RIO BRANCO

Saúde

Farmácia na nefrologia melhora fluxo de distribuição de medicamentos para pacientes em tratamento de hemodiálise

Publicados

Saúde

Distribuição de medicamento sendo realizada na farmácia da nefrologia da Fundhacre – Foto: Danna Anute

Assessoria – A assistência farmacêutica da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, destaca que a tendência de demanda por medicamentos é crescente, logo, fez a implementação da estrutura física do setor de farmácia na nefrologia. A ação é um passo importante para otimizar o fluxo da distribuição dos medicamentos aos pacientes renais crônicos que realizam o tratamento de hemodiálise.

“Em gestões anteriores, os pacientes precisavam se direcionar ao Centro de Referência para o Programa de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Creme) para receberem os remédios, a fim de realizar as sessões diárias de hemodiálise para continuarem o tratamento”, disse a gerente da nefrologia, Wanderleia Barbosa.

Os coquetéis medicamentosos distribuídos aos pacientes renais crônicos são essenciais para a eficácia do tratamento e melhora clínica. Atualmente, o acondicionamento das medicações dos nefropatas está ocorrendo regularmente no setor de farmácia da nefrologia da Fundhacre.

“A implementação do espaço físico na farmácia da nefrologia pretende garantir uma melhora no fluxo de tratamento dos pacientes que realizam hemodiálise. Paralelamente, há um resultado benéfico na dinâmica de atendimentos e prestação de assistência e serviços no setor de nefrologia”, relatou Christiane Lopes, enfermeira técnica do setor de nefrologia da Fundhacre.

A respeito dos remédios habilitados e distribuídos aos pacientes renais crônicos, em sua maioria são de responsabilidade do Ministério da Saúde que abastece e entrega às Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Essa dinâmica é realizada por meio do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção à Saúde (CGAE/DAET/SAS).

Leia Também:  Hemoacre faz campanha de doação de sangue e medula óssea.

“Pacientes renais crônicos precisam de doses diárias de vida, isso quer dizer, fazer hemodiálise para dar seguimento ao tratamento e melhora clínica. Assim, a implementação da farmácia possibilitou uma celeridade na entrega de medicamentos após a finalização do processo de filtragem e depuração sanguínea que ocorre via tratamento por hemodiálise”, disse João Paulo Silva, presidente da Fundação Hospital Estadual do Acre.

Destaca-se que a requisição e entrega dos medicamentos aos órgãos competentes para à população é feita de acordo com critérios técnicos do Ministério da Saúde em integração com o Sistema Único de Saúde (SUS), que dispõe de recursos para distribuir os remédios ao Creme e a Secretaria de Estado de Saúde do Acre [Sesacre] para que seja concluído o ciclo especifico de tratamento paliativo e abordagens terapêuticas.

O fluxo de entrega de medicamento é realizado diariamente pelo setor da farmácia, todas as etapas seguem os critérios específicos para a correta execução do serviço na unidade. A assistência farmacêutica faz a conferência e avaliação de acordo com os exames e as prescrições médica. A farmácia está situada ao lado da sala branca e tem uma média de 158 pacientes atendidos pelo setor”, relatou Marcos Felipe Nascimento, farmacêutico na nefrologia.

Leia Também:  Nas últimas 24 horas, foram 19 novos casos, o número da doença no estado subiu de 176 para 195

Atualmente, no setor de nefrologia da Fundhacre há 143 pacientes renais crônicos cadastrados e realizando o tratamento de hemodiálise. O setor tem procurando acolher os pacientes conforme a necessidade individual de cada um. Além disso, a instituição tem procurado melhorias e qualificação, entre os quais, voltados para emendas parlamentares aprovadas em 2020 que visam a aquisição de equipamentos no serviço de nefrologia e a ampliação na unidade, ainda para esse semestre.

E veja também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo: O Balanço Semanal Criminal estreou neste domingo para compor a programação do 3 de Julho Notícias e hoje trazemos os principais assuntos policiais que aconteceram em todo o estado principalmente na Capital Rio Branco, lugar onde se concentra o maior índice de práticas ilícitas. Dentre os assuntos estão: Apreensão de entorpecentes e armas, prisão, operações policiais, feminicídio e outros.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Em uma semana, nova gestão realiza mais de 90 cirurgias ortopédicas no Pronto Socorro de Rio Branco

Publicados

em

Empresa se dispôs a assumir a unidade do Pronto Socorro de Rio Branco antes do prazo determinado em contrato – Foto: Reprodução

Quem passa pelo Pronto Socorro de Rio Branco hoje não irá reconhecer o cenário de caos flagrado na unidade no início do mês de novembro. As longas filas na ala de ortopedia, que se formaram após a antiga empresa responsável pela unidade encerrar o atendimento aos pacientes, foi praticamente zerada e o atendimento segue normalizado. Atualmente, mais de vinte ortopedistas atuam no local.

A nova contratada para gerir o setor no Pronto Socorro, a Medtrauma Centro Especializado em Ortopedia, interveio antes do período determinado pelo contrato firmado com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, para auxiliar os pacientes que estavam aguardando por atendimento médico. Em uma semana, foram realizados cerca de noventa e três procedimentos cirúrgicos, além de 430 visitas médicas e 57 atendimentos ambulatoriais destinados aos pacientes do pós-operatório. 

O coordenador da empresa, Dr. Régis Castro, pontua que quando a equipe médica assumiu a unidade, na quinta-feira (11), o cenário era preocupante. “Não cabe a nós discutir o que houve com a antiga contratada, mas nos dispusemos a auxiliar, pois sabemos que a população não pode esperar. Desde então, temos trabalhado focados e conseguimos colocar em pouco tempo, os atendimentos em dia”, pontua.

Leia Também:  Policlínica Joseh Alexandre já realizou mais de 168 mil atendimentos

Ainda de acordo com o coordenador, quando a Medtrauma chegou à unidade, quase noventa pessoas aguardavam internadas para serem operadas. É nesse cenário que o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindimed – AC) interveio e protocolou uma denúncia relatando que a antiga gestora, suspendeu os atendimentos e chegou a retirar os equipamentos e materiais cirúrgicos do local, provocando reclamações. 

“Quanto entramos aqui, o cenário era de terra arrasada. Eram pessoas com fraturas, amputações e outros traumas necessitando urgentemente de amparo. Trouxemos imediatamente nosso corpo médico e toda nossa expertise na prestação de assistência complementar à saúde e em tempo recorde estruturamos toda a equipe de enfermagem de instrumentação cirúrgica e apoio administrativo”, reforça o coordenador. Somente nas primeiras 24 horas de atendimento, foram realizados treze procedimentos cirúrgicos, trinta e oito consultas ambulatoriais e 100 atendimentos na porta de entrada da urgência e emergência. 

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do Acre já realizou vistorias no Pronto Socorro e conversou com médicos, enfermeiros e chefes de setores para constatar a atuação. “O CRM tem acompanhado de perto esse momento de transição para assegurar que os pacientes sejam atendidos da melhor forma possível”, declarou a presidente da entidade, Dra. Leude Dávalos.

Leia Também:  Novos servidores da maternidade participam de oficina de acolhimento

Assessoria: Dialum

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA