Política
Senador Sérgio Petecão propõe projeto de lei para combater os crimes de piratarias nos rios da Amazônia
Política
Petecão ressaltou que as leis vigentes não têm abordado de forma adequada – Foto: Saulo Cruz-Agência Senado
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) apresentou, nesta quinta-feira (5), o Projeto de Lei (PL) 4.513/2024, com o objetivo de alterar as Leis 14.735 e 14.751, de 2023, a fim de fortalecer a atuação das forças de segurança no combate aos crimes que se cometem nos rios brasileiros. O projeto busca criar unidades específicas junto às polícias civis e militares para investigar e realizar o policiamento nas águas, especialmente em regiões como a Amazônia, onde a pirataria e outros crimes contra quem transita pelos rios da região se têm intensificado.
“Nos últimos anos, assaltos a embarcações que transportam mercadorias se têm tornado cada vez mais comuns, especialmente nos rios da Amazônia. Este tipo de crime tem causado grandes prejuízos aos comerciantes e transportadores, além de afetar diretamente a população, que enfrenta a escassez de produtos e o aumento dos preços devido à insegurança nas águas”, argumentou o senador.
Petecão ressaltou que as leis vigentes não têm abordado de forma adequada os crimes cometidos nas vias fluviais, o que motivou a criação deste projeto de lei.
A proposta do senador prevê que as polícias civis dos estados, do Distrito Federal e dos territórios tenham unidades específicas para investigar crimes cometidos em ambientes fluviais, além de garantir que as polícias militares criem unidades dedicadas à prevenção e ao combate desses crimes. A proposta estabelece um marco para o policiamento fluvial em todo o território nacional.
De acordo com o senador, a proposta visa não apenas melhorar a segurança nas águas, mas também diminuir os impactos negativos para a economia e a população local. Petecão acredita que, com a criação de unidades especializadas, será possível garantir mais eficiência no combate a esse tipo de crime, proporcionando maior segurança à navegação e ao transporte nos rios brasileiros.

Política
Edvaldo Magalhães destaca reunião entre secretário de Educação e deputados; secretário assegurou a compra imediata do maracujá
O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) deu detalhes da reunião com o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, a respeito da aquisição de polpas de frutas, incluindo o maracujá. O encontro aconteceu hoje (26), na Assembleia Legislativa. Ele pontuou que o secretário garantiu que ainda nesta quarta-feira concluirá o processo referente ao maracujá.
“O secretário saiu daqui nos dando a garantia que finaliza, pelo menos esse item hoje, e finalizando, assina-se o contrato e faz-se o pedido de entrega. Para vocês verem que tem casos que se colocam grandes dificuldades de resolução, quando na verdade, a solução está posta e a gente pode resolver a vida das pessoas. Fico feliz que a Assembleia como Poder pode mediar e encontrou uma solução”, disse.
Edvaldo Magalhães explicou ainda que o item maracujá, que gerou toda a mobilização dos agricultores, está abaixo do preço máximo possível a ser adquirido. Não passa de R$ 27,00 o quilo. “Numa chamada pública pode contratar por item. Esse item já poderia ter sido finalizado e feito o pedido de entrega”, ressaltou.
O parlamentar destacou ainda o trabalho parlamentar, que é capaz de mudar a vida das pessoas. Ele foi um dos primeiros a trazer o assunto à tribuna da Assembleia Legislativa. “A gente não pode fazer de conta que escutou o problema e terminada a sessão a gente vai cuidar da vida. Fica parecendo que recebemos as pessoas numa espécie de faz de conta. Eu faço essa referência pela insistência, pelo debate que nós fizemos, que é o debate do maracujá, que na verdade é o debate da agricultura familiar. O debate do esforço, das famílias que fazem uma aposta, que se sacrificam muito, que fazem investimentos”.
-
Política Destaque7 dias atrás
Isso é gestão Gladson Cameli: Casal de comissionados mora em Paris e recebe salários normalmente dos cofres do Acre
-
Política Destaque6 dias atrás
Após denúncia, casal que mora em Paris e recebia quase 20 mil no governo Gladson sem trabalhar é exonerado
-
Política6 dias atrás
Justiça Eleitoral designa audiência para ouvir testemunhas no processo que investiga abuso de poder econômico por parte de Padeiro
-
Tudo sobre Política6 dias atrás
Com articulação do presidente da Aleac, Nicolau Júnior e prefeito Zé Luiz, Opera Acre chega a Mâncio Lima