RIO BRANCO

Saúde

Com aumento de casos de gripe, Rio Branco abre Uraps para atendimento médico e distribuição de remédios

Publicados

Saúde

Prefeitura de Rio Branco abre Uraps para atendimento médico e distribuição de remédios – Foto: Dayane Leite

Com aumento de casos de síndrome gripal, a prefeitura de Rio Branco decidiu abrir nesta segunda-feira (27) seis unidades de saúde para atender a população com entrega de medicações e também atendimento médico e vacinação contra a Influenza.

Do total de seis unidades, quatro estão com profissional médico e as demais estão apenas com vacinação e entrega de remédios. Segundo a secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, quem tiver com sintomas de Covid pode fazer teste na Urap Eduardo Assmar.

“Vamos estar com médico, dispensação de medicação e também a medicação intravenosa. Não será atendimento de rotina, estamos atendendo uma demanda específica de síndrome gripal nesse momento, tanto hoje [segunda, 27], quanto amanhã [terça, 28] no feriado. Na quarta-feira [29] todas as Uraps voltam à rotina normal de atendimento médico e todas as demais ofertas de serviço”, disse a secretária.

Unidades abertas:

Urap Eduardo Assmar – tem médico e vai ter vacinação contra Covid-19 e Influenza

Urap Vila Ivonete – não tem médico e vai ter vacinação contra Covid-19 e Influenza

Urap Cláudia Vitorino – tem médico e vacinação somente contra Influenza

Urap Hidalgo de Lima – tem médico e vacinação somente contra Influenza

Urap Barral y Barral – tem médico e vacinação somente contra Influenza

Urap São Francisco – não tem médico e vai ter vacinação somente contra Influenza

Ramal do Quixadá, Adelcino Santos, de 47 anos foi até a Urap São Francisco em busca de atendimento médico, mas foi informado que não tinha profissional na unidade. “Devido à gripe e tosse vim em busca de médico, não consigo nem dormir, não sabia que não tinha médico aqui. Vou ver se consigo algum remédio.”

Leia Também:  Serviços de água e esgoto da capital serão de responsabilidade da Prefeitura de Rio Branco a partir de janeiro

Busca por atendimento em UPAs

A situação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Rio Branco também é complicada por conta do aumento dos casos de gripe. O jovem Mateus Lima contou que foi no domingo (26) até a UPA do bairro da Sobral, mas não conseguiu atendimento e voltou nesta segunda (27).

“Ontem eu estava com meu pai e ficamos aqui até meia-noite e meia esperando e quando chegou a madrugada, eles informaram que iam atender somente pessoas com classificação laranja e amarela. Então, voltei hoje para ver se consigo ser atendido. Estou com gripe, com maxilar inchado, porque quando pego gripe meu ouvido inflama muito. Não estou conseguindo nem escultar de um lado, tive febre, não consegui nem comer e nem dormir”, disse o jovem.

A doméstica Aldenize do Carmo também procurou a UPA nesta segunda com sintomas fortes de gripe. “Estou com febre, dor de cabeça, corpo dolorido e diarreia. Cheguei aqui 7h, me chamaram para fazer a classificação e estou esperando para ser atendida pelo médico. Meu filho de 8 meses também estão com os mesmos sintomas, não trouxe ele porque não aguentei. Estou assim desde ontem [domingo, 26]”, disse.

Leia Também:  Médico sem especialização em ortopedia atende como ortopedista, denunciam funcionários e pacientes do Pronto Socorro

UPAs também apresentam aumento na procura por atendimento de casos de gripe – Foto: Andryo Amaral

Fonte: G1 Acre

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: A Assembleia Legislativa do Estado do Acre tem se preocupado em proporcionar mais dignidade para a população acreana, aprovou a lei 3.795 de 27 de outubro de 2021 que trata da obrigatoriedade de incluir os absorventes aos itens de higiene das Unidades de ensino e disponibilizar, gratuitamente , nos banheiros das Escolas públicas Estaduais.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja o Vídeo Abaixo: Em consonância com a Lei Nº 3.7757, de 13 de julho de 2021, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre traz uma campanha de conscientização “Dezembro Verde”, há toda a população com relação aos animas, principalmente os que estão em situação de rua, pois os pets são o símbolo de amor ao próximo e o melhor amigo do homem, então ame-o!!

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Cruzeiro do Sul completa um ano de vacinação contra covid-19 com mais de 125 mil doses aplicadas

Publicados

em

Há exatamente um ano atrás a prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou a aplicação das primeiras doses de vacina contra a Covid 19.

Logo de início, a secretaria municipal de saúde percebeu que tanto a doença, quanto a vacinação, apresentam peculiaridades que exigiram inovação e criatividade para atingir os públicos alvo de cada etapa de vacinação.

As primeiras ações, destinadas ao publico de maior idade, foram realizadas por meio de drive thru, reduzindo o tempo de espera e o desconforto a que seriam submetidos em longas filas de espera.

Pensando no horário de trabalho do público adulto, as ações se concentraram em oferecer horários e locais alternativos. Foi o caso da campanha ‘Bota no 12’ que manteve o serviço de vacinação até meia-noite e resultou na vacinação de 3.183 pessoas.

Com a temática de festa junina, a ação ‘Trintou da Vacinação’ representou um marco na campanha, vacinando 3.725 pessoas na Praça do Centro Cultural. A partir daí, a tematização das campanhas deu o tom da vacinação em Cruzeiro do Sul.

Leia Também:  Jovem cai de muro e fica com barra de ferro enfiada no queixo em Rio Branco

Assim houve: “O que você espera de um sábado a noite”, para maiores de 25, o ‘Happy Hour da Vacinação” – para maiores de 18 – e o Tik Tok da vacinação para maiores de 12. Os locais de vacinação também buscaram agradar diferentes públicos: quadras , shopping e igrejas foram alguns dos locais em que ocorreu a vacinação.

Mas as ações não pararam por aí. A secretaria de saúde realizou as vacinações móveis diretamente nos comércios da cidade e na zonal rural. Em um ônibus preparado, profissionais da parte do TI lançavam os dados no sistema em tempo real, já no local de vacinação, para possibilitar um melhor controle das doses.

Hoje, Cruzeiro do Sul tem um total de 126.293 doses aplicadas, sendo 65.042 de primeira dose, 52.635 de segunda dose. Além de de 8.616 de terceira dose.

“Entendemos que as estratégias de vacinação da secretaria foram um sucesso, resultando em uma das melhores coberturas vacinais do país em proporção à população. E isso só foi possível mediante ao empenho dos nossos servidores que trabalharam em horários fora do expediente nas campanhas”, explica a secretária Valéria Lima.

Leia Também:  Servidores do Pró-Saúde fazem manifesto em frente à Casa Civil, em Rio Branco

“Conseguimos avançar muito com a vacinação em Cruzeiro do Sul, o que é muito positivo, já que é o meio mais eficaz que temos para combater a pandemia. Hoje o município de Cruzeiro do Sul é lembrado no Acre com um caso de sucesso e isso se deve em grande parte à resposta da nossa população, que atendeu ao nosso apelo”, explica o prefeito Zequinha Lima.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA