RIO BRANCO

Saúde

Mamografia: previna-se contra o câncer de mama

O exame é um importante aliado na detecção precoce do câncer de mama

Publicados

Saúde

O exame é um importante aliado na detecção precoce do câncer de mama

Por Álefe Souza 

(Foto: Arquivo)

(Foto: Arquivo)

Instituído em 2008, o Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 5 de fevereiro e tem como objetivo incentivar mulheres, principalmente na faixa etária de 40 a 60 anos, a prevenir-se contra o câncer de mama.

A mamografia é um exame de raios-X, no qual a mama é comprimida entre duas placas de acrílico para melhor visualização. Em geral, são feitas duas chapas de cada mama – uma de cima para baixo e uma de lado.

Em Rio Branco, o serviço é oferecido pelo Centro de Controle Oncológico (Cecon). A paciente recebe o encaminhamento pelo Posto de Saúde. Não há fila de espera para o exame. Por mês, a unidade realiza cerca de 650 intervenções. Durante o ano de 2014, 6.500 mulheres passaram pela mamografia.

Para as mulheres que residem fora da capital, o governo do Estado criou em 2014 o programa itinerante “Mulher + Vida”, por meio do qual elas agendam a consulta nos postos e são trazidas à capital para passar pelo exame.

Leia Também:  PM perde movimentos e fala após cirurgia para sinusite, diz esposa

“Os agendamentos para exames de mamografias são feitos por livre demanda, ou seja, a mulher que tiver idade acima de 40 anos e desejar fazer um exame de mamografia basta procurar o Cecon portando o cartão do SUS”, explicou a gerente-geral do Cecon, Priscilla Murad.

A servidora pública Cecília Messias, 56, faz o exame anualmente. A família de Cecília tem vários casos de morte pela doença, por isso não deixa de se prevenir. “Minha mãe e minha tia morreram por conta de câncer, então eu não posso me descuidar. O câncer não brinca, por isso eu digo a todas as mulheres que não deixem de fazer o exame, porque ele pode salvar suas vidas”, esclarece.

Mulheres com casos da doença na família, principalmente em parentes próximos (de primeiro a terceiro grau), podem começar a fazer os exames de mamografia mais cedo – a partir dos 30 anos de idade.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Em uma semana, nova gestão realiza mais de 90 cirurgias ortopédicas no Pronto Socorro de Rio Branco

Publicados

em

Empresa se dispôs a assumir a unidade do Pronto Socorro de Rio Branco antes do prazo determinado em contrato – Foto: Reprodução

Quem passa pelo Pronto Socorro de Rio Branco hoje não irá reconhecer o cenário de caos flagrado na unidade no início do mês de novembro. As longas filas na ala de ortopedia, que se formaram após a antiga empresa responsável pela unidade encerrar o atendimento aos pacientes, foi praticamente zerada e o atendimento segue normalizado. Atualmente, mais de vinte ortopedistas atuam no local.

A nova contratada para gerir o setor no Pronto Socorro, a Medtrauma Centro Especializado em Ortopedia, interveio antes do período determinado pelo contrato firmado com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, para auxiliar os pacientes que estavam aguardando por atendimento médico. Em uma semana, foram realizados cerca de noventa e três procedimentos cirúrgicos, além de 430 visitas médicas e 57 atendimentos ambulatoriais destinados aos pacientes do pós-operatório. 

O coordenador da empresa, Dr. Régis Castro, pontua que quando a equipe médica assumiu a unidade, na quinta-feira (11), o cenário era preocupante. “Não cabe a nós discutir o que houve com a antiga contratada, mas nos dispusemos a auxiliar, pois sabemos que a população não pode esperar. Desde então, temos trabalhado focados e conseguimos colocar em pouco tempo, os atendimentos em dia”, pontua.

Leia Também:  Descaso na saúde publica de Senador Guiomard na gestão do PSDB

Ainda de acordo com o coordenador, quando a Medtrauma chegou à unidade, quase noventa pessoas aguardavam internadas para serem operadas. É nesse cenário que o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindimed – AC) interveio e protocolou uma denúncia relatando que a antiga gestora, suspendeu os atendimentos e chegou a retirar os equipamentos e materiais cirúrgicos do local, provocando reclamações. 

“Quanto entramos aqui, o cenário era de terra arrasada. Eram pessoas com fraturas, amputações e outros traumas necessitando urgentemente de amparo. Trouxemos imediatamente nosso corpo médico e toda nossa expertise na prestação de assistência complementar à saúde e em tempo recorde estruturamos toda a equipe de enfermagem de instrumentação cirúrgica e apoio administrativo”, reforça o coordenador. Somente nas primeiras 24 horas de atendimento, foram realizados treze procedimentos cirúrgicos, trinta e oito consultas ambulatoriais e 100 atendimentos na porta de entrada da urgência e emergência. 

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do Acre já realizou vistorias no Pronto Socorro e conversou com médicos, enfermeiros e chefes de setores para constatar a atuação. “O CRM tem acompanhado de perto esse momento de transição para assegurar que os pacientes sejam atendidos da melhor forma possível”, declarou a presidente da entidade, Dra. Leude Dávalos.

Leia Também:  Estado realiza campanha para incentivar doação de leite materno

Assessoria: Dialum

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA