Saúde

Mais de 80 cirurgias devem ser feitas durante mutirão da Saúde em Rio Branco, Brasileia e Tarauacá

Publicados

Saúde

Em Rio Branco, cirurgias são feitas na Fundhacre – Foto: Odair Leal / Secom/Arquivo

Mais de 80 cirurgias devem ser feitas durante quatro dias de mutirão da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) na capital, Rio Branco, e em Brasileia e Tarauacá. Os procedimentos começaram a ser feitos nessa quinta (28) e terminam no domingo (1º).

As ações são parte do cronograma de cirurgias do Projeto Opera Acre. Entre os procedimentos realizados estão:

Cirurgias de hérnia;

Fimose;

Vesícula;

Na cabeça;

No pescoço.

A ideia é reduzir a fila de espera desses tipos de cirurgias na rede pública de saúde. Segundo a Sesacre, cerca de 200 procedimentos já foram realizados.

Em Rio Branco, as cirurgias são feitas na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Brasileia no Hospital Regional do Alto Acre, que atende moradores da região do Alto Acre, e em Tarauacá os atendimentos ocorrem no Hospital Dr. Sansão Gomes.

“O mutirão de cirurgias envolve todos, desde à organização do serviço a equipamentos. É válido ressaltar ainda a importância das nossas parcerias e o investimento para a realização do projeto. Por exemplo, neste primeiro trimestre, foram investidos cerca de R$ 3 milhões de reais”, disse chefe da Regulação de Cirurgias, Shirley Nascimento. Do G1 Acre

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretária de saúde realiza 3ª Conferência em Epitaciolândia
Propaganda

Saúde

Fundação Oswaldo Cruz indica possível aumento do Síndrome Respiratória Aguda Grave no Acre

Publicados

em

Análise é feita com base nos dados inseridos no Sivep-gripe até o dia 9 de maio e faz parte da semana epidemiológica número 18, entre os dias 1º a 5 de maio – Foto: Reprodução

O novo Boletim do InfoGripe, divulgado nessa quinta-feira (12) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta para um possível início de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na população adulta em diversos estados, incluindo o Acre.

A análise é feita com base nos dados inseridos no Sivep-gripe até o dia 9 de maio e faz parte da semana epidemiológica número 18, entre os dias 1º a 5 de maio.

O estado acreano está entre os 17 com tendência de crescimento dos casos entre adultos, o que mostra uma diferença do que ocorreu no mês de abril, quando o levantamento apontava essa tendência de crescimento entre crianças.

De acordo com o boletim, os casos de Covid-19 ainda são a principal causa de SRAG entre os casos com identificação laboratorial na população adulta.

Das 27 unidades da federação, 17 apresentam indicação de crescimento dos casos. Entre as capitais, o número também é de com sinais de crescimento, incluindo Rio Branco. Veja estados com tendência de aumento:

Leia Também:  Saúde Itinerante realiza 1,2 mil atendimentos em Santa Rosa do Purus
  1. Acre
  2. Alagoas
  3. Amazonas
  4. Amapá
  5. Ceará
  6. Maranhão
  7. Mato Grosso
  8. Mato Grosso do Sul
  9. Pará
  10. Paraná
  11. Rio Grande do Norte
  12. Rio de Janeiro
  13. Rondônia
  14. Roraima
  15. Rio Grande do Sul
  16. Santa Catarina
  17. Tocantins

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) abrange casos de síndrome gripal (SG) que evoluem com comprometimento da função respiratória que, na maioria dos casos, leva à hospitalização, sem outra causa específica. As causas podem ser vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da Influenza do tipo A e B, Vírus Sincicial Respiratório, SARS-COV-2, bactérias, fungos e outros agentes.

Síndrome Gripal (SG) – Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos, dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos.

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – Indivíduo com SG que apresente: dispneia/desconforto respiratório OU pressão ou dor persistente no tórax OU saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada (cianose) dos lábios ou rosto.

Leia Também:  Programa Saúde na Comunidade realiza atendimentos na Cidade do Povo

Fiocruz indica possível aumento de SRAG em adultos no Acre – Foto: Reprodução

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA