Saúde

Mamografia: previna-se contra o câncer de mama

O exame é um importante aliado na detecção precoce do câncer de mama

Publicados

Saúde

O exame é um importante aliado na detecção precoce do câncer de mama

Por Álefe Souza 

(Foto: Arquivo)

(Foto: Arquivo)

Instituído em 2008, o Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 5 de fevereiro e tem como objetivo incentivar mulheres, principalmente na faixa etária de 40 a 60 anos, a prevenir-se contra o câncer de mama.

A mamografia é um exame de raios-X, no qual a mama é comprimida entre duas placas de acrílico para melhor visualização. Em geral, são feitas duas chapas de cada mama – uma de cima para baixo e uma de lado.

Em Rio Branco, o serviço é oferecido pelo Centro de Controle Oncológico (Cecon). A paciente recebe o encaminhamento pelo Posto de Saúde. Não há fila de espera para o exame. Por mês, a unidade realiza cerca de 650 intervenções. Durante o ano de 2014, 6.500 mulheres passaram pela mamografia.

Para as mulheres que residem fora da capital, o governo do Estado criou em 2014 o programa itinerante “Mulher + Vida”, por meio do qual elas agendam a consulta nos postos e são trazidas à capital para passar pelo exame.

Leia Também:  Com fortalecimento na Saúde, fila de cirurgias ortopédicas cai drasticamente em Rio Branco

“Os agendamentos para exames de mamografias são feitos por livre demanda, ou seja, a mulher que tiver idade acima de 40 anos e desejar fazer um exame de mamografia basta procurar o Cecon portando o cartão do SUS”, explicou a gerente-geral do Cecon, Priscilla Murad.

A servidora pública Cecília Messias, 56, faz o exame anualmente. A família de Cecília tem vários casos de morte pela doença, por isso não deixa de se prevenir. “Minha mãe e minha tia morreram por conta de câncer, então eu não posso me descuidar. O câncer não brinca, por isso eu digo a todas as mulheres que não deixem de fazer o exame, porque ele pode salvar suas vidas”, esclarece.

Mulheres com casos da doença na família, principalmente em parentes próximos (de primeiro a terceiro grau), podem começar a fazer os exames de mamografia mais cedo – a partir dos 30 anos de idade.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Programa Saúde na Comunidade se aproxima dos 30 mil atendimentos em Epitaciolândia

Publicados

em

Assessoria – O programa Saúde na Comunidade chega a sua 37ª edição e já realizou cerca de 30 mil atendimentos, aos pouco foi se consolidando e ampliando com especialidade que vão de exames de ultrassonografias em mais de 12 modalidades, eletrocardiograma, consultas com médicos especialistas, dentre outros.

Para o prefeito Sérgio Lopes o programa é uma forma de levar saúde de qualidade em todos os lugares de Epitaciolândia, seja aqui na cidade ou nas comunidades mais distantes da zona rural.

“O Programa Saúde na Comunidade nasceu da necessidade de levar serviços de saúde preventiva e curativa para aquelas comunidade de difícil acesso, e hoje é o maior programa de políticas públicas em todo o estado Acre..” Destacou o prefeito.

Na 37º edição realizada na Escola Municipal João Pedro da Silva, Bairro Liberdade, foram oferecidas diversas especialidade como ortopedia, oftalmologista, eletrocardiograma, ultrassonografia, dentre outros exames

37ª Edição Saúde na Comunidade 06/08/2022

(Escola João Pedro da Silva)

Atendimento médico: 105

Procedimento odontológico: 253

Leia Também:  Acre Começa Cadastro De Médicos

Procedimento de enfermagem: 357

Atendimento/ abordagem Psicólogo: 12

Vacina: 91

Rotina: 61

Covid: 30

Dispensação de medicamentos: 116

Auxílio Brasil: 32

Teste Rápido ISTs: 124

Teste Rápido covid: 34

PCCU: 17

Corte de cabelo: 67

Eletrocardiograma: 42

Vacina Antirrábica: 73

Especialidades 367

Ortopedia: 67

Cardiologia: 42

Pediatria: 48

Ginecologia: 55

Geriatria: 23

Oftalmologia: 132

Ultrassonografias: 251

Aparelho urinário: 79

Bexiga e próstata: 11

Abdômen total 79

Pélvica suprapúbica e transvaginal 3

Pélvica transvaginal 37

Partes moles 8

Tireóide 7

Usg de mama 7

Obstetrícia 14

Pélvica suprapúbica: 2

Parede Abdominal: 3

Região inguinal: 1

Total de atendimentos: 1.941

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA