RIO BRANCO

Saúde

Programa Melhor em Casa capacita equipe do Into-AC sobre fluxo de admissão e oxigenoterapia

Publicados

Saúde

Assessoria – Uma equipe do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into- AC) recebeu, no último fim de semana, uma capacitação do programa Melhor em Casa sobre seu fluxo de admissão e também sobre oxigenoterapia, que é um tratamento que fornece oxigênio extra para o paciente inspirar e tem como objetivo aumentar ou manter a saturação de oxigênio acima de 90%, que é o ideal para a saúde.

O programa Melhor em Casa é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, dentre eles, o assistente social.  ”Um dos objetivos do programa é promover o contato mais próximo entre paciente e familiares, pois ele estará recebendo os cuidados hospitalares em sua casa. Este foi um momento de aprendizado, para conhecermos a finalidade do programa e seus critérios de acesso”, pontua a assistente social Rosiane Borges.

A apresentação visa esclarecer as dúvidas dos profissionais do Into-AC, especialmente do Serviço Social, quanto ao fluxo do programa, que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial. No estado, o Melhor em Casa possui três equipes, duas em Rio Branco e uma em Cruzeiro do Sul.

Leia Também:  Vereador Messias Lopes constata que na URPA de Epitaciolândia não tem médico e nem zeladora há mais de 30 dias

O Melhor em Casa é regido por portaria do Ministério da Saúde e delimita a forma de atuação das equipes em nível nacional. “Enquanto nós atendemos os pacientes de alta complexidade, sobretudo com traqueostomia e gastrostomia ou ventilação mecânica no domicílio, o Município atende os pacientes com sonda nasoenteral ou gastrostomia”, explica Jomara Martins, coordenadora do programa.

Sobre o conhecimento adquirido e sua utilização, Rosiane Borges acrescenta: “O assistente social atua junto com a equipe multidisciplinar na inserção do paciente. O profissional é quem faz o estudo socioeconômico e da família, uma vez que não basta apenas o paciente estar dentro dos critérios de acesso, mas as condições físicas e de infraestrutura do local onde o paciente será recebido devem também seguir alguns critérios”.

E veja Também no Plantão 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O ex-secretário adjunto da SEE, Moisés, não deixou por menos e disparou: “O nosso vice-governador questiona a compra de tonner, quando não há aula presencial, mas nenhum assessor do vice lhe disse que são milhares de cartilhas entregues encadernadas aos professores? Sobre a compra de ventiladores, o Acre inteiro sabe que ainda tem muitas escolas sem ar-condicionado”, esclarece.

Leia Também:  Problemas respiratórios aumentam durante o verão

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo: 

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Em uma semana, nova gestão realiza mais de 90 cirurgias ortopédicas no Pronto Socorro de Rio Branco

Publicados

em

Empresa se dispôs a assumir a unidade do Pronto Socorro de Rio Branco antes do prazo determinado em contrato – Foto: Reprodução

Quem passa pelo Pronto Socorro de Rio Branco hoje não irá reconhecer o cenário de caos flagrado na unidade no início do mês de novembro. As longas filas na ala de ortopedia, que se formaram após a antiga empresa responsável pela unidade encerrar o atendimento aos pacientes, foi praticamente zerada e o atendimento segue normalizado. Atualmente, mais de vinte ortopedistas atuam no local.

A nova contratada para gerir o setor no Pronto Socorro, a Medtrauma Centro Especializado em Ortopedia, interveio antes do período determinado pelo contrato firmado com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, para auxiliar os pacientes que estavam aguardando por atendimento médico. Em uma semana, foram realizados cerca de noventa e três procedimentos cirúrgicos, além de 430 visitas médicas e 57 atendimentos ambulatoriais destinados aos pacientes do pós-operatório. 

O coordenador da empresa, Dr. Régis Castro, pontua que quando a equipe médica assumiu a unidade, na quinta-feira (11), o cenário era preocupante. “Não cabe a nós discutir o que houve com a antiga contratada, mas nos dispusemos a auxiliar, pois sabemos que a população não pode esperar. Desde então, temos trabalhado focados e conseguimos colocar em pouco tempo, os atendimentos em dia”, pontua.

Leia Também:  Vereador Messias Lopes constata que na URPA de Epitaciolândia não tem médico e nem zeladora há mais de 30 dias

Ainda de acordo com o coordenador, quando a Medtrauma chegou à unidade, quase noventa pessoas aguardavam internadas para serem operadas. É nesse cenário que o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindimed – AC) interveio e protocolou uma denúncia relatando que a antiga gestora, suspendeu os atendimentos e chegou a retirar os equipamentos e materiais cirúrgicos do local, provocando reclamações. 

“Quanto entramos aqui, o cenário era de terra arrasada. Eram pessoas com fraturas, amputações e outros traumas necessitando urgentemente de amparo. Trouxemos imediatamente nosso corpo médico e toda nossa expertise na prestação de assistência complementar à saúde e em tempo recorde estruturamos toda a equipe de enfermagem de instrumentação cirúrgica e apoio administrativo”, reforça o coordenador. Somente nas primeiras 24 horas de atendimento, foram realizados treze procedimentos cirúrgicos, trinta e oito consultas ambulatoriais e 100 atendimentos na porta de entrada da urgência e emergência. 

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do Acre já realizou vistorias no Pronto Socorro e conversou com médicos, enfermeiros e chefes de setores para constatar a atuação. “O CRM tem acompanhado de perto esse momento de transição para assegurar que os pacientes sejam atendidos da melhor forma possível”, declarou a presidente da entidade, Dra. Leude Dávalos.

Leia Também:  Paciente vindo de Manaus morre em Cruzeiro do Sul vítima da Covid-19

Assessoria: Dialum

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA