RIO BRANCO

Saúde

Professora de Medicina da Uninorte inova com o uso de metodologia

Com toda a tecnologia disponível para os alunos, inovação em sala de aula e termos como co-criação, passaram a compor as metodologias de aprendizagem.

Publicados

Saúde

Com toda a tecnologia disponível para os alunos, inovação em sala de aula e termos como co-criação, passaram a compor as metodologias de aprendizagem.

Instituição é a primeira do Estado a utilizar metodologia ativaDessa forma, os professores da Uninorte são incentivados a se reinventarem e a rever constantemente as próprias práticas pedagógicas, alguns dos princípios essenciais para a utilização da metodologia ativa.

A pós-doutora em morfologia e professora de Medicina da Uninorte, Carolina Pontes Soares, é uma das poucas profissionais do Brasil que utiliza a metodologia ativa na área da Saúde. “Utilizo a metodologia ativa há dois anos, mas trabalho com morfologia desde meu mestrado em 2009”. A professora explica que em suas aulas o acadêmico é incentivado a refletir sobre o aprendizado que está obtendo, ajudando na construção do processo, onde o professor não é mais o centro, mas sim o próprio aluno, tendo a oportunidade de vivenciar formas dinâmicas de aprendizado. “O uso da metodologia ativa em sala de aula implica em diferentes estratégias de aprendizagem. Em algumas aulas posso utilizar projeção, desenho sobre a pele ou mesmo massinhas de modelar, onde os alunos constroem os órgãos para entender seu funcionamento. O importante é que o aluno compreenda o que está sendo feito e seja capaz de raciocinar a partir do que está fazendo”, explica a professora.

Leia Também:  Tribunal de Justiça mantém condenação de réu por exercício ilegal da medicina, em Sena Madureira

A metodologia ativa é definida como uma concepção educativa que estimula a crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem, onde o educador participa ativamente do processo. De acordo com o acadêmico do 2º período de Medicina, Tadeu Magalhães Souza, que já viu a metodologia ativa sendo aplicada em outro Estado, o desenvolvimento das aulas se torna muito melhor. “Esta metodologia faz a gente passar de espectador, como na metodologia tradicional, para protagonista. A própria tutoria que temos aqui na Uninorte é uma forma de método ativo, pois o professor orienta os alunos, mas quem vai nortear é o aluno”, disse o acadêmico.

Uninorte

A professora Carolina Pontes explica ainda que a Uninorte é aberta a novidades que se mostrem positiva e proporcionem ganho no aprendizado, e isso coloca a instituição à frente de seu tempo, já que utilizar práticas diferentes do método tradicional ainda é tabu, e mesmo no Brasil são poucas as instituições que de fato utilizam a metodologia ativa. “Tenho recebido muito apoio da direção da Uninorte. Os alunos tem se mostrado maravilhados com os processos, e os professores da instituição mostram-se cada vez mais interessados na novidade e nas possibilidades, mesmo em outras áreas e disciplinas”, explica.

Leia Também:  “Para o cérebro a medicina não tem suporte”, diz médico do Albert Einstein sobre morte encefálica

Segundo o escritor José Manoel Moran, professor de novas tecnologias do curso de Tv da USP, com a metodologia ativa de aprendizagem, o aluno vivencia de forma antecipada, ou seja, durante a graduação, problemas e situações reais, os mesmos que eles vivenciarão depois na vida profissional. As principais metodologias ativas utilizadas atualmente são a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL, da sigla em inglês); a Metodologia da Problematização (MP); e a Aprendizagem Baseada em Projetos. Assim, a Uninorte segue inovando para que seus acadêmicos possam desenvolver habilidades criativas dentro das disciplinas apreendidas. 

habilidades criativas

Fonte: web 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Secretaria de Saúde se reúne com gestores para alinhamento de protocolos sanitários nas escolas

Publicados

em

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul e da Secretaria de Estado de Saúde se reuniram, na manhã desta quinta-feira (02), com gestores das escolas, para fazer o alinhamento dos protocolos de prevenção a Covid-19 nas unidades de ensino. Os diretores estavam preocupados e solicitaram a reunião após servidores testarem positivo em algumas escolas que, por conta disso, suspenderam as aulas presenciais recém iniciadas.

O debate ocorreu na escola de ensino médio Flodoardo Cabral, umas das unidades que está apenas com aulas remotas, por conta de casos suspeitos de Covid-19. Os diretores afirmam que, dentro das unidades de ensino, todos os cuidados estão sendo tomados para evitar a contaminação, mas é necessário redobrar a atenção para evitar que os alunos e servidores que forem contaminados possam propagar o vírus.

“Esses esclarecimentos foram dados antes de retomarmos as aulas presenciais. Nós orientamos que, se o aluno tiver sintomas de gripe, não deve se apresentar nas escolas. O pai só deve comunicar por ligação ou mensagem e essa falta vai ser justificada. Orientamos também para mandar o filho com máscara, pois temos visto que os alunos só usam as máscaras dentro das escolas, só colocam a máscara quando chegam no portão”, disse o diretor da escola Dom Henrique Ruth.

Leia Também:  Profissionais têm até hoje para concorrer no programa Mais Médicos

Durante a reunião, alguns diretores sugeriram a suspensão das aulas presenciais deste ano e que os alunos concluíssem o período letivo de forma remota.

No entanto, as secretarias de saúde defendem que é preciso lidar com o “novo normal”, já que a presença do novo coronavirus deve ser uma realidade ainda nos próximos anos.

“O encaminhamento dessa reunião foi: se os gestores perceberem que esse protocolo feito pela Secretaria de Educação não está adequado, que eles solicitem uma revisão desse protocolo, pois estamos abertos para ajustarmos junto com eles, de acordo com a situação de nossa cidade”, disse a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O Gefron apreendeu dentro de Van do município de Brasileia aproximadamente 150 kg de entorpecente, seria esta a maior apreensão daquela regional. De acordo com informações preliminares, o veículo da prefeitura iria realizar mais um transporte de pacientes que estão fazendo tratamento em Rio Branco quando foi surpreendido pelo policiais, após revistarem os pacientes e o veículo encontraram em uma sacola preta com todo o entorpecente.

Leia Também:  Para fazer cirurgia, pacientes compram remédios na Bolívia; Bestene defende terceirização do hospital de Brasileia

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA