RIO BRANCO

Saúde

HC realiza mais de 35 mil cirurgias em cinco anos

Proposta é aumentar números de procedimentos. A média é de 20 a 25 cirurgias por dia

Publicados

Saúde

Proposta é aumentar números de procedimentos. A média é de 20 a 25 cirurgias por dia 

Por Cássia Veras 

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)

De 2009 a 2014, mais de 35 mil cirurgias foram realizadas no Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. Cirurgia geral, ortopédica, oftalmológica, urologia e oncológica são algumas das 16 mais executadas especialidades oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre.

A Central de Agendamento de Cirurgias (CAC) do HC é responsável tanto por cadastrar os pacientes que necessitam de algum procedimento cirúrgico, quanto pelo agendamento de cirurgias. No agendamento, também chamado de qualificação, existem duas pastas de pacientes: a pasta de prioridade médica, baseada no diagnóstico do médico e a pasta eletiva, de pacientes que possuem uma enfermidade, mas não estão em crise, ou seja, que não são emergenciais.

Segundo a coordenadora do CAC, Wanderleia Barbosa, algumas das propostas da gestão é intensificar os mutirões, o que diminuirá o tempo de espera dos pacientes.

Centro cirúrgico

multirão_de_transplantes_hc_foto_luciano_pontes-6-300x214Todos os dias, a gerente do centro cirúrgico, enfermeira Neuma de Souza, recebe do CAC um mapa cirúrgico – documento que contém possíveis cirurgias para serem agendadas para o próximo dia. “Baseado nos materiais que a gente tem, nas logísticas das salas e equipe, eu monto o mapa cirúrgico oficial”, explica.

Leia Também:  Vigilância Sanitária de Cruzeiro do Sul orienta população no combate à COVID-19

De acordo com Neuma, para que o centro cirúrgico possa realizar as atividades diárias é necessário que todos os setores do HC estejam funcionando. “Este ano, a média que estamos conseguindo manter é de 20 a 25 cirurgias por dia”, destaca.

O centro cirúrgico do HC, que funciona das 7 às 19 horas, é o único do Acre que realiza cirurgias eletivas financiadas pelo SUS. Além deste, o centro cirúrgico do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) funciona para cirurgias emergenciais e existe um convênio do governo do Estado com o Hospital Santa Juliana para realização de cirurgias cardíacas.

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

População no município de Xapuri recebe atendimentos do programa Saúde Itinerante Especializado

Publicados

em

A coordenadora do programa Saúde Itinerante, Rosemary Ruiz, destaca a proximidade do serviço de saúde à população – Foto: Cedida

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou nos dias 22 e 23 de outubro, no município de Xapuri, atendimentos à população pelo programa Saúde Itinerante, na Escola Estadual Madre Gabriela Nardi, no bairro Sibéria.

Foram oferecidos os seguintes serviços: consultas médicas de medicina da família, pediatria, ginecologia, obstetrícia, geriatria, além da realização de exames laboratoriais, de apoio diagnóstico, ultrassonografias e preventivo do câncer do colo do útero (PCCU).

Além disso, a população contou com atendimentos odontológicos e serviço social, enfermagem, entrega de medicamentos e vacinas do contra a Covid-19 e de rotina. Madalena Maia, de 45 anos, aproveitou para fazer o PCCU e atualizar a carteira vacinal dos filhos.

“É muito importante esse serviço para a população. Eu me sinto muito grata porque é um serviço que fica próximo de nós, então é mais fácil para a gente”, destacou Madalena Maia.

A coordenadora do programa Saúde Itinerante, Rosemary Ruiz, destaca a proximidade do serviço de saúde à população: “A preocupação do Estado é levar esse tipo de ação onde a população reside, fazendo o caminho inverso, devido à dificuldade que muitos encontram para procurar os serviços médicos”.

Leia Também:  Vigilância Sanitária de Cruzeiro do Sul orienta população no combate à COVID-19

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereadora Neiva Badotti – “Não me manda recado, mais! Este tipo de recado é de quem deve, é de quem está com medo, eu vou continuar fiscalizando, denunciando doa a quem doer. Eu tenho certeza que essas denuncias não vão passar despercebidas, eu confio plenamente no Poder Judiciário na Policia Federal que não vão usar dois pesos e duas medidas para ninguém. Ninguém está acima da Lei, nem a senhora prefeita, nem o Governo do Estado e nem o presidente da República interfere na PF, não me mande mais recado!!”, concluiu a parlamentar.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA