RIO BRANCO

Saúde

O mais Médicos no Acre tem todas as vagas preenchidas na 1° chamada

Ao todo, foram disponibilizadas 13 vagas em seis municípios acreanos. Profissionais têm até dia 20 de fevereiro para se apresentar no município.

Publicados

Saúde

Ao todo, foram disponibilizadas 13 vagas em seis municípios acreanos. Profissionais têm até dia 20 de fevereiro para se apresentar no município.

Vagas do Mais Médicos para o Acre foram preenchidas na primeira chamada (Foto: Caroline Roque / Imprensa HC Unicamp)

Vagas do Mais Médicos para o Acre foram preenchidas na primeira chamada (Foto: Caroline Roque / Imprensa HC Unicamp)

Todas as 13 vagas disponíveis para o estado do Acre pelo Mais Médicos, do governo federal, foram preenchidas por profissionais com CRM do Brasil na primeira chamada do programa em 2015, segundo informações do Ministério da Saúde. No estado, seis cidades solicitaram profissionais: Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Porto Walter, Feijó e Tarauacá.

Os profissionais têm até 20 de fevereiro para se apresentar nos municípios e dar início ao registro. De acordo com Leila Lopes, da Referência Estadual do Ministério da Saúde para o Mais Médicos, apesar de o estado ter preenchido todas as vagas, os candidatos ainda podem ser desclassificados ou desistirem.

“Os municípios estão recebendo os profissionais e a partir disso, eles devem fazer uma validação no sistema para o ministério homologar. Até que isso aconteça, os médicos podem ser impedidos por alguma incompatibilidade com os critérios do ministério. E mesmo sendo contemplados, têm aqueles que não se apresentam. Nós só temos certeza se vamos receber os 100% quando chegar a data de homologação”, explica. 

Leia Também:  Mais de 3 mil garotas devem ser vacinadas contra HPV.

O profissional que for alocado no município que escolheu e não se apresentar na data prevista não poderá participar das outras chamadas. Caso ainda tenham vagas disponíveis até o dia 20 de fevereiro, outras duas chamadas vão ser realizadas pelo programa. “Tem três chamadas, nós fizemos só a primeira até agora. Se não completar, tem uma segunda seleção a partir de abril, dessa vez com brasileiros que estudaram no exterior ou estrangeiros”, explica Leila.

Mais Médicos
O Ministério da Saúde divulgou no dia 11 de fevereiro que 95% das 4.146 vagas ofertadas no novo edital do Programa Mais Médicos foram preenchidas na primeira chamada por profissionais brasileiros. No dia 2 de março, eles já começam a trabalhar na assistência à Saúde. Dos 1.294 municípios que abriram vagas, 1.227 foram contemplados parcial ou integralmente. Ao menos 67 municípios não tiveram nenhuma vaga preenchida. Do total de cidades, 273 aderiram ao Mais Médicos pela primeira vez.

Atualmente, 14.462 médicos atendem no programa em 3.785 municípios e em 34 distritos indígenas. Desse total, 1.846 são brasileiros formados no país, 1.187 formados no exterior, entre estrangeiros e brasileiros, e 11.429 são médicos cubanos. Para 2015, a previsão é de que o Mais Médicos tenha 18.247 profissionais atendendo em 4.058 municípios e 34 distritos indígenas. A expectativa é de que 63 milhões de brasileiros sejam beneficiados com o novo edital.

Leia Também:  Leila Galvão Recebeu a Equipe do Programa Saúde Itinerante

Veriana Ribeiro Do G1 AC

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

População no município de Xapuri recebe atendimentos do programa Saúde Itinerante Especializado

Publicados

em

A coordenadora do programa Saúde Itinerante, Rosemary Ruiz, destaca a proximidade do serviço de saúde à população – Foto: Cedida

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou nos dias 22 e 23 de outubro, no município de Xapuri, atendimentos à população pelo programa Saúde Itinerante, na Escola Estadual Madre Gabriela Nardi, no bairro Sibéria.

Foram oferecidos os seguintes serviços: consultas médicas de medicina da família, pediatria, ginecologia, obstetrícia, geriatria, além da realização de exames laboratoriais, de apoio diagnóstico, ultrassonografias e preventivo do câncer do colo do útero (PCCU).

Além disso, a população contou com atendimentos odontológicos e serviço social, enfermagem, entrega de medicamentos e vacinas do contra a Covid-19 e de rotina. Madalena Maia, de 45 anos, aproveitou para fazer o PCCU e atualizar a carteira vacinal dos filhos.

“É muito importante esse serviço para a população. Eu me sinto muito grata porque é um serviço que fica próximo de nós, então é mais fácil para a gente”, destacou Madalena Maia.

A coordenadora do programa Saúde Itinerante, Rosemary Ruiz, destaca a proximidade do serviço de saúde à população: “A preocupação do Estado é levar esse tipo de ação onde a população reside, fazendo o caminho inverso, devido à dificuldade que muitos encontram para procurar os serviços médicos”.

Leia Também:  Polícia Científica apresenta balanço dos quatro primeiros meses de 2018

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereadora Neiva Badotti – “Não me manda recado, mais! Este tipo de recado é de quem deve, é de quem está com medo, eu vou continuar fiscalizando, denunciando doa a quem doer. Eu tenho certeza que essas denuncias não vão passar despercebidas, eu confio plenamente no Poder Judiciário na Policia Federal que não vão usar dois pesos e duas medidas para ninguém. Ninguém está acima da Lei, nem a senhora prefeita, nem o Governo do Estado e nem o presidente da República interfere na PF, não me mande mais recado!!”, concluiu a parlamentar.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA