RIO BRANCO

Política

Sem reagentes para exames há 3 dias, Acre tem fila de espera com mais de 1,5 mil testes para a Coronavírus

Publicados

Política

Há três dias sem reagentes para exames de Covid-19, o Laboratório Charles Mérieux, referência nos testes da doença no Acre, tem mais de 1,5 mil amostras na fila de espera para sair o resultado. Devido à falta do reagente, os boletins da Secretaria de Saúde (Sesacre) trazem, pelo segundo dia seguido, resultados apenas de testes rápidos.

Até esta sexta-feira (15), o Acre tem 1.785 casos confirmados de Covid-19. A maioria dos casos está concentrada em Rio Branco, com 1.317 infectados.

Em entrevista à Rede Amazônica Acre nesta sexta, o gerente-geral do laboratório, Andrea Stocker, explicou que houve uma problema na liberação dos kits enviados para o Acre na alfândega do Aeroporto de Viracopos, em São Paulo. Para não ficar sem o material, o estado conseguiu um empréstimo com o Laboratório Butantã, na cidade paulista.

“Estão agora a caminho de Porto Velho para Rio Branco. A partir de amanhã cedo [sábado,16] vamos seguir com nossas análises. Existe uma fila de espera de mais de 1,5 mil amostras, que estão organizadas e programamos os processos para os próximos dias para ficar tudo pronto e trabalharmos o mais rápido possível de 320 extração e análises para acabamos com essa fila na próxima semana”, complementou.

Leia Também:  Recuperação de 90 km de ramais em Epitaciolândia beneficia produtores rurais

Com a pandemia e a grande procura por material de análises e exames de Covid-19, Stocker disse que há problemas para conseguir fazer os equipamentos e seguir com os exames.

“Um deles é o mercado estar vazio, tudo que pode ser usado na análise de Covid-19 sumiu do mercado ou custa muito dinheiro. A segunda coisa que é não existe transporte, especialmente o aéreo que acabou quase que completamente, e temos problemas para transportar os materiais para Rio Branco”, frisou.

No início do mês, o laboratório adquiriu um robô para acelerar os resultados dos casos no estado. Com a aquisição, as equipes passaram a fazer 250 exames de Covid-19 por dia. O gerente falou que, após o material chegar, as equipes vão precisar de uns cinco dias para normalizar a situação e zerar a fila novamente.

“Agora aumentamos para 320 com a organização do fluxo do laboratório e acho que vamos ficar com isso por dia. Com essa quantidade de agora, vamos precisar de uns cinco dias para acabar com essa demanda que temos, e acho que no próximo final de semana chegamos no ponto de conseguir o resultado em 24 horas”, destacou.

Leia Também:  Obra de ampliação da UBS Tufic Mizael Saady é mais uma caos da gestão de Everaldo em Brasiléia

Com mais de mil pessoas esperando para saber se estão ou não infectadas com o novo coronavírus, o gerente passou um alerta e fez um importante pedido.

“Fiquem em quarentena em casa, é muito importante, principalmente vocês com suspeita de positividade, Vocês são grande risco para o resto da população e estamos lutando para acabar com o vírus na região, mas isso depende do trabalho de todos. Por favor, fiquem em casa”, aconselhou. Por Aline Nascimento, G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Deputada Mara Rocha anuncia 800 mil em emendas para saúde e compra de caminhonete e um trator para Capixaba

Publicados

em

Na última sexta-feira, 03/12, o Prefeito Manoel Maia, recebeu a visita da Deputada Federal Mara Rocha, acompanhada do senhor Laedes Félix, presidente da Associação de Produtores Rurais Horta Nativa, localizada no ramal Zaqueu Machado, e do também produtor rural, o Senhor Agripino Silva.

Na oportunidade, a Deputada Federal anunciou a contemplação do município de Capixaba com a destinação de 800 mil reais em emendas no Orçamento Geral da União de 2022.

Deste valor, a Deputada destinou 200 mil para o Piso de Atenção Básica da Saúde (PAB Saúde). Já os outros 600 mil reais, que foram destinados em forma de emenda de transferência especial, serão para custear a compra de uma caminhonete para a prefeitura no valor de 250 mil reais, e um trator com grade niveladora e grade aradora para atender a Associação Horta Nativa, fruto de uma promessa da Deputada para a Associação.

A Deputada também se colocou a disposição em continuar ajudando Capixaba com a destinação de emendas, e conversou com o prefeito sobre as demandas e necessidades do município.

Leia Também:  Artigo: A Vontade De Votar Na Oposição Ah! Vontade dá e passa.

O prefeito Manoel Maia, agradeceu pelo apoio e a atenção da Deputada com o município, e garantiu que essas emendas serão usadas nos objetivos a que foram destinadas, com zelo e transparência com o dinheiro público.

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Vereador diz que o prefeito Kiefer Cavalcante paga mais de 5 mil para dono de empresa que faz faculdade em Rio Branco – Vereador Ronaldo Reis de Feijó, gravou um vídeo onde fez graves denúncias contra a atual gestão do prefeito Kiefer Cavalcante a quem acusa de perseguição política e possível pagamentos irregulares em sua gestão. De acordo com o vereador, o prefeito demitiu a sua esposa só aconteceu depois que trouxe a tona um pagamento supostas irregularidades o que confirma a perseguição política que vem sofrendo por parte do gestor.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA