RIO BRANCO

Saúde

Por meio da campanha “Outubro Rosa” Cruzeiro do Sul avança no combate ao câncer de mama

Publicados

Saúde

Município realiza exame de ultrassom que antes só era feito pelo estado – Foto: Assessoria

Durante a campanha do “Outubro Rosa” a Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou várias atividades e obteve avanços na luta contra o câncer de mama e de colo de útero. Esse ano a campanha incluiu, de modo pioneiro, a ultrassonografia de mama, realizada pelo município. Até então, o ultrassom era realizado somente pelo estado, o que dificultava o acesso e aumentava o tempo de espera.

Ao todo foram realizados 80 exames de ultrassonografia de mama durante o Outubro Rosa, além de 129 mamografias. Diferente da mamografia, que utiliza exame de raio X para detectar precocemente o câncer de mama, a ultrassonografia utiliza aparelho de ultrassom e é capaz de detectar quaisquer alterações no tecido mamário.

A abertura oficial do Outubro Rosa ocorreu no dia 07 na Praça do Centro Cultural e contou com a presença do prefeito Zequinha Lima e da primeira-dama Lurdinha. Na ocasião, o prefeito ressaltou a importância de que os homens fossem aliados de suas esposas na prevenção e no combate à doença

Ao longo do mês a coordenação de saúde da mulher buscou concentrar suas atividades nos locais onde há maior presença profissional de mulheres. O Hospitais regional do Juruá, o Hospital da Mulher e o Hospital da Criança receberam as ações nos dias 8 e 14 respectivamente. Detran, Deracre, Coordenação de merenda escolar da Secretaria Estadual de Educação (SEE) também foram visitados. As mulheres da Unidade Penitenciária Manoel Neri e as mães dos sócio-educandos do Instituto Socioeducativo (ISE), também foram alvo da campanha durante o mês de outubro e receberam ações específicas. No setor privado, as funcionárias da rede de lojas Gazim foram visitadas, bem como a Igreja Assembleia de Deus.

Leia Também:  Terceirizados da limpeza que trabalham no hospital Wildy Viana, em Brasileia, poderão cruzar os braços

Além destas ações voltadas para públicos específicos, todas as 32 Unidades Básicas de Saúde desenvolveram ações direcionadas a saúde da mulher: educação em saúde, consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos, coletas de preventivos e encaminhamento de pacientes para realização de ultrassonografia de mamas, etc…

Além dos já citados exames de mamografia e de ultrassonografia de mamas, houve ainda coleta de preventivos, num total de 812, exames de hepatite B, 891 de C, 901 de Sífilis e 901 de HIV.

“Durante este mês procuramos intensificar as ações de educação em saúde, mas também facilitar o acesso das mulheres aos exames. Entre as iniciativas deste Outubro Rosa, uma delas foi realizar exames aos domingos, como forma de atender àquelas mulheres que têm jornada exaustiva de trabalho e por isso acabam tendo maior dificuldade em acessar os exames”, explica Carla Motta, coordenadora de Saúde da Mulher.

“O Outubro Rosa sempre é um momento especial e que mobiliza toda a secretaria em prol da saúde das mulheres de nosso município. Neste ano ampliamos as atividades e a intenção, no próximo ano, é ampliar ainda mais o acesso das mulheres de Cruzeiro do Sul à atenção básica, aos exames e preventivos, bem como às informações também”, explicou Valéria Lima, secretária municipal de saúde.

Leia Também:  Cruzeiro do Sul confirma primeiro caso de H1N1 e investiga mais cinco pacientes

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O vice-governador Wherles Rocha (PSL) e sua irmã, a pré-candidata ao governo Mara Rocha (PL), usaram suas redes sociais para gravar uma live e juntos debateram diversos problemas relacionados ao governo de Gladson Cameli (PP) e as inúmeras operações que vem sendo realizados ao longo da gestão de Gladson Cameli. Mara Rocha (PL) que é cotada para disputar o Palácio Rio Branco em 2022, não poupou críticas ao que chamou de Governo da corrupção e destacou que o governo Gladson (que tanto criticou o PT) tem superado em se tratando de corrupção.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Secretaria de Saúde se reúne com gestores para alinhamento de protocolos sanitários nas escolas

Publicados

em

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul e da Secretaria de Estado de Saúde se reuniram, na manhã desta quinta-feira (02), com gestores das escolas, para fazer o alinhamento dos protocolos de prevenção a Covid-19 nas unidades de ensino. Os diretores estavam preocupados e solicitaram a reunião após servidores testarem positivo em algumas escolas que, por conta disso, suspenderam as aulas presenciais recém iniciadas.

O debate ocorreu na escola de ensino médio Flodoardo Cabral, umas das unidades que está apenas com aulas remotas, por conta de casos suspeitos de Covid-19. Os diretores afirmam que, dentro das unidades de ensino, todos os cuidados estão sendo tomados para evitar a contaminação, mas é necessário redobrar a atenção para evitar que os alunos e servidores que forem contaminados possam propagar o vírus.

“Esses esclarecimentos foram dados antes de retomarmos as aulas presenciais. Nós orientamos que, se o aluno tiver sintomas de gripe, não deve se apresentar nas escolas. O pai só deve comunicar por ligação ou mensagem e essa falta vai ser justificada. Orientamos também para mandar o filho com máscara, pois temos visto que os alunos só usam as máscaras dentro das escolas, só colocam a máscara quando chegam no portão”, disse o diretor da escola Dom Henrique Ruth.

Leia Também:  Unidade de Saúde 25 de Agosto de Cruzeiro do Sul recebe ação social de grupo de psicólogos

Durante a reunião, alguns diretores sugeriram a suspensão das aulas presenciais deste ano e que os alunos concluíssem o período letivo de forma remota.

No entanto, as secretarias de saúde defendem que é preciso lidar com o “novo normal”, já que a presença do novo coronavirus deve ser uma realidade ainda nos próximos anos.

“O encaminhamento dessa reunião foi: se os gestores perceberem que esse protocolo feito pela Secretaria de Educação não está adequado, que eles solicitem uma revisão desse protocolo, pois estamos abertos para ajustarmos junto com eles, de acordo com a situação de nossa cidade”, disse a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O Gefron apreendeu dentro de Van do município de Brasileia aproximadamente 150 kg de entorpecente, seria esta a maior apreensão daquela regional. De acordo com informações preliminares, o veículo da prefeitura iria realizar mais um transporte de pacientes que estão fazendo tratamento em Rio Branco quando foi surpreendido pelo policiais, após revistarem os pacientes e o veículo encontraram em uma sacola preta com todo o entorpecente.

Leia Também:  O retorno da radioterapia no Acre para quem tem câncer é um peso a menos, diz deputado Jenilson

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA