RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Diretor da Fundação critica a retirada de profissionais da unidade e tem coro reproduzido por parlamentares na ALEAC

Nem mesmo a inauguração do novo Pronto-Socorro (HUERB), acalmou a guerra que acontece nos bastidores da secretaria estadual de saúde.

Publicados

Saúde

Nem mesmo a inauguração do novo Pronto-Socorro (HUERB), acalmou a guerra que acontece nos bastidores da secretaria estadual de saúde.

Os ânimos entre o diretor presidente da Fundação Hospitalar:  Lúcio Brasil e a Secretária Mônica Feres se acirraram, depois do anuncio da retirada de anestesistas e cirurgiões da Fundação Hospitalar do Acre. O diretor da Fundhacre, acusa a gestora de usar um ato administrativo para prejudicar centenas de pacientes, que tinham cirurgias marcadas, todas canceladas desde a segunda-feira (5).

Os profissionais foram realocados no novo Pronto-Socorro, também estarão atendendo em algumas UPAS da capital Rio Branco.

O diretor da Fundação afirma que essa medida irá precarizar os serviços na unidade e que cria um caos na rotina de centenas de pacientes, estes previamente agendados. Lúcio ainda alega que a Sesacre estaria diminuindo os repasses abaixo da produtividade ao qual a Fundação tem direito, uma postura firme que demonstra que Lúcio tem compromisso com a função.

Na sessão ordinária na Assembleia Legislativa desta quarta-feira (07), a deputada estadual Antônia Sales (MDB) não poupou críticas à secretária de saúde do estado Mônica Feres. Para a parlamentar, a decisão tomada gera um caos e chega a ser desumana. Como ficam os pacientes que vem do interior? Questiona Sales. Muitos destes vem com dinheirinho contado, sem falar nas dificuldades de pagar passagem, quando não são pacientes de TFD (Tratamento Fora de Domicílio), finaliza a deputada, que cobra uma explicação do governo do estado.

Leia Também:  Secretaria de Estado de Saúde inicia mutirão de cirurgias de laqueadura no Hospital Sanção Gomes no município de Tarauacá

O deputado estadual Fagner Calegário (PV), endossou as críticas contra a secretária Mônica. Para o deputado a gestora é a ‘personificação da Morte’, uma alusão ao caótico estado em que se encontram os serviços de atendimento aos acreanos, no que se refere a saúde.

O fato é que a inauguração do novo HUERB, serviu apenas para comerem bolo, falar mal do PT e pousar bastante para fotos ao lado do Helicóptero nos altos do prédio.

O Prédio é novo, os problemas são velhos e a secretária estar mais perdida que cachorro quando entra na missa.

Enquanto isso o povo clama por socorro nas filas do SUS e sonha com dias melhores.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Professora de Medicina da Uninorte inova com o uso de metodologia
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA