Saúde

Doação de órgãos e tecidos é tema de palestra ministrada a alunos do Senac

Campanha visa informar quem pode doar e como ser um doador de órgãos e tecidos.

Publicados

Saúde

Campanha visa informar quem pode doar e como ser um doador de órgãos e tecidos. 

 Por Álefe Souza 

Doação de órgãos e tecidos

A campanha Doe Órgãos, Doe Vida, promovida pela Central de Transplantes do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC), tem como objetivo desconstruir os mitos e preconceitos que ainda existem em torno da doação de órgãos, aumentando, consequentemente, o número de doações.

Para esse fim, palestras estão sendo realizadas desde o fim do mês de maio deste ano, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para os alunos dos cursos das áreas de saúde, moda e beleza e segurança do trabalho, por exemplo.

Na tarde da segunda-feira, 13, 197 jovens participaram de uma dessas palestras ministradas pela coordenadora da Central de Transplantes, Regiane Ferrari.

“As palestras têm como objetivo informar como ser doador e quais órgãos podem ser doados por um doador vivo ou falecido, como é feito o diagnóstico de morte encefálica, e para quem vão os órgãos e tecidos”, explicou Regiane.

Leia Também:  Mais de 70 casos de caxumba foram registrados nos primeiros meses em Cruzeiro do Sul

A estudante de recepção Caroline Thaumaturgo, 18 anos, teve várias dúvidas esclarecidas durante a palestra. “Não sabia que a gente podia doar pele e veias também”, disse.

Como se tornar um doador de órgãos e tecidos?

Para ser doador, basta informar à família o seu desejo. A doação só ocorre após a autorização familiar documentada. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e tecidos coo córneas, pele e ossos.

Os órgãos são transplantados para os primeiros pacientes compatíveis que estão aguardando em lista única da Central de Transplantes de cada estado.

Doação de órgãos no Acre

Nos últimos 10 anos, foram realizados no Acre 255 transplantes, sendo 166 de córneas, 78 de rim e 11 de fígado. Em 2016, apenas 11 procedimentos foram feitos.

No Acre, sete em cada 10 famílias se recusam a doar os órgãos de seus entes falecidos, segundo informações da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (Abto). É um número bastante elevado, levando-se em consideração a média nacional de recusa, que é de 44%.

Leia Também:  Homem com tumor, pesando 110 kg, consegue removê-lo em cirurgia

“Há uma necessidade muito grande de mudar a forma de pensar da população com relação à doação de órgãos”, avalia Regiane Ferrari.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Programa Saúde na Comunidade se aproxima dos 30 mil atendimentos em Epitaciolândia

Publicados

em

Assessoria – O programa Saúde na Comunidade chega a sua 37ª edição e já realizou cerca de 30 mil atendimentos, aos pouco foi se consolidando e ampliando com especialidade que vão de exames de ultrassonografias em mais de 12 modalidades, eletrocardiograma, consultas com médicos especialistas, dentre outros.

Para o prefeito Sérgio Lopes o programa é uma forma de levar saúde de qualidade em todos os lugares de Epitaciolândia, seja aqui na cidade ou nas comunidades mais distantes da zona rural.

“O Programa Saúde na Comunidade nasceu da necessidade de levar serviços de saúde preventiva e curativa para aquelas comunidade de difícil acesso, e hoje é o maior programa de políticas públicas em todo o estado Acre..” Destacou o prefeito.

Na 37º edição realizada na Escola Municipal João Pedro da Silva, Bairro Liberdade, foram oferecidas diversas especialidade como ortopedia, oftalmologista, eletrocardiograma, ultrassonografia, dentre outros exames

37ª Edição Saúde na Comunidade 06/08/2022

(Escola João Pedro da Silva)

Atendimento médico: 105

Procedimento odontológico: 253

Leia Também:  Mais de 70 casos de caxumba foram registrados nos primeiros meses em Cruzeiro do Sul

Procedimento de enfermagem: 357

Atendimento/ abordagem Psicólogo: 12

Vacina: 91

Rotina: 61

Covid: 30

Dispensação de medicamentos: 116

Auxílio Brasil: 32

Teste Rápido ISTs: 124

Teste Rápido covid: 34

PCCU: 17

Corte de cabelo: 67

Eletrocardiograma: 42

Vacina Antirrábica: 73

Especialidades 367

Ortopedia: 67

Cardiologia: 42

Pediatria: 48

Ginecologia: 55

Geriatria: 23

Oftalmologia: 132

Ultrassonografias: 251

Aparelho urinário: 79

Bexiga e próstata: 11

Abdômen total 79

Pélvica suprapúbica e transvaginal 3

Pélvica transvaginal 37

Partes moles 8

Tireóide 7

Usg de mama 7

Obstetrícia 14

Pélvica suprapúbica: 2

Parede Abdominal: 3

Região inguinal: 1

Total de atendimentos: 1.941

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA