RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Saúde

Aedes aegypty: Prefeitura de Cruzeiro do Sul intensifica campanha contra a Dengue e Malária

Publicados

Saúde

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul intensifica esta semana o combate às arboviroses, com foco na eliminação de criadouros do Aedes aegypty responsável por doenças como dengue, zika e chikungunya, e do mosquito Anopheles, transmissor da malária. As atividades são realizadas no bairro Cruzeirinho, reuniram cerca de 40 profissionais da saúde, incluindo agentes de endemias e agentes comunitários, com as visitas domiciliares com orientação aos moradores e eliminação dos focos de mosquitos.

O Secretário Municipal de Saúde, Áureo Neto, destacou a importância de priorizar bairros com maior incidência de casos, como o Cruzeirinho. “Estamos aqui com nossos agentes fazendo um trabalho de orientação e prevenção contra a dengue e a malária. Essa é uma preocupação do prefeito Zequinha Lima, que nos pede para estarmos próximos da população, oferecendo saúde e prevenção. Encontramos diversos focos nos quintais, mas é importante lembrar que o combate não depende apenas do poder público; a comunidade também precisa colaborar”, pontua

Durante a ação são distribuídos panfletos informativos com orientações práticas, como não deixar água parada e evitar o acúmulo de lixo, além de reforçar a mensagem de que a dengue e a malária podem trazer graves consequências para as famílias. “As pessoas precisam se conscientizar de que a dengue mata e a malária causa grandes perdas. Por isso, estamos conversando de casa em casa para engajar a comunidade no combate aos mosquitos”, ressaltou o secretário Neto.

Leia Também:  Hospital das Clínicas realiza mais um transplante de fígado

O Coordenador de Vigilância Entomológica, Leonísio Mendonça, também reforçou a necessidade de intensificar as ações neste período de chuvas, em que os criadouros encontram condições ideais para se multiplicar. “Estamos em um período sazonal, e cada pequeno depósito de água é um potencial criadouro, desde uma garrafa plástica até uma casca de ovo. Por isso, reforçamos as ações, orientando a população e intensificando as visitas para reduzir ainda mais os casos.”

Entre janeiro e outubro de 2024, Cruzeiro do Sul registrou 490 casos de dengue, o que representa uma redução de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar do progresso, as autoridades de saúde alertam para a necessidade de manter a vigilância constante.

“Nossa meta é reduzir ainda mais os números, mas só conseguiremos isso com a participação ativa de todos. É um esforço conjunto entre poder público e comunidade”, disse Leonísio. “A gente está fazendo esse combate às arboviroses, que envolvem também dengue, zika, chikungunya. E aí a importância de estar dando visibilidade a esse dia, mostrando para a população que o agente está ali, realizando as ações, fazendo com que o mosquito não nasça na residência, orientando a população para cuidar do seu depósito de água”, conclui o coordenador.

Leia Também:  Estudante de medicina traz hóquei subaquático para Rio Branco

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Prefeitura de Cruzeiro do Sul aplicou 539 doses na campanha de vacinação contra a Influenza no fim de semana

Publicados

em

(Assessoria) – Na campanha de vacinação contra a influenza realizada neste final de semana, a prefeitura de Cruzeiro do Sul vacinou 539 pessoas contra a gripe. A equipe da secretaria municipal de saúde atendeu a população na sexta-feira 22, e no sábado 23, na rotatória da Avenida 25 de Agosto.

“A procura nesses dois dias foi muito boa e o nosso trabalho continua até 31 de janeiro. Quem quiser pode procurar o posto de saúde na zona urbana das 7h até às 19h e da zona rural até 13h. As nossas equipes vão estar lá esperando para vacinar”, enfatizou o secretário de saúde,Áureo Neto.

Nesta segunda-feira, 25, e as equipes de saúde estão no centro da cidade, vacinando nos comércios, nas unidades de saúde e estão indo nas escolas.

“Estamos com uma equipe também agora no centro da cidade fazendo buscativas das pessoas que quiserem ser vacinadas. Também estão vacinando nas escolas e empresas”, relatou o secretário

O objetivo da campanha é vacinar 32 mil pessoas em Cruzeiro do Sul.Até agora mais de 12 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Diretor do Hospital de Amor é acreano, nascido em Tarauacá
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA