RIO BRANCO

Saúde

Mamografia: previna-se contra o câncer de mama

O exame é um importante aliado na detecção precoce do câncer de mama

Publicados

Saúde

O exame é um importante aliado na detecção precoce do câncer de mama

Por Álefe Souza 

(Foto: Arquivo)

(Foto: Arquivo)

Instituído em 2008, o Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 5 de fevereiro e tem como objetivo incentivar mulheres, principalmente na faixa etária de 40 a 60 anos, a prevenir-se contra o câncer de mama.

A mamografia é um exame de raios-X, no qual a mama é comprimida entre duas placas de acrílico para melhor visualização. Em geral, são feitas duas chapas de cada mama – uma de cima para baixo e uma de lado.

Em Rio Branco, o serviço é oferecido pelo Centro de Controle Oncológico (Cecon). A paciente recebe o encaminhamento pelo Posto de Saúde. Não há fila de espera para o exame. Por mês, a unidade realiza cerca de 650 intervenções. Durante o ano de 2014, 6.500 mulheres passaram pela mamografia.

Para as mulheres que residem fora da capital, o governo do Estado criou em 2014 o programa itinerante “Mulher + Vida”, por meio do qual elas agendam a consulta nos postos e são trazidas à capital para passar pelo exame.

Leia Também:  Droga que faz você ficar mais inteligente é segura, aponta estudo

“Os agendamentos para exames de mamografias são feitos por livre demanda, ou seja, a mulher que tiver idade acima de 40 anos e desejar fazer um exame de mamografia basta procurar o Cecon portando o cartão do SUS”, explicou a gerente-geral do Cecon, Priscilla Murad.

A servidora pública Cecília Messias, 56, faz o exame anualmente. A família de Cecília tem vários casos de morte pela doença, por isso não deixa de se prevenir. “Minha mãe e minha tia morreram por conta de câncer, então eu não posso me descuidar. O câncer não brinca, por isso eu digo a todas as mulheres que não deixem de fazer o exame, porque ele pode salvar suas vidas”, esclarece.

Mulheres com casos da doença na família, principalmente em parentes próximos (de primeiro a terceiro grau), podem começar a fazer os exames de mamografia mais cedo – a partir dos 30 anos de idade.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Secretaria de Saúde se reúne com gestores para alinhamento de protocolos sanitários nas escolas

Publicados

em

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul e da Secretaria de Estado de Saúde se reuniram, na manhã desta quinta-feira (02), com gestores das escolas, para fazer o alinhamento dos protocolos de prevenção a Covid-19 nas unidades de ensino. Os diretores estavam preocupados e solicitaram a reunião após servidores testarem positivo em algumas escolas que, por conta disso, suspenderam as aulas presenciais recém iniciadas.

O debate ocorreu na escola de ensino médio Flodoardo Cabral, umas das unidades que está apenas com aulas remotas, por conta de casos suspeitos de Covid-19. Os diretores afirmam que, dentro das unidades de ensino, todos os cuidados estão sendo tomados para evitar a contaminação, mas é necessário redobrar a atenção para evitar que os alunos e servidores que forem contaminados possam propagar o vírus.

“Esses esclarecimentos foram dados antes de retomarmos as aulas presenciais. Nós orientamos que, se o aluno tiver sintomas de gripe, não deve se apresentar nas escolas. O pai só deve comunicar por ligação ou mensagem e essa falta vai ser justificada. Orientamos também para mandar o filho com máscara, pois temos visto que os alunos só usam as máscaras dentro das escolas, só colocam a máscara quando chegam no portão”, disse o diretor da escola Dom Henrique Ruth.

Leia Também:  "Eu tenho Aids: peguei do meu marido" Diz Janete Alves

Durante a reunião, alguns diretores sugeriram a suspensão das aulas presenciais deste ano e que os alunos concluíssem o período letivo de forma remota.

No entanto, as secretarias de saúde defendem que é preciso lidar com o “novo normal”, já que a presença do novo coronavirus deve ser uma realidade ainda nos próximos anos.

“O encaminhamento dessa reunião foi: se os gestores perceberem que esse protocolo feito pela Secretaria de Educação não está adequado, que eles solicitem uma revisão desse protocolo, pois estamos abertos para ajustarmos junto com eles, de acordo com a situação de nossa cidade”, disse a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O Gefron apreendeu dentro de Van do município de Brasileia aproximadamente 150 kg de entorpecente, seria esta a maior apreensão daquela regional. De acordo com informações preliminares, o veículo da prefeitura iria realizar mais um transporte de pacientes que estão fazendo tratamento em Rio Branco quando foi surpreendido pelo policiais, após revistarem os pacientes e o veículo encontraram em uma sacola preta com todo o entorpecente.

Leia Também:  Oito atitudes típicas de pessoas que têm depressão, mas não demonstram

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA