RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Em Brasiléia mulher mais vida realiza o exame de mamografia

O programa mulher mais vida (programa do governo estatual)

Publicados

Saúde

O programa mulher mais vida (programa do governo estatual)

Por Paula Alcântara (DRT 338) 

Em Rio Branco AC - Foto : Alemão Monteiro

Em Rio Branco AC – Foto : Alemão Monteiro

Coordenadora  LUCÉLIA BORGES

20140529_152641O programa mulher mais vida vem com finalidade de fazer o exame de mamografia nas mulheres dos municípios do alto acre que são: Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri estão realizando o exame de mamografia na capital Rio Branco que já foram contempladas várias mulheres da zona rural e urbana através da secretaria de saúde do estado.

E lembrando que só podem fazer o exame as mulheres acima de 40 anos.

Através da secretaria estatual da saúde (SESACRE) 0 programa tem como prioridade atender as mulheres acima de quarenta anos com o exame de mamografia realizada de forma preventiva ao câncer de mama.
.

Este programa beneficiará mulheres do alto acre (Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri) que posteriormente atendera também o município de Assis Brasil.

O programa já atendeu cerca de 180 (cento e oitenta) a 200 (duzentas) mulheres, onde as mesma recebem todo apoio do Governo do estado deste o deslocamento para realização do exame em Rio Branco.

Leia Também:  PSDC realiza ato de filiação em Plácido de Castro

O exame é feito na CECON na capital e tem o acompanhamento da coordenadora  LUCÉLIA BORGES responsável pelo acompanhamento das mulheres para a capital (AC) a mesna é coordenadora do núcleo regional de saúde do alto acre de Brasiléia

Em Rio Branco AC - Foto : Alemão Monteiro

Em Rio Branco AC – Foto : Alemão Monteiro

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Saúde

Balanço: Prefeitura de Cruzeiro do Sul reduz casos de dengue e malária no município

Publicados

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta sexta-feira, 19, um balanço das ações voltadas ao combate à dengue e a malária na cidade. Dados da Vigilância Entomológica mostram que de janeiro a março de 2024 comparado com mesmo período do ano passado, houve redução de 47% dos casos de dengue e 12% de malária.

Em 2023, nos três primeiros meses do ano, o número de casos de dengue chegou a 361, e reduziu para 192 em 2024. O número de casos de malária, que em 2023 atingiu 828 pessoas, neste ano foi de 725.

Para continuar diminuindo os números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executa ações preventivas nos bairros da cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, Leonisio Messias, o objetivo é manter em constante redução a taxa de incidência de casos de dengue e de malária entre a população. Destacando que o combate tem sido exitoso graças ao trabalho conjunto da população e prefeitura.

Leia Também:  Após caso de meningite na Bolívia, Vigilância do Acre manda equipe para fronteira

“A redução nos casos é fruto do sucesso de todos. A equipe segue empenhada e não mede esforços nas ações de vistorias em quintais, aplicação de larvicida, bloqueio Entomológico e outras medidas. Mesmo com essa redução de casos a determinação do prefeito Zequinha Lima é de seguir com a redução desses casos no município “, destacou.

“A equipe está trabalhando por ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a 2 meses trabalhados totalizando 6 ciclos no ano. Cada agente é responsável por 800 a 10000 imóveis por ciclo como é determinado pelo Ministério da saúde e cumprido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Diariamente a equipe orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser tomados como manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, enfim entre outras orientações e prevenções. Quero agradecer a ajuda da população que segue nos a auxiliando nesses serviços de combate”, ressaltou.

Paralelo as ações das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza, realiza um mutirão em Cruzeiro do Sul. Já retirou 4,5 toneladas de lixo e entulho dos bairros da cidade. A ação prossegue até que as equipes alcancem os 38 bairros, 19 Avenida, 7 Vilas e 9 Conjuntos Habitacionais do município.

Leia Também:  Urgente: Novo boletim da Sesacre mostra Brasileia com 23 casos confirmados de Coronavírus

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA