RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

Política

Vereador André Kamai fiscaliza unidades de saúde e propõe contratação emergencial para resolver falta de médicos em Rio Branco

Publicados

Política

Com o aumento de casos de Covid, dengue e síndromes respiratórias neste início de ano em Rio Branco, seguido de denúncias de superlotação e falta de médicos nas unidades de saúde, o vereador André Kamai (PT) realizou, na manhã desta terça-feira (7), visitas em postos de saúde para acompanhar de perto a situação dos atendimentos.

A fiscalização foi realizada na parte alta da cidade, na Baixada e no Floresta Sul. Segundo o coordenador da Unidade de Saúde do Vitória, Arialdo Ferreira Santana, a UBS está sem médicos para prestar atendimentos. “Tivemos aumento da procura com a explosão de casos de Covid nos últimos dias e estamos sem médicos porque duas estão de férias e um foi diagnosticado com Covid”, disse.

Na Unidade de Referência da Atenção Primária do São Francisco, o coordenador Emerson Bezerra também atestou a falta de médicos e grande procura da população em decorrência das síndromes gripais e Covid.

Ao vistoriar as condições estruturais das unidades, o vereador avaliou que todas precisam de cuidado e atenção da Prefeitura. “As unidades estão precisando de reformas em suas estruturas e melhores condições de atendimento e de trabalho para os servidores, mas o que é mais grave é a falta de médicos ocasionada pelo término do contrato desses profissionais e pela falta de planejamento da gestão que não fez no tempo certo as convocações necessárias. Estou fazendo essas visitas para entender melhor a situação e ver como posso ajudar”, disse.

Leia Também:  “Não estamos preparados para a crise climática”, diz deputada Socorro Neri ao comentar desconhecimento sobre a COP30

Durante as visitas nas unidades, André Kamai informou que conversou com o secretário de Saúde Renan Brites e sugeriu que seja feito contrato emergencial para a contratação de médicos para atender a população nesse momento de crise.

“Eu visitei várias unidades de saúde porque nós estamos vivendo período de surto de Covid e de dengue. E eu fiquei muito preocupado por muita coisa que eu vi. Estive na parte alta, lá no Vitória, no São Francisco, na Baixada, e no Floresta Sul, e fui lá no Hidalgo, ali no João Eduardo. E a gente está com problema sério, com falta de médico, falta de alguns outros profissionais para atender as pessoas nesse momento mais crítico. Eu queria pedir ao secretário de Saúde, queria pedir ao prefeito em exercício, Alysson Bestene, que é da área de saúde, que dê uma atenção especial a essa situação. Infelizmente, a prefeitura não se planejou e não garantiu a renovação do contrato dos médicos, que encerrou, e muitas unidades estão sem médicos e outros profissionais. Então, eu queria pedir que a gestão avaliasse decretar estado de emergência por conta do surto de Covid, de dengue e da falta de médico, para que a gente possa assim fazer contratação emergencial, até que a prefeitura chame os profissionais que foram aprovados no concurso”, pediu o vereador.

Leia Também:  Michelle Melo presta solidariedade ao prefeito de Feijó e critica possíveis perseguições políticas no governo Gladson Cameli

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Deputado Roberto Duarte acusa Calixto de perseguição e afirma que tentativa de desgastar Alan Rick é manobra política

Publicados

em

Veja o vídeo:

O deputado federal Roberto Duarte criticou duramente as recentes declarações do secretário estadual Luiz Calixto envolvendo o senador Alan Rick. Para Duarte, as falas do secretário “dizem mais sobre quem as faz do que sobre quem as recebe”, classificando o episódio como um ataque político sem fundamento e marcado por “desespero e falta de argumentos”.

O deputado afirma que Calixto ignorou o contexto humano do fato por conveniência. Para Duarte, reavivar o episódio anos depois demonstra “incapacidade de apresentar realizações” e faz parte de uma estratégia destinada a criar conflitos. Ele também cita que o secretário é figura envolvida em episódios públicos de descontrole e acusa Calixto de contribuir para um ambiente político de “ódio e perseguição” no Acre.

Roberto Duarte ainda criticou a seletividade moral do secretário ao atacar o senador, enquanto, segundo ele, ignora processos que envolvem o governo do qual faz parte, como a Operação Ptolomeu. O parlamentar afirma que há um padrão de intimidação e perseguição política dentro da gestão, citando exonerações recentes de servidores ligados a aliados do senador. “Quando falta obra, busca-se inimigo. É o mecanismo do ressentido”, disse.

Leia Também:  “Não estamos preparados para a crise climática”, diz deputada Socorro Neri ao comentar desconhecimento sobre a COP30

Para Duarte, o Acre precisa de líderes comprometidos com responsabilidade e maturidade, e não de “teatralidade e escândalos fabricados”. Ele reforça que o senador Alan Rick segue trabalhando “com seriedade, coerência e respeito”, o que, em sua visão, incomoda adversários.

Ao final, o deputado deixou um recado direto ao secretário Calixto: “Antes de julgar a integridade dos outros, olhe para o próprio espelho. Ele costuma ser o mais duro e o mais necessário dos juízes”.

Duarte diz que Calixto usa ataques para ocultar fragilidades do governo – Foto: Reprodução/ Sérgio Vale

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA