RIO BRANCO

Saúde

Ação educativa alerta sobre importância de prevenção ao câncer de próstata e diabetes

Publicados

Saúde

Ação educativa alerta sobre importância do cuidado com a saúde do homem – Foto: Assessoria Depasa

Assessoria – O governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) e da Rede Estadual de Humanização, realizou nesta segunda-feira, 8, na sede administrativa do Depasa, em Rio Branco, nova ação educativa com o objetivo de sensibilizar sobre a importância de prevenir o câncer de próstata e diabetes.

Coordenada pela Divisão do Serviço Social do Depasa, a atividade marcou o início da campanha Novembro Azul no âmbito autarquia. Como forma de incentivar o engajamento dos servidores, a ação distribuiu laços azuis, símbolos oficiais da campanha, e informou sobre formas de prevenção e tratamento.

“O mês de novembro também é dedicado ao combate ao diabetes, uma doença que atinge a maioria dos homens, principalmente a partir dos 50 anos de idade. Então existe a necessidade de, além da prevenção ao câncer de próstata, a gente pode passar essa informação, para que todos posam consultar o médico, realizar testes de glicemia e avaliar a predisposição, já que muitas vezes as pessoas têm uma dessas doenças e nem sabem”, alertou a coordenadora da Divisão do Serviço Social do Depasa, Terezinha Pereira.

Aos 58 anos de idade, José Vieira Torres reafirmou  a importância dos exames periódicos. “Gosto de estar com a saúde em dia. Este ano, antes mesmo do início da campanha, ainda no mês de outubro, em viagem, aproveitei para fazer todos meus exames”, afirmou.

Leia Também:  Governo abre inscrições para curso de especialização em Saúde Pública

Voltada ao público masculino, no Depasa,  a campanha Novembro Azul também conta com a adesão das trabalhadoras da autarquia. Para Vivian Vasconcelos, as mulheres podem e devem colaborar com a campanha. “Vale ressaltar o alerta a todas que tem seus pais, tios, avós vivos, para que possam levar essas informações de forma simples, didática e auxiliem também para que eles vençam esse tabu e procurem fazer seus exames”, enfatizou.

A programação continua durante todo o mês de novembro, com palestras e divulgação da campanha nas unidades do Depasa na capital e interior do estado. “Contando com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, na capital estaremos realizando ações presenciais, com aferição de pressão, testes rápidos, campanhas de vacinação  contra a gripe e covid-19, para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de receber os imunizantes”, lembrou Terezinha.

A diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra, destacou que o bem-estar e a saúde dos servidores está entre as prioridades da gestão Gladson Cameli. “Ações como essa só refletem o cuidado e o respeito a esses trabalhadores que dedicam a vida a os ajudar a levar os serviços de água e esgotamento sanitário aos usuários do Depasa.

Leia Também:  Em Brasiléia oftalmologia, exames de vista dia 31 e 01 de fevereiro

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: O vice-governador Wherles Rocha (PSL) e sua irmã, a pré-candidata ao governo Mara Rocha (PL), usaram suas redes sociais para gravar uma live e juntos debateram diversos problemas relacionados ao governo de Gladson Cameli (PP) e as inúmeras operações que vem sendo realizados ao longo da gestão de Gladson Cameli. Mara Rocha (PL) que é cotada para disputar o Palácio Rio Branco em 2022, não poupou críticas ao que chamou de Governo da corrupção e destacou que o governo Gladson (que tanto criticou o PT) tem superado em se tratando de corrupção.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Página do Instagram 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Em uma semana, nova gestão realiza mais de 90 cirurgias ortopédicas no Pronto Socorro de Rio Branco

Publicados

em

Empresa se dispôs a assumir a unidade do Pronto Socorro de Rio Branco antes do prazo determinado em contrato – Foto: Reprodução

Quem passa pelo Pronto Socorro de Rio Branco hoje não irá reconhecer o cenário de caos flagrado na unidade no início do mês de novembro. As longas filas na ala de ortopedia, que se formaram após a antiga empresa responsável pela unidade encerrar o atendimento aos pacientes, foi praticamente zerada e o atendimento segue normalizado. Atualmente, mais de vinte ortopedistas atuam no local.

A nova contratada para gerir o setor no Pronto Socorro, a Medtrauma Centro Especializado em Ortopedia, interveio antes do período determinado pelo contrato firmado com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre, para auxiliar os pacientes que estavam aguardando por atendimento médico. Em uma semana, foram realizados cerca de noventa e três procedimentos cirúrgicos, além de 430 visitas médicas e 57 atendimentos ambulatoriais destinados aos pacientes do pós-operatório. 

O coordenador da empresa, Dr. Régis Castro, pontua que quando a equipe médica assumiu a unidade, na quinta-feira (11), o cenário era preocupante. “Não cabe a nós discutir o que houve com a antiga contratada, mas nos dispusemos a auxiliar, pois sabemos que a população não pode esperar. Desde então, temos trabalhado focados e conseguimos colocar em pouco tempo, os atendimentos em dia”, pontua.

Leia Também:  Justiça do Trabalho realizará palestras sobre o contexto da pandemia e lançará campanha em Cruzeiro do Sul

Ainda de acordo com o coordenador, quando a Medtrauma chegou à unidade, quase noventa pessoas aguardavam internadas para serem operadas. É nesse cenário que o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindimed – AC) interveio e protocolou uma denúncia relatando que a antiga gestora, suspendeu os atendimentos e chegou a retirar os equipamentos e materiais cirúrgicos do local, provocando reclamações. 

“Quanto entramos aqui, o cenário era de terra arrasada. Eram pessoas com fraturas, amputações e outros traumas necessitando urgentemente de amparo. Trouxemos imediatamente nosso corpo médico e toda nossa expertise na prestação de assistência complementar à saúde e em tempo recorde estruturamos toda a equipe de enfermagem de instrumentação cirúrgica e apoio administrativo”, reforça o coordenador. Somente nas primeiras 24 horas de atendimento, foram realizados treze procedimentos cirúrgicos, trinta e oito consultas ambulatoriais e 100 atendimentos na porta de entrada da urgência e emergência. 

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do Acre já realizou vistorias no Pronto Socorro e conversou com médicos, enfermeiros e chefes de setores para constatar a atuação. “O CRM tem acompanhado de perto esse momento de transição para assegurar que os pacientes sejam atendidos da melhor forma possível”, declarou a presidente da entidade, Dra. Leude Dávalos.

Leia Também:  MP-AC ajuíza ação contra médico por não cumprir horários no hospital de Feijó

Assessoria: Dialum

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA