RIO BRANCO

Saúde

‘Era meu sonho’, diz socioeducanda aprovada em biomedicina no AC

Jovem começou curso esta semana e diz que apreensão foi uma lição. ‘Não valeu a pena ter feito o que fiz’, diz jovem de 17 anos.

Publicados

Saúde

Jovem começou curso esta semana e diz que apreensão foi uma lição. ‘Não valeu a pena ter feito o que fiz’, diz jovem de 17 anos. 

Socioeducanda diz que sempre gostou de estudar e está ansiosa para se formar e poder fazer o curso de biomedicina (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Socioeducanda diz que sempre gostou de estudar e está ansiosa para se formar e poder fazer o curso de biomedicina (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Há três anos cumprindo medida de semiliberdade no Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), uma jovem de 17 anos iniciou, nesta segunda -feira (9), uma nova etapa na sua vida. Ela passou no curso de biomedicina em uma faculdade particular de Rio Branco. De acordo com a jovem, a graduação era um sonho. “Sempre fui uma boa aluna, meu sonho é fazer medicina, mas como não consegui nota suficiente no Enem, biomedicina é um curso ligado à saúde, então me interessei”, afirma.

Detida em 2012, após uma briga em que acabou esfaqueando outra adolescente por causa de ciúmes do namorado, a jovem conta que depois do ocorrido ficou escondida durante 15 dias na casa de um parente. Após o período, resolveu procurar a mãe e pedir que ela providenciasse um advogado para se apresentar na delegacia.

Leia Também:  Doença rara e sem cura conhecida, fibrose cística afeta 70 mil pessoas no mundo

“Depois do que aconteceu eu fiquei assustada e me escondi durante 15 dias na casa de um parente. Foi quando liguei para minha mãe e pedi que ela providenciasse um advogado para eu me apresentar na delegacia, já que não queria ser presa. Quando me apresentei, consegui ficar respondendo em liberdade”, conta a jovem.

O nível superior vai ser todo custeado por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A jovem comemora a oportunidade. “Gosto muito de estudar e nunca fiquei de ano, quando tudo aconteceu eu estava no primeiro ano do ensino médio e mesmo assim consegui concluir o colegial. Depois que tive que cumprir com a medida de semiliberdade, acabei tendo um incentivo a mais para os estudos, porque não valeu a pena ter feito o que fiz. Hoje eu entendo que quase estraguei minha vida, mas me alegro por ter vencido essa etapa”, diz.

Segundo ela, agiu por impulso e não tinha noção do que pudesse acontecer. “Eu me arrependi muito por ter feito o que fiz, não tinha noção que seria tão complicado. Agi por impulso, porque no momento não soube o que fazer. Quando ela veio me bater, minha reação foi pegar a faca. Se eu pudesse voltar no tempo teria só corrido. A lição que aprendi foi que quase perdi minha vida, se tivesse sido presa eu teria prejudicado os meus estudos e hoje eu poderia não estar realizando esse sonho”, declara.

Leia Também:  Mais um mutirão de cirurgias foi realizado em Senador Guiomard

Para a mãe da jovem, a professora Maria José, de 42 anos, por mais que seja difícil dar apoio aos filhos após cometerem atos infracionais, os pais precisam ajudar e estar junto, para auxiliar na mudança de comportamento. “Diante de tudo que nós passamos, eu aprendi que nós nunca devemos abandonar nossos filhos. Se não estivermos do lado apoiando, a situação acaba se tornando pior. Fiz tudo que estava ao meu alcance, porque não queria ver o sonho dela se acabar. Estou muito feliz com a vitória dela, vai ser um privilégio poder estar ao seu lado quando for se formar”, declara.

Jovem se arrependeu de ter cometido ato e diz que graduação é a realização de um sonho (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Jovem se arrependeu de ter cometido ato e diz que graduação é a realização de um sonho (Foto: Iryá Rodrigues/G1)

Iryá Rodrigues Do G1 AC

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

População no município de Xapuri recebe atendimentos do programa Saúde Itinerante Especializado

Publicados

em

A coordenadora do programa Saúde Itinerante, Rosemary Ruiz, destaca a proximidade do serviço de saúde à população – Foto: Cedida

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou nos dias 22 e 23 de outubro, no município de Xapuri, atendimentos à população pelo programa Saúde Itinerante, na Escola Estadual Madre Gabriela Nardi, no bairro Sibéria.

Foram oferecidos os seguintes serviços: consultas médicas de medicina da família, pediatria, ginecologia, obstetrícia, geriatria, além da realização de exames laboratoriais, de apoio diagnóstico, ultrassonografias e preventivo do câncer do colo do útero (PCCU).

Além disso, a população contou com atendimentos odontológicos e serviço social, enfermagem, entrega de medicamentos e vacinas do contra a Covid-19 e de rotina. Madalena Maia, de 45 anos, aproveitou para fazer o PCCU e atualizar a carteira vacinal dos filhos.

“É muito importante esse serviço para a população. Eu me sinto muito grata porque é um serviço que fica próximo de nós, então é mais fácil para a gente”, destacou Madalena Maia.

A coordenadora do programa Saúde Itinerante, Rosemary Ruiz, destaca a proximidade do serviço de saúde à população: “A preocupação do Estado é levar esse tipo de ação onde a população reside, fazendo o caminho inverso, devido à dificuldade que muitos encontram para procurar os serviços médicos”.

Leia Também:  Doença rara e sem cura conhecida, fibrose cística afeta 70 mil pessoas no mundo

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereadora Neiva Badotti – “Não me manda recado, mais! Este tipo de recado é de quem deve, é de quem está com medo, eu vou continuar fiscalizando, denunciando doa a quem doer. Eu tenho certeza que essas denuncias não vão passar despercebidas, eu confio plenamente no Poder Judiciário na Policia Federal que não vão usar dois pesos e duas medidas para ninguém. Ninguém está acima da Lei, nem a senhora prefeita, nem o Governo do Estado e nem o presidente da República interfere na PF, não me mande mais recado!!”, concluiu a parlamentar.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA