Onde ir?

As pessoas que apresentarem os sintomas acima devem procurar imediatamente a unidade básica de saúde (UBS) do município, que são os postos de saúde.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2° Distrito será a unidade sentinela da doença do Estado, ou seja, local de referência para o atendimento de dengue e outras doenças causadas pelo Aedes.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Secretaria de Saúde se reúne com gestores para alinhamento de protocolos sanitários nas escolas

Publicados

em

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul e da Secretaria de Estado de Saúde se reuniram, na manhã desta quinta-feira (02), com gestores das escolas, para fazer o alinhamento dos protocolos de prevenção a Covid-19 nas unidades de ensino. Os diretores estavam preocupados e solicitaram a reunião após servidores testarem positivo em algumas escolas que, por conta disso, suspenderam as aulas presenciais recém iniciadas.

O debate ocorreu na escola de ensino médio Flodoardo Cabral, umas das unidades que está apenas com aulas remotas, por conta de casos suspeitos de Covid-19. Os diretores afirmam que, dentro das unidades de ensino, todos os cuidados estão sendo tomados para evitar a contaminação, mas é necessário redobrar a atenção para evitar que os alunos e servidores que forem contaminados possam propagar o vírus.

“Esses esclarecimentos foram dados antes de retomarmos as aulas presenciais. Nós orientamos que, se o aluno tiver sintomas de gripe, não deve se apresentar nas escolas. O pai só deve comunicar por ligação ou mensagem e essa falta vai ser justificada. Orientamos também para mandar o filho com máscara, pois temos visto que os alunos só usam as máscaras dentro das escolas, só colocam a máscara quando chegam no portão”, disse o diretor da escola Dom Henrique Ruth.

Leia Também:  Setor do HC será beneficiado com emendas parlamentares

Durante a reunião, alguns diretores sugeriram a suspensão das aulas presenciais deste ano e que os alunos concluíssem o período letivo de forma remota.

No entanto, as secretarias de saúde defendem que é preciso lidar com o “novo normal”, já que a presença do novo coronavirus deve ser uma realidade ainda nos próximos anos.

“O encaminhamento dessa reunião foi: se os gestores perceberem que esse protocolo feito pela Secretaria de Educação não está adequado, que eles solicitem uma revisão desse protocolo, pois estamos abertos para ajustarmos junto com eles, de acordo com a situação de nossa cidade”, disse a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O Gefron apreendeu dentro de Van do município de Brasileia aproximadamente 150 kg de entorpecente, seria esta a maior apreensão daquela regional. De acordo com informações preliminares, o veículo da prefeitura iria realizar mais um transporte de pacientes que estão fazendo tratamento em Rio Branco quando foi surpreendido pelo policiais, após revistarem os pacientes e o veículo encontraram em uma sacola preta com todo o entorpecente.

Leia Também:  Criança de 8 anos de Brasileia com Leucemia é internada em Rio Branco

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA