RIO BRANCO

Saúde

“Heróis existem na vida real”. No Dia do Enfermeiro, prefeito Zequinha Lima visita postos de saúde em Cruzeiro do Sul

Publicados

Saúde

“Muito obrigado, todos devem muito a vocês!” Foi Com essa mensagem que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, chegou nos postos de saúde do município,  na manhã dessa quarta-feira, 12, data em que se celebra o dia dedicado aos profissionais de enfermagem.

Acompanhado do secretário de saúde,  Agnaldo Lima, o prefeito conversou com profissionais e agradeceu bastante o trabalho durante a pandemia. Disse ainda que pretende fazer o possível  – dentro das possibilidades do município  – para valorizar sempre mais os profissionais da saúde.

Sobre a data do dia do enfermeiro, Zequinha disse: ” A primeira coisa que precisamos dizer aos enfermeiros e enfermeiras, nesse dia, é muito obrigado! E seguiu: “Esses profissionais mostraram durante a pandemia o que é amor a profissão,  colocando a própria vida em risco, para cuidar da vida de outras pessoas. Não existe maior prova de heroísmo do que essa. Eles são heróis da vida real, disse Zequinha!

O secretário de saúde, Agnaldo Lima, acompanhou o prefeito  e citou o desafio dos profissionais da área de saúde durante a pandemia. “Os profissionais estão submetidos a uma enorme pressão,  as coisas estão melhorando, mas houveram momentos em que, sem o amor e o comprometimento das nossas equipes, teríamos perdido o controle da situação. Tenho muito orgulho das nossas equipes, elas mostraram que o SUS existe em Cruzeiro do Sul”, refletiu Agnaldo.

Leia Também:  Diagnóstico precoce é destacado no Dia Nacional do Câncer

Dia do Enfermeiro

O dia 12 de maio é mundialmente o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820, e revolucionou a profissão, sendo um marco para a enfermagem moderna.

Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebrou o  200° aniversário do nascimento de Nightingale.

E veja Neste Plantão do 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Um caso, pra lá de inusitado foi registrado no município de Brasileia, onde um cidadão que teria ingerido bebidas alcoólicas, introduziu uma garrafa de cerveja em seu ânus, porém o homem perdeu o controle do objeto e a garrafa foi parar em seu intestino. Equipe médica dos Hospital Regional do Alto Acre teria tentado de várias maneiras fazer com que este paciente expelisse o objeto, mas não obtiveram êxito. 

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo: 

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Leia Também:  Estado investiga possíveis casos de microcefalia no Acre

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Variante Ômicron: Prefeitura e instituições adotam medidas de combate à Covid-19, em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

Decreto institui obrigatoriedade de comprovante de vacinação no âmbito municipal – Foto: Assessoria 

A fim de melhor proteger os servidores municipais e a população do município, diante do preocupante aumento do número de casos da variante Ômicron da Covid-19, o prefeito Zequinha Lima decretou na segunda, 24, a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação no âmbito da administração pública municipal. O uso de máscara facial e álcool em gel passará a ser fiscalizado com maior rigor.

A medida abrange secretarias, escolas, postos de saúde, centro administrativo, centro de atendimento ao cidadão e demais órgãos ou instituições. O decreto regulamenta e faz cumprir em âmbito municipal aquilo que já havia sido definido também por decreto em âmbito estadual. Para que o cidadão tenha acesso aos serviços do município, tais como: escolas, postos de saúde, e órgãos de atendimento, será exigida a apresentação do comprovante de vacinação. São aceitos como comprovante de imunização a carteira entregue no momento da vacinação – cuja autenticidade será verificada – e o comprovante emitido pelo sítio eletrônico “Conect SUS” Clique aqui e veja Conec Saúde.

A medida se justifica pelo aumento exponencial da doença nos últimos dias. Entre os dias 23 e 24, esse crescimento foi de 475% com 46 novos casos registrados. O crescimento corresponde ao resultado dos novos testes.

“Devido à alta trafegabilidade área e terrestre entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul estamos vendo um aumento muito grande desse novo corona vírus. O índice de transmissão é muito grande. Até semana passada estávamos numa margem confortável, mas desde sexta-feira aumentou muito, por isso estamos providenciando medidas para que mais tarde isso não venha a prejudicar a população.”, explicou Valéria Lima, secretária municipal de saúde.

Leia Também:  Sesacre comunica registro de mais cinco mortes por Coronavírus e 238 novas casos que testaram positivo para a doença

Alta cobertura vacinal

A alta transmissibilidade da variante ômicron é preocupante e merece a atenção para evitar que Cruzeiro do Sul assista a um surto como o que vem ocorrendo em outros munícipios. No entanto, o alto índice de cobertura vacinal no município confere uma proteção para que as pessoas infectadas não desenvolvam formas graves da doença.

Em Cruzeiro do Sul, mais de 65 mil pessoas receberam ao menos a primeira dose, que entre a população acima de 12 anos, corresponde a 98%, o que coloca o município entre aqueles que mais vacinou proporcionalmente à sua população. O número de pessoas vacinadas com duas doses é de pouco mais de 52 mil, correspondendo a pouco mais de 81% da população acima de 12.

Os índices fornecem uma pista de que muitas pessoas atenderam ao apelo da vacinação, mas deixaram passar o prazo para a segunda dose. A intenção da medida é também fazer com que estas pessoas busquem os serviços de vacinação para a atualização do ciclo vacinal.

“A gestão sempre teve a preocupação em relação à cobertura vacinal. Nossa cobertura vacinal é bastante alta, isso traz um pouco mais de tranquilidade para nós e reflete nos índices de internação hospital. Isso é o resultado de um trabalho de vacinação que foi feito”, explicou a secretária.

“O município vem realizando a busca ativa, ligando para cada usuário. Também estão sendo aplicadas as doses de reforço para menores de 12 anos. Os postos de saúde estão atendendo diariamente, alguns com horário estendido”, concluiu.

Para o prefeito Zequinha Lima, apesar de Cruzeiro do Sul possuir um dos mais altos índices de vacinação do país, é preciso ter atenção para evitar a propagação da doença e, sobretudo, os óbitos.

Leia Também:  Estado investiga possíveis casos de microcefalia no Acre

“Temos que tomar medidas de restrições, regras de atendimento interno na prefeitura, uso da massacra, distanciamento, álcool em gel, cobrar dos servidores para dar nossa parcela de contribuição, orientar e fiscalizar e precisamos trazer as instituições para dar sua contribuição, precisamos tomar mais cuidado”.

“Já existe um decreto do estado exigindo isso, terá de apresentar carteirinha do Covid-19 para ter acesso aos serviços da prefeitura: escola, posto de saúde e órgãos internos. Não vai entrar sem máscaras. Não vai ter acesso se não tiver acesso, não queremos que ninguém venha a perder a vida, tivemos de preservar a vida. Tivemos 191 mortes na primeira onda e não podemos ter uma estatística como essa. São medidas amargas, mas que a gente precisa tomar cuidado porque a nova onda está aí. O mundo inteiro está vendo, enchendo hospitais, esse vírus espalha muito mais rápido. Estamos em uma situação confortável ainda e por isso temos de tomar medidas enquanto estamos nessa situação”, concluiu o prefeito.

“Desde o início da pandemia temos buscado, por todos os meios possíveis, enfrentar essa doença. A vacina é a que tem apresentado os melhores resultados no combate a Covid-19, mesmo agora no caso da variante ômicron. Não podemos ser descuidados com algo que afeta a saúde de nossos servidores e de nossa população. Nosso entendimento é de que essa medida ajuda a ampliar a cobertura vacinal e protege a população como um todo”, disse o prefeito Zequinha Lima.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA