RIO BRANCO

Saúde

II Etapa da campanha contra o sarampo é intensificada para os adultos pela Prefeitura

Publicados

Saúde

Sarampo é uma doença infecciosa, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando doente tossefalaespirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar é pela vacina. Por isso, a Secretária de Saúde por meio da Prefeitura, está realizando a II etapa da campanha contra a doença, agora para o público adulto.

Os jovens a partir dos 20 a 29 anos podem está procurando as Unidades de Saúde para serem vacinados, sendo necessário ter em mãos a carteira de vacina, essa é uma forma de prevenção contra a doença.

É importante que todos da faixa etária, procurem os postos de saúde para atualizar a carteira de vacinação, para ficar imune a doença”, endossou Joabe Rocha, coordenador de imunização.

Mesmo adultos que já receberam a vacina na infância devem ir aos postos. A exceção fica para quem já se imunizou em decorrência do surto que acomete o país. O Ministério da Saúde está se concentrando nessa faixa etária porque as taxas de vacinação são especialmente baixas, pois a aplicação quando muitos nasceram, era menos eficaz.

“Acontece que muitas vezes um jovem tomou a vacina nainfância, porém quando chegou a fase da adolescência, houve um descuido e não teve o reforço, por isso é essencial que todos se atualizem”, reforçou Joabe.

Manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, febre alta, tosse, mal-estar, perda do apetite e manchas brancas na parte das bochechas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Maternidade do Acre é modelo para outros estados com Método Canguru

Propaganda

Saúde

Cruzeiro do Sul completa um ano de vacinação contra covid-19 com mais de 125 mil doses aplicadas

Publicados

em

Há exatamente um ano atrás a prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou a aplicação das primeiras doses de vacina contra a Covid 19.

Logo de início, a secretaria municipal de saúde percebeu que tanto a doença, quanto a vacinação, apresentam peculiaridades que exigiram inovação e criatividade para atingir os públicos alvo de cada etapa de vacinação.

As primeiras ações, destinadas ao publico de maior idade, foram realizadas por meio de drive thru, reduzindo o tempo de espera e o desconforto a que seriam submetidos em longas filas de espera.

Pensando no horário de trabalho do público adulto, as ações se concentraram em oferecer horários e locais alternativos. Foi o caso da campanha ‘Bota no 12’ que manteve o serviço de vacinação até meia-noite e resultou na vacinação de 3.183 pessoas.

Com a temática de festa junina, a ação ‘Trintou da Vacinação’ representou um marco na campanha, vacinando 3.725 pessoas na Praça do Centro Cultural. A partir daí, a tematização das campanhas deu o tom da vacinação em Cruzeiro do Sul.

Leia Também:  Após irregularidades, Saúde anuncia novo processo seletivo no Acre

Assim houve: “O que você espera de um sábado a noite”, para maiores de 25, o ‘Happy Hour da Vacinação” – para maiores de 18 – e o Tik Tok da vacinação para maiores de 12. Os locais de vacinação também buscaram agradar diferentes públicos: quadras , shopping e igrejas foram alguns dos locais em que ocorreu a vacinação.

Mas as ações não pararam por aí. A secretaria de saúde realizou as vacinações móveis diretamente nos comércios da cidade e na zonal rural. Em um ônibus preparado, profissionais da parte do TI lançavam os dados no sistema em tempo real, já no local de vacinação, para possibilitar um melhor controle das doses.

Hoje, Cruzeiro do Sul tem um total de 126.293 doses aplicadas, sendo 65.042 de primeira dose, 52.635 de segunda dose. Além de de 8.616 de terceira dose.

“Entendemos que as estratégias de vacinação da secretaria foram um sucesso, resultando em uma das melhores coberturas vacinais do país em proporção à população. E isso só foi possível mediante ao empenho dos nossos servidores que trabalharam em horários fora do expediente nas campanhas”, explica a secretária Valéria Lima.

Leia Também:  Idoso e amarrado e fica o dia inteiro sem higienização na UPA em Rio Branco

“Conseguimos avançar muito com a vacinação em Cruzeiro do Sul, o que é muito positivo, já que é o meio mais eficaz que temos para combater a pandemia. Hoje o município de Cruzeiro do Sul é lembrado no Acre com um caso de sucesso e isso se deve em grande parte à resposta da nossa população, que atendeu ao nosso apelo”, explica o prefeito Zequinha Lima.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA