Política
Vereador de Brasiléia fala sobre a Evasão de defensores
Com base nas reclamações, o parlamentar buscou mais informações a respeito do caso, e, através do Poder Legislativo Municipal
Política
Com base nas reclamações, o parlamentar buscou mais informações a respeito do caso, e, através do Poder Legislativo Municipal
Por-Francisco Castro
Em entrevista ao radialista e repórter Francisco Castro, o Vereador Joelso Pontes do PP de Brasileia, falou a respeito da evasão de defensores no Município de Brasileia e Epitaciolândia, no Estado do Acre. Segundo o parlamentar, alguns moradores já haviam lhe procurado para reclamar a falta de defensor publico.
Com base nas reclamações, o parlamentar buscou mais informações a respeito do caso, e, através do Poder Legislativo Municipal, solicitou ao Chefe da Defensoria Publica do Estado do Acre, Excelentíssimo senhor DION NOBREGA LEAL, resposta a respeito da evasão de defensores na cidade Brasileia e Epitaciolândia, e que a Defensoria Publica do Estado disponibilizassem defensores. Também reforçou dizendo que o município de Brasileia possa estar, em parceria com a Defensoria Publica do Estado, disponibilizando um prédio para a Defensoria funcionar, ou um terreno para ser construída uma sede, uma vez que o atual prédio onde funcionava a defensoria no município estar destruída e abandonado após a alagação de 2012.
Segundo o parlamentar, ao pesquisar sobre a situação dos defensores publico, encontrou uma nota na Agencia Brasil, noticiando sobre a evasão de defensores que dificulta a estruturação da Defensoria Pública nos estados brasileiros. Uns dos principais problemas enfrentados pelas Defensorias Publicas do país é a evasão dos defensores para outras carreiras jurídicas. E que, em alguns estados brasileiro, incluindo o Acre, os Defensores recebem salários menos de 40% do que ganham outros integrantes de outras carreiras jurídicas.
André Castro presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), em uma entrevista dada ao repórter da Agencia Brasil, para atender a população carente que chega a dois terços, seria necessário dobrar o numero de defensores, tendo em vista que hoje, o Brasil tem 5,2 mil defensores, quando seriam necessários, no mínimo, 10 mil profissionais. A media, segundo Castro, é de um defensor para cada 32 mil pessoas.
Dados do Ministério da Justiça publicada na Agencia Brasil, apenas 42% das cidades brasileiras têm defensores públicos, principalmente as cidades do interior, por conta de um orçamento inadequado, sendo inferior ao orçamento do Poder Judiciário e do Ministério Publico.
O Acre é um Estado que estar perdendo seus defensores para outra carreira, segundo informaram a nossa equipe de jornalismo, no dia 18 de março de 2013, 12 defensores públicos tomaram posses, e alguns abandonaram o cargo, por falta de uma politica remuneratória isonômica entre as carreiras jurídicas, e não por falta de vocação.
Joelso Pontes, disse que, diariamente pessoas lhe procuram para reclamar da falta desse profissional, que tem um trabalho brilhante e uma importância inestimável para a população carente que precisam de seu auxílio.

Política
Veja o Vídeo: A pior gestão para o produtor rural é a da prefeita Fernanda Hassem, diz Vereador Reinaldo Gadelha
O vereador Reinaldo Gadelha usou a tribuna para expressar o seu descontentamento com a gestão da prefeita Fernanda Hassem em relação ao modo como a gestão vem tratando o produtor rural, segundo ele, esta é a pior gestão que já teve para o homem do campo, pois faltam incentivos e apoio para o produtor.
Reinaldo destaca que acompanha a política de Brasileia desde o ano de 2000 e durante todo esse tempo, o produtor rural até a gestão do ex-prefeito Everaldo recebeu incentivo da prefeitura e com isso os produtores produziam e essa realidade mudou quando a prefeita Fernanda Hassem passou a ser prefeita, pois desenvolveu uma gestão que não atende as necessidades dos colonos.
O vereador relembra que na gestão do ex-prefeito Alvanir, os colonos puderam ter açude, mesmo aqueles que eram oposição a ele. Alvanir não fazia distinção de ninguém e muitos produtores foram comtemplados do açude; Na gestão da ex-prefeita Leila Galvão, havia cinco tratores trabalhando na mecanização de terras e havia calcário para doar para os produtores rurais, 25 produtores de cada associação tinha direito a calcário incorporado a custo zero; A maior produção de grãos foi na gestão do ex-prefeito Everaldo, pois pegou uma base, já tinha calcário, incorporou o solo também a custo zero e Brasileia produziu.
O parlamentar questiona o que Brasileia está produzindo agora, mesmo tendo R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais) a disposição no orçamento de 2022. O que chama atenção é que nas gestões passadas o recursos era bastante inferior se comparado com o atual e as gestões dava incentivo, e agora com esse montante, os produtores não tem apoio.
Quem conhece o vereador Reinaldo Gadelha, sabe que o mesmo é produtor rural e reside na Reserva Extrativista Chico Mendo, portanto a maior bandeira de seu mandato é a luta em defesa dos produtores rurais e da agricultura, por esse motivo é que o parlamentar fala com propriedade pois sente na pele o abandono que os produtores estão enfrentando.
Veja o Vídeo:
-
Política Destaque7 dias atrás
Governo determina que as máquinas sejam retiradas de Epitaciolândia, moradores não deixam e funcionários saem levando só as chaves
-
Polícia6 dias atrás
Empresário do Acre Maurício Lisboa morre após ter carro atingido por veículo que disputava racha
-
Polícia6 dias atrás
Corpo encontrado parcialmente queimado no DF é de Marina Paz Katriny de 30 anos natural de Rio Branco
-
Política6 dias atrás
Com afastamento de Sérgio Petecão e Márcio Bittar, Acre terá dois novos representantes no senado federal
Você precisa estar logado para postar um comentário Login
Você precisa fazer log in para comentar.