RIO BRANCO

Saúde

Cruzeiro do Sul tem a maior incidência de dengue do País

O Acre é o Estado brasileiro com maior incidência de dengue em janeiro, por 100 mil habitantes.

Publicados

Saúde

O Acre é o Estado brasileiro com maior incidência de dengue em janeiro, por 100 mil habitantes.

Por Tião Vitor 3 De Julho Noticias

O Acre é o Estado brasileiro com maior incidência de dengue em janeiro, por 100 mil habitantes.

Foram 2.673 casos (338,3 por mil habitantes). Deste total, no entanto, 2. 305 foram casos registrados apenas na cidade de Cruzeiro do sul. Os demais 368 fora m registrados nos demais municípios do Acre.

A performance negativa de Cruzeiro do Sul colocou o Acre à frente de Estados como Goiás: 6.386 casos (97,9 por mil habitantes); Mato Grosso do Sul: 1.124 casos (42,9 por mil habitantes); São Paulo: 17.612 casos (40 por mil habitantes); e Tocantins: 504 casos (33,7 por mil habitantes).

Os números são alarmantes e se tornam mais grave com o registro de mortes causadas pela doenças. Até aqui, têm-se o registro de dois óbitos registrados na região urbana do município.

O combate à dengue é uma das ações básicas de saúde de responsabilidade da administração municipal. Em Cruzeiro do Sul, cidade administrada pelo prefeito Vagner Sales (PMDB), os índices de dengue têm crescido em níveis alarmantes há pelo menos dois anos.

Leia Também:  Gestão pública é tema de debate na 7ª Conferência Estadual de Saúde

No último dia 6, a prefeitura criou um Comitê de Prevenção e Combate a Dengue. Essa foi uma das únicas ações da gestão municipal para reduzir os casos da doença na cidade. No entanto, a iniciativa não partiu da prefeitura, e sim do Ministério Público Estadual, que se mostrou preocupado com o avanço do mosquito transmissor na cidade.

“Este comitê é um foro importante onde todas as pessoas que representam as repartições públicas, inclusive a própria comunidade irão debater as alternativas, as soluções para este problema que não é só de poder publico, mas da própria comunidade, porque afinal de contas quem não cuida do seu quintal, quem não cuida da sua casa está sujeito a contrair essa doença”, disse o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Wendy Takao.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ele se prolifera em locais onde há o acúmulo de água limpa. Em Cruzeiro do Sul, a precariedade do serviço de limpeza da cidade tem sido um dos motivos do aumento dos casos de dengue, assim como o trabalho de orientação dos moradores.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

População no município de Xapuri recebe atendimentos do programa Saúde Itinerante Especializado

Publicados

em

A coordenadora do programa Saúde Itinerante, Rosemary Ruiz, destaca a proximidade do serviço de saúde à população – Foto: Cedida

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou nos dias 22 e 23 de outubro, no município de Xapuri, atendimentos à população pelo programa Saúde Itinerante, na Escola Estadual Madre Gabriela Nardi, no bairro Sibéria.

Foram oferecidos os seguintes serviços: consultas médicas de medicina da família, pediatria, ginecologia, obstetrícia, geriatria, além da realização de exames laboratoriais, de apoio diagnóstico, ultrassonografias e preventivo do câncer do colo do útero (PCCU).

Além disso, a população contou com atendimentos odontológicos e serviço social, enfermagem, entrega de medicamentos e vacinas do contra a Covid-19 e de rotina. Madalena Maia, de 45 anos, aproveitou para fazer o PCCU e atualizar a carteira vacinal dos filhos.

“É muito importante esse serviço para a população. Eu me sinto muito grata porque é um serviço que fica próximo de nós, então é mais fácil para a gente”, destacou Madalena Maia.

A coordenadora do programa Saúde Itinerante, Rosemary Ruiz, destaca a proximidade do serviço de saúde à população: “A preocupação do Estado é levar esse tipo de ação onde a população reside, fazendo o caminho inverso, devido à dificuldade que muitos encontram para procurar os serviços médicos”.

Leia Também:  Acre realiza 10º transplante de rim deste ano na capital

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereadora Neiva Badotti – “Não me manda recado, mais! Este tipo de recado é de quem deve, é de quem está com medo, eu vou continuar fiscalizando, denunciando doa a quem doer. Eu tenho certeza que essas denuncias não vão passar despercebidas, eu confio plenamente no Poder Judiciário na Policia Federal que não vão usar dois pesos e duas medidas para ninguém. Ninguém está acima da Lei, nem a senhora prefeita, nem o Governo do Estado e nem o presidente da República interfere na PF, não me mande mais recado!!”, concluiu a parlamentar.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA