RIO BRANCO

Saúde

Campanha quer arrecadar lenços para pacientes com câncer no Acre

Projeto é do Tribunal de Justiça do Acre e foi lançado nesta terça-feira (15). Arrecadação se estende até a sexta (19).

Publicados

Saúde

Projeto é do Tribunal de Justiça do Acre e foi lançado nesta terça-feira (15). Arrecadação se estende até a sexta (19).

O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) lançou uma campanha para arrecadar lenços para pacientes que fazem tratamento contra o câncer. A campanha foi lançada nesta terça-feira (16) e se estende até a sexta (19).

A ação é em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama. Para o lançamento, o TJ-AC reuniu funcionários para ouvir palestras com um mastologista.

“Todo ano estamos fazendo esse trabalho para conscientizar para que toda sociedade saiba que a prevenção é a melhor coisa e o diagnóstico precoce tem muita cura. Então, esse é o papel do Poder Judiciário, trazer o Outubro Rosa para nós e toda sociedade”, explicou a presidente do TJ-AC Denise Bonfim.

Funcionários aderiram a cor rosa para o uso da semana de trabalho, tudo para ajudar na arrecadação e na conscientização.

“É uma questão de consciência social e, como temos um braço do tribunal que é a qualidade de vida, temos que trazer essa orientação para nossos servidores porque se preocupa com nossa mão de obra”, confirmou diretor de gestão Udson Magalhães.

Leia Também:  Sesacre registra 3 mortes por covid-19 e mais 368 novos casos da doença nas últimas 24 horas

A assessora jurídica Dulcinéia Azevedo falou que passou a se cuidar preventivamente após palestras com o especialista.

“A gente como servidor tem que prestigiar. Eu mesma, como mulher, através das palestras que assisti no Outubro Rosa passei a cuidar mais preventivamente. Então, é excelente”, ressaltou.

O mastologista Sidney Rogério explicou que quanto mais cedo a mulher for em busca do tratamento menos risco de contrair a doença vai ter.

“Então, se diagnostica ainda em fases assintomáticas, ou seja, que a mulher não está sentindo nada, muitas vezes o paciente fala que não está sentido nada e não precisa ir ao médico e é muito engano. É aí que está a grande vantagem do rastreio”, avaliou.

Dados do Instituto Nacional do Câncer a previsão para o Acre é de 80 novos casos. As mulheres buscam Hospital do Câncer do estado. Segundo o especialista no caso, há 16 mulheres na fila para cirurgias.

“É um tratamento contínuo e ele tem seu limite estipulado pelo SUS com regra de 90 dias para início e término como cirurgia até iniciar sua quimioterapia por fim”, concluiu.

Leia Também:  Mutirão de cirurgias do Into-RJ realiza mais de 20 procedimentos

Veja o Vídeo: 3 de Julho Entrevistas

Veja nesta entrevista o trabalho desenvolvido pelo Movimento de reintegração das Pessoas que contraíram a Hanseníase, e conheça mais sobre esta doença, Curta a nossa página do Facebook 3 de Julho Noticias – A voz da Fronteira e se inscreva no nosso canal do YouTube 3 de Julho Noticias e lembre-se de ativar as notificações clicando no sininho.

Do G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Em uma semana, nova gestão realiza mais de 90 cirurgias ortopédicas no Pronto Socorro de Rio Branco

Publicados

em

Empresa se dispôs a assumir a unidade do Pronto Socorro de Rio Branco antes do prazo determinado em contrato – Foto: Reprodução

Quem passa pelo Pronto Socorro de Rio Branco hoje não irá reconhecer o cenário de caos flagrado na unidade no início do mês de novembro. As longas filas na ala de ortopedia, que se formaram após a antiga empresa responsável pela unidade encerrar o atendimento aos pacientes, foi praticamente zerada e o atendimento segue normalizado. Atualmente, mais de vinte ortopedistas atuam no local.

A nova contratada para gerir o setor no Pronto Socorro, a Medtrauma Centro Especializado em Ortopedia, interveio antes do período determinado pelo contrato firmado com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, para auxiliar os pacientes que estavam aguardando por atendimento médico. Em uma semana, foram realizados cerca de noventa e três procedimentos cirúrgicos, além de 430 visitas médicas e 57 atendimentos ambulatoriais destinados aos pacientes do pós-operatório. 

O coordenador da empresa, Dr. Régis Castro, pontua que quando a equipe médica assumiu a unidade, na quinta-feira (11), o cenário era preocupante. “Não cabe a nós discutir o que houve com a antiga contratada, mas nos dispusemos a auxiliar, pois sabemos que a população não pode esperar. Desde então, temos trabalhado focados e conseguimos colocar em pouco tempo, os atendimentos em dia”, pontua.

Leia Também:  Médicos estrangeiros chegam ao Acre

Ainda de acordo com o coordenador, quando a Medtrauma chegou à unidade, quase noventa pessoas aguardavam internadas para serem operadas. É nesse cenário que o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindimed – AC) interveio e protocolou uma denúncia relatando que a antiga gestora, suspendeu os atendimentos e chegou a retirar os equipamentos e materiais cirúrgicos do local, provocando reclamações. 

“Quanto entramos aqui, o cenário era de terra arrasada. Eram pessoas com fraturas, amputações e outros traumas necessitando urgentemente de amparo. Trouxemos imediatamente nosso corpo médico e toda nossa expertise na prestação de assistência complementar à saúde e em tempo recorde estruturamos toda a equipe de enfermagem de instrumentação cirúrgica e apoio administrativo”, reforça o coordenador. Somente nas primeiras 24 horas de atendimento, foram realizados treze procedimentos cirúrgicos, trinta e oito consultas ambulatoriais e 100 atendimentos na porta de entrada da urgência e emergência. 

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do Acre já realizou vistorias no Pronto Socorro e conversou com médicos, enfermeiros e chefes de setores para constatar a atuação. “O CRM tem acompanhado de perto esse momento de transição para assegurar que os pacientes sejam atendidos da melhor forma possível”, declarou a presidente da entidade, Dra. Leude Dávalos.

Leia Também:  Prefeitura e Estado viabilizam exame de tipagem sanguínea de estudantes da rede pública

Assessoria: Dialum

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA