RIO BRANCO

Saúde

Moradores que receberam vacina contra Covid vencida em Xapuri começam a tomar dose de reforço

Publicados

Saúde

Moradores de Xapuri que tomaram dose vencida começaram a receber dose de reforço — Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano/Arquivo

Os moradores de Xapuri, interior do Acre, que tomaram as doses da Oxford/AstraZeneca vencidas de três lotes referentes aos meses de abril e junho desse ano foram autorizados a tomar a dose de reforço. A informação foi confirmada pela Saúde do município nesta terça-feira (16).

A pasta informou também que a dose de reforço para esse público foi liberada há cerca de duas semanas. A maioria desses moradores é idoso. A Saúde destacou que nenhum dos vacinados apresentou reação e foram acompanhados e monitorados pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie)

“Boa parte deles são idosos que tomaram bem no início da campanha. Então, já tinham critério de revacinação, já havíamos aplicado a segunda dose e agora só autorizamos a dose de reforço”, explicou o diretor de Ações Básicas de Xapuri, enfermeiro Francisco Andrade da Silva Souza.

O enfermeiro destacou também que a saúde municipal não recebeu nenhum parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizando a liberação de uma terceira dose para os moradores que receberam a vacina vencida.

“Até hoje não saiu uma resposta dos órgãos federais e estaduais sobre isso. Conversamos sempre com o Crie, porque estávamos sendo cobrados por moradores que iam viajar, idosos, e também tínhamos essa preocupação”, reforçou.

O profissional relatou que ainda não tem o número de quanto dos 51 moradores que tomaram a vacina vencida já receberam a dose de reforço. “Não conseguimos ainda. Liberamos há duas semanas, mas alguns pacientes já tinham tomado em outras cidades”, concluiu.

Leia Também:  Pacientes elogiam atendimento do Centro de Diagnósticos de Cruzeiro do Sul

Segundo o diretor, mais de 10 mil moradores já tomaram a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 8 mil receberam a 2ª.

Vacina vencida

Um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal, divulgado no dia 2 de julho, apontou que pessoas teriam recebido doses vencidas contra a Covid-19.

No Acre, sete cidades apareceram no levantamento dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp: Rio Branco, Xapuri, Senador Guiomard, Acrelândia, Epitaciolândia, Porto Walter e Cruzeiro do Sul. O município com mais aplicações de doses fora do prazo, segundo a lista divulgada, seria Xapuri.

Na época, a prefeitura municipal chegou a negar aplicação de vacina fora do prazo, mas, voltou atrás e confirmou que 51 pessoas tinham tomado o imunizante vencido.

Na mesma época, a direção de ações básicas de Xapuri afirmou que todos os 51 moradores que aparecem na lista tinham sido identificados e eram monitorados.

Procuradas, as prefeituras negaram que tinham aplicado doses vencidas.

Contudo, depois de negar, a Secretaria de Saúde de Xapuri informou que fez uma auditoria e verificou que algumas doses de três lotes do imunizante podem ter sido aplicadas fora do prazo. São os seguintes lotes:

CTMAV501: válido até 30 de abril; 4120Z025 – válido até 4 de junho; 410Z004 – válido até 13 de abril.

Moradores identificados

As pessoas que tomaram as doses têm acima dos 60 anos, público que era atendido na época, e pessoas sem comorbidades que participavam do reaproveitamento de doses.

“Os lotes chegaram em março, dia 25, e eram para ter sido aplicados até 30 de abril. Alguns tomaram a primeira dose e outros a segunda. Conversamos com eles, não tiveram nenhuma reação, estão bem, alguns entraram em contado com o infectologista e devem receber a segunda dose depois de 45 dias. Não houve complicações”, disse, a época, o diretor de ações básicas de Xapuri, enfermeiro Francisco Andrade da Silva Souza.

Leia Também:  Mais de 40 pessoas são presas em operação da polícia contra roubo de celulares e outros crimes

O profissional explicou que, quando os lotes foram recebidos, havia pouca procura pela vacinação contra a Covid-19. “Foi baixa a procura mesmo, as doses ficaram armazenadas e não se percebeu o prazo de validade. Muitas doses o público não procurou. Foi comunicado à coordenação do PNI”, disse na época. Por G1 Acre.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Na última semana do mês de outubro a prefeitura de Brasiléia foi surpreendida pelo bloqueio de valores nas contas municipais no valor de R$ 700.00,00 (sete mil reais) referente a recurso próprio. Esse bloqueio se deu pelo não cumprimento do pagamento de algumas parcelas do FGTS dos servidores municipais. Divida esta que vem se estendendo de gestões passadas mas que foi renegociada pela prefeita Fernanda Hassem quando assumiu o Poder Executivo. 

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Secretaria de Saúde se reúne com gestores para alinhamento de protocolos sanitários nas escolas

Publicados

em

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul e da Secretaria de Estado de Saúde se reuniram, na manhã desta quinta-feira (02), com gestores das escolas, para fazer o alinhamento dos protocolos de prevenção a Covid-19 nas unidades de ensino. Os diretores estavam preocupados e solicitaram a reunião após servidores testarem positivo em algumas escolas que, por conta disso, suspenderam as aulas presenciais recém iniciadas.

O debate ocorreu na escola de ensino médio Flodoardo Cabral, umas das unidades que está apenas com aulas remotas, por conta de casos suspeitos de Covid-19. Os diretores afirmam que, dentro das unidades de ensino, todos os cuidados estão sendo tomados para evitar a contaminação, mas é necessário redobrar a atenção para evitar que os alunos e servidores que forem contaminados possam propagar o vírus.

“Esses esclarecimentos foram dados antes de retomarmos as aulas presenciais. Nós orientamos que, se o aluno tiver sintomas de gripe, não deve se apresentar nas escolas. O pai só deve comunicar por ligação ou mensagem e essa falta vai ser justificada. Orientamos também para mandar o filho com máscara, pois temos visto que os alunos só usam as máscaras dentro das escolas, só colocam a máscara quando chegam no portão”, disse o diretor da escola Dom Henrique Ruth.

Leia Também:  Fundação FCCV realiza serviços de melhoria e manutenção na UBS do bairro Remanso

Durante a reunião, alguns diretores sugeriram a suspensão das aulas presenciais deste ano e que os alunos concluíssem o período letivo de forma remota.

No entanto, as secretarias de saúde defendem que é preciso lidar com o “novo normal”, já que a presença do novo coronavirus deve ser uma realidade ainda nos próximos anos.

“O encaminhamento dessa reunião foi: se os gestores perceberem que esse protocolo feito pela Secretaria de Educação não está adequado, que eles solicitem uma revisão desse protocolo, pois estamos abertos para ajustarmos junto com eles, de acordo com a situação de nossa cidade”, disse a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O Gefron apreendeu dentro de Van do município de Brasileia aproximadamente 150 kg de entorpecente, seria esta a maior apreensão daquela regional. De acordo com informações preliminares, o veículo da prefeitura iria realizar mais um transporte de pacientes que estão fazendo tratamento em Rio Branco quando foi surpreendido pelo policiais, após revistarem os pacientes e o veículo encontraram em uma sacola preta com todo o entorpecente.

Leia Também:  Hemoacre realiza coleta de sangue no campus da Ufac

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA