RIO BRANCO

Saúde

Acre confirma primeira morte por Influenza A deste ano; vítima é uma mulher de 32 anos

Publicados

Saúde

Primeiro óbito por Influenza A no Acre ocorreu em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Uma mulher, de 32 anos, moradora de Cruzeiro do Sul, é a primeira vítima fatal da Influenza A no Acre. Ela morreu no dia 28 de dezembro, no Hospital do Juruá. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e também pela Secretaria Municipal da cidade. Esta é a primeira morte de Influenza A registrada este ano no Acre.

De acordo com a secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima, a confirmação da morte pela doença ocorreu após exame feito no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Rio Branco.

“Ela chegou a ser internada no Hospital do Juruá duas vezes e o exame deu negativo para Covid-19. Ela apresentava sintomas gripais que também são parecidos com os da Covid como, febre, dor no corpo, tosse. Fizeram o teste para Covid, deu negativo, e depois fizeram para Influenza. O exame foi coletado e mandado para o Lacen, que confirmou o diagnóstico de Influenza A.”

A secretária disse que ainda é preciso saber qual tipo de Influenza está circulando no município. “Nós precisamos saber ainda qual é o vírus circulante da Influenza A. Tem o H1N2, o H3N2, então, ainda precisamos saber”, acrescentou.

Leia Também:  Acre é o quinto estado a aderir a saúde prisional.

Em relação à quantidade de dias que a paciente ficou internada e se ela tinha alguma comorbidade, Valéria disse que pode passar essa informação nesta quarta (5), assim como o número de casos confirmados de Influenza A na cidade.

Medicamentos na rede básica de saúde

Em relação aos medicamentos disponibilizados para os pacientes na rede básica de Cruzeiro do Sul, a secretária disse que ainda não estão em falta.

“Não estávamos preparados para este surto, mas hoje [terça, 4] já fizemos um pedido para mais medicamentos.”

Vacinação

A secretária faz um pedido à população que obedeça as normas sanitárias para evitar que tanto a Influenza como a Covid se alastrem pela cidade.

“A orientação que nós temos batido há algum tempo é em relação à vacinação da Infuenza. Faz tempo que estamos disponibilizando a vacina e a procura ainda é baixa. Outra coisa é em relação ao distanciamento social, que a população não tem mais feito, a questão da aglomeração que teve nas festas de final de ano, então, pedimos que as pessoas se sensibilizem e se cuidem”, finalizou. Com informações do G1 Acre.

Leia Também:  Atletas participam da primeira da "Corrida da Virada" na cidade de Cruzeiro do Sul

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O ex-deputado federal, Sibá Machado, gravou um vídeo polêmico onde fez um desabafo contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, o Juiz Sérgio Moro e o governador do Acre, Gladson Cameli. Sibá não perdeu a oportunidade de alfinetar o gestor em se tratando do escândalo de corrupção no qual para a Polícia Federal, Cameli é tido como o chefe de uma organização Criminosa que desviou quase R$ 1 bilhão de reais dos cofres públicos do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Cruzeiro do Sul completa um ano de vacinação contra covid-19 com mais de 125 mil doses aplicadas

Publicados

em

Há exatamente um ano atrás a prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou a aplicação das primeiras doses de vacina contra a Covid 19.

Logo de início, a secretaria municipal de saúde percebeu que tanto a doença, quanto a vacinação, apresentam peculiaridades que exigiram inovação e criatividade para atingir os públicos alvo de cada etapa de vacinação.

As primeiras ações, destinadas ao publico de maior idade, foram realizadas por meio de drive thru, reduzindo o tempo de espera e o desconforto a que seriam submetidos em longas filas de espera.

Pensando no horário de trabalho do público adulto, as ações se concentraram em oferecer horários e locais alternativos. Foi o caso da campanha ‘Bota no 12’ que manteve o serviço de vacinação até meia-noite e resultou na vacinação de 3.183 pessoas.

Com a temática de festa junina, a ação ‘Trintou da Vacinação’ representou um marco na campanha, vacinando 3.725 pessoas na Praça do Centro Cultural. A partir daí, a tematização das campanhas deu o tom da vacinação em Cruzeiro do Sul.

Leia Também:  Campanha de doação de órgãos tem início nesta sexta-feira

Assim houve: “O que você espera de um sábado a noite”, para maiores de 25, o ‘Happy Hour da Vacinação” – para maiores de 18 – e o Tik Tok da vacinação para maiores de 12. Os locais de vacinação também buscaram agradar diferentes públicos: quadras , shopping e igrejas foram alguns dos locais em que ocorreu a vacinação.

Mas as ações não pararam por aí. A secretaria de saúde realizou as vacinações móveis diretamente nos comércios da cidade e na zonal rural. Em um ônibus preparado, profissionais da parte do TI lançavam os dados no sistema em tempo real, já no local de vacinação, para possibilitar um melhor controle das doses.

Hoje, Cruzeiro do Sul tem um total de 126.293 doses aplicadas, sendo 65.042 de primeira dose, 52.635 de segunda dose. Além de de 8.616 de terceira dose.

“Entendemos que as estratégias de vacinação da secretaria foram um sucesso, resultando em uma das melhores coberturas vacinais do país em proporção à população. E isso só foi possível mediante ao empenho dos nossos servidores que trabalharam em horários fora do expediente nas campanhas”, explica a secretária Valéria Lima.

Leia Também:  Em alta: Sesacre registra duas notificações de óbitos por covid-19 e mais 410 novos casos da doença nas últimas 24 horas

“Conseguimos avançar muito com a vacinação em Cruzeiro do Sul, o que é muito positivo, já que é o meio mais eficaz que temos para combater a pandemia. Hoje o município de Cruzeiro do Sul é lembrado no Acre com um caso de sucesso e isso se deve em grande parte à resposta da nossa população, que atendeu ao nosso apelo”, explica o prefeito Zequinha Lima.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA