Saúde
Dos 20 mortos por Covid, 5 não tomaram nenhuma dose de vacina e nenhum recebeu a dose de reforço
Saúde
Dos 20 mortos por Covid em janeiro no AC, cinco não tomaram nenhuma dose vacina e nenhum recebeu a dose de reforço — Foto: Geisy Negreiros/g1
Das 20 pessoas que morreram vítimas da Covid-19 no mês de janeiro no Acre, cinco não tinham tomado nenhuma dose de vacina contra a doença. O dado é da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) divulgado nesta segunda-feira (7).
O levantamento aponta que nenhum dos mortos pela Covid no mês passado tinha recebido a dose de reforço do imunizante. As vítimas tinham entre 42 e 96 anos.
Há ainda quatro vítimas que estão com status “ignorado” com relação à vacinação. Isso porque, segundo a Sesacre, não há nenhuma informação de vacina dessas pessoas no e-SUS.
Os dados mostram ainda que entre as vítimas nove haviam tomado a 2ª dose do imunizante. E duas tinham tomado somente a primeira dose da vacina.
Ainda segundo a Sesacre, as informações sobre a situação vacinal das vítimas da Covid-19 são retiradas do e-SUS. E, portanto, alguns dos dados podem mudar de acordo com a atualização da plataforma. Ou seja, uma vítima pode ter tomado mais de uma vacina e ainda não constar no sistema até a data da consulta.
Internações
Em todo o estado há 82 pessoas internadas, das quais 79 com teste positivo, conforme o painel de informações sobre a Covid-19 no Acre.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado está em 66,67%. Dos 30 leitos de UTI existentes, 20 estão ocupados, desses 17 só no Into, onde a taxa de ocupação atingiu os 85%. São 20 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.
Com relação às enfermarias, há um total de 62 pessoas internadas, o que representa uma taxa de ocupação de 88%. No Into, dos 40 leitos de enfermaria, 28 estão ocupados. Tentamos contato com a gerência do hospital de campanha de Rio Branco para saber sobre situação vacinal das pessoas internadas na unidade, mas ainda não recebeu resposta até última atualização desta reportagem.
No último dia 23 de janeiro, em meio ao aumento de atendimentos e internações, a gerente-geral da unidade, Helen Freitas, informou que dos oito internados na UTI na época, cinco não tomaram vacina e três não completaram o esquema vacinal.
O Into é a principal unidade de atendimento de casos de Covid na capital acreana. A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) disponibilizou o hospital para atender esses pacientes em junho de 2020.
Terceira onda de Covid no Acre
Em janeiro deste ano, o Acre bateu recorde de casos positivos para a Covid-19. O estado registrou um total de 12.876 pessoas infectadas pela doença, o mês com maior número de casos desde o início da pandemia. Esse total é quase que 90% maior do que o número registrado em janeiro de 2021, que foi 6.847. A explicação para o aumento é a chegada da variante Ômicron no estado.
Em meio à terceira onda da Covid-19, o governador Gladson Cameli proibiu eventos para mais de 300 pessoas em todo o Acre. A proibição começa a valer nesta segunda-feira (7) e tem validade até 31 de março deste ano.
Se o número de casos positivos de Covid-19 em janeiro deste ano assusta, o número total de vítimas fatais reduziu em relação a janeiro do ano passado. Nos primeiros 31 dias de 2022, o Acre teve 20 mortes pela doença. Já em janeiro 2021, 72 pessoas perderam a vida para a Covid. A redução é de mais de 72% entre os períodos avaliados.
Em seis dias, o mês de fevereiro registrou 5.541 novos casos, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). Ainda sem reagentes para fazer os diagnósticos, o Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) já acumula 1.316 exames na fila de espera.
O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de 11.833 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 212, já a de letalidade – quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença – é de 1,8%.
Maiores taxas de contaminação a cada 10 mil habitantes: Assis Brasil – 2.554; Xapuri – 1.694; Tarauacá – 1.588; Mâncio Lima – 1.561 e Santa Rosa – 1.517
Vacinação no Acre
De acordo com informações do painel de vacinação do governo do Acre, atualizado nesse domingo (6), foram aplicadas em todo estado 1.189.493 doses de vacina desde o início da vacinação, em janeiro do ano passado.
Ao todo, 478.043 pessoas tomaram a segunda dose e 12.386 a dose única e, assim, estão totalmente imunizadas. Ainda segundo os dados do painel do governo do estado, 592.874 pessoas acima de 12 anos de idade tomaram ao menos a primeira dose da vacina no Acre.
Já com relação à dose de reforço, que é destinada às pessoas com idade acima de 18 anos, os dados apontam que 92.961 receberam a vacina. Por G1 Acre.
E Veja Também no 3 de Julho Notícias Acre 24 Horas
Veja o Vídeo Abaixo: A deputada Perpétua Almeida criticou a fala do presidente Bolsonaro na abertura dos trabalhos no Congresso Nacional. Bolsonaro mandou recado ao Supremo Tribunal Federal, descartou qualquer impedimento na Reforma Administrativa e elogiou alguns ministros do seu governo. Porém, não falou sobre a alta do desemprego, da fome ou da inflação.
Acompanhe nossas Redes Sociais
Twitter: 3 de Julho Notícias
Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos
Página Facebook: 3 de Julho Notíci
Página do Instagram: 3 de Julho Noticias
Veja o Vídeo:
Veja-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe
Veja-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.
Veja-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.
Veja-se na Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

Saúde
Prefeitura de Plácido de Castro e Funasa recebem equipe de vacinação contra o Sarampo, Influenza e Hepatite
Uma equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, levaram vacinas até o prédio da Prefeitura e FUNASA.
A Sra. Aglanair Coimbra, Téc. de Enfermagem e Coordenadora de Imunização e Rêde de Frios do Município, juntamente com a auxiliar do PNI – Programa Nacional de Imunização, Tárcila Jorge, dispuseram aos interessados, as vacinas contra o Sarampo (Tríplice Viral), Influenza, Dupla Adulto, Covid-19, Hepatite “B”, e Pneumo 23.
Segundo Aglanair Coimbra, foram aplicadas ao todo, 193 doses de vacinas.
-
Polícia7 dias atrás
Empresário do Acre Maurício Lisboa morre após ter carro atingido por veículo que disputava racha
-
Polícia7 dias atrás
Corpo encontrado parcialmente queimado no DF é de Marina Paz Katriny de 30 anos natural de Rio Branco
-
Política7 dias atrás
Com afastamento de Sérgio Petecão e Márcio Bittar, Acre terá dois novos representantes no senado federal
-
Polícia7 dias atrás
Quadrilha foi presa após fazer família refém durante um assalto em lanchonete na Nova Estação, em Rio Branco