Saúde

Macroconferência debate avanços para a saúde do trabalhador

As conferências têm por objetivo discutir e implementar a política de saúde do trabalhador

Publicados

Saúde

As conferências têm por objetivo discutir e implementar a política de saúde do trabalhador

Por Cristiane Marques  Foto: Cristiane Marques

As-conferências-têm-por-objetivo-discutir-e-implementar-a-política-de-saúde-do-trabalhador.-Foto-Criatiane-Marques-300x185“Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direitos de Todos e Todas e Dever do Estado” foi o tema debatido nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15, no auditório do Colégio Estadual Armando Nogueira (Cean), em Rio Branco.

Nessa última etapa da 2ª Conferência Macrorregional, foram contemplados os municípios do Baixo Acre e Purus.

O evento – promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Conselho Estadual de Saúde (CES) – teve como pautas a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, sugestões de diretrizes para a definição da Política Estadual de Saúde do Trabalhador, elaboração de propostas para as macrorregiões, bem como, a escolha de delegados para a conferência estadual.

De acordo com a coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CISTT), Maria José Lima, a meta é ampliar o debate sobre os avanços em relação à saúde do trabalhador e formatar propostas para serem apresentadas durante a Conferência Nacional sobre a Saúde do Trabalhador.

Leia Também:  Prefeitura realiza atendimento itinerante com serviços de ação social na Vila Lagoinha, em Cruzeiro do Sul

“São nesses espaços democráticos que as políticas públicas são elaboradas e nos quais são debatidos temas que nos afligem como servidores e trabalhadores e, também, são construídas propostas que serão de fundamental importância para uma discussão nacional”, disse a coordenadora.

Para o vice-presidente do CES/Acre, Evandilson Alves, é importante que haja um amplo debate sobre o tema, como também a participação de todos os servidores da Saúde. Para ele, é essencial a participação de todos, para que assim sejam apresentadas propostas coesas, unificadas e que atendam as particularidades dos estados do Norte do país.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Saúde

Programa Saúde na Comunidade se aproxima dos 30 mil atendimentos em Epitaciolândia

Publicados

em

Assessoria – O programa Saúde na Comunidade chega a sua 37ª edição e já realizou cerca de 30 mil atendimentos, aos pouco foi se consolidando e ampliando com especialidade que vão de exames de ultrassonografias em mais de 12 modalidades, eletrocardiograma, consultas com médicos especialistas, dentre outros.

Para o prefeito Sérgio Lopes o programa é uma forma de levar saúde de qualidade em todos os lugares de Epitaciolândia, seja aqui na cidade ou nas comunidades mais distantes da zona rural.

“O Programa Saúde na Comunidade nasceu da necessidade de levar serviços de saúde preventiva e curativa para aquelas comunidade de difícil acesso, e hoje é o maior programa de políticas públicas em todo o estado Acre..” Destacou o prefeito.

Na 37º edição realizada na Escola Municipal João Pedro da Silva, Bairro Liberdade, foram oferecidas diversas especialidade como ortopedia, oftalmologista, eletrocardiograma, ultrassonografia, dentre outros exames

37ª Edição Saúde na Comunidade 06/08/2022

(Escola João Pedro da Silva)

Atendimento médico: 105

Procedimento odontológico: 253

Leia Também:  Mais moderno Laboratório biomolecular deve ser inaugurado

Procedimento de enfermagem: 357

Atendimento/ abordagem Psicólogo: 12

Vacina: 91

Rotina: 61

Covid: 30

Dispensação de medicamentos: 116

Auxílio Brasil: 32

Teste Rápido ISTs: 124

Teste Rápido covid: 34

PCCU: 17

Corte de cabelo: 67

Eletrocardiograma: 42

Vacina Antirrábica: 73

Especialidades 367

Ortopedia: 67

Cardiologia: 42

Pediatria: 48

Ginecologia: 55

Geriatria: 23

Oftalmologia: 132

Ultrassonografias: 251

Aparelho urinário: 79

Bexiga e próstata: 11

Abdômen total 79

Pélvica suprapúbica e transvaginal 3

Pélvica transvaginal 37

Partes moles 8

Tireóide 7

Usg de mama 7

Obstetrícia 14

Pélvica suprapúbica: 2

Parede Abdominal: 3

Região inguinal: 1

Total de atendimentos: 1.941

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA