RIO BRANCO

Cultura

Prefeitura realiza II Conferência Municipal de Cultura em Cruzeiro do Sul

Publicados

Cultura

Com o tema “Sistema Municipal de Cultura: Novos Passos”, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, realizou a II Conferência Extraordinária Municipal de Cultura com o objetivo de discutir os novos passos da cultura para os próximos anos.

A abertura aconteceu na noite da última sexta-feira, 27, no Teatro dos Náuas Alberto Loro, contando com a presença do secretário de Cultura Aldemir Maciel, do presidente do Conselho Municipal de Cultura professor Anailton Salgado, da primeira dama do município Lurdinha Lima, do prefeito Zequinha Lima, além de artistas e da população em geral, previamente inscrita, em razão do distanciamento social necessário.

As tratativas e discussões da conferência aconteceram também neste sábado,28, no auditório da Escola Professor Flodoardo Cabral, contando com a presença de vários segmentos culturais e de fazedores de cultura da cidade de Cruzeiro do Sul.

Durante o lançamento do evento, após o retorno gradativo das atividades culturais, foi possível apreciar a apresentação dos artistas: Ritinha e Aldinei, professora Maria José e Hernem, que demonstraram o talento dos artistas cruzeirenses.

De acordo com o secretário municipal de cultura Aldemir Maciel, a II Conferência de Cultura ocorre em um período onde serão avaliadas as ações de cultura já ocorridas em Cruzeiro do Sul e também os novos passos nesse período de pandemia.

Leia Também:  Câmara de Assis Brasil realizam trigésima sessão ordinária

“Nosso sistema de cultura viverá um novo momento, precisaremos nos inserir nesse mundo pós pandemia e nas novas formas de fazer cultura. Nosso sistema de cultura é exemplo para o Brasil e nesses dois dias discutimos melhorias e novas ações, para que possamos manter nosso calendário cultural diversificado, como tem acontecido nos últimos anos.”, disse Maciel.

O professor de capoeira Carcará disse que esse momento é fundamental para que o poder público tenha o conhecimento das dificuldades de quem faz cultura na região.

“Esse momento é de extrema importância para nós que fazemos cultura, porque aqui colocamos nossas dificuldades em realizar projetos sociais, e com esse apoio da prefeitura será possível aumento no nosso limite de crianças contempladas. Então a conferência é o momento de colocarmos nossas dificuldades e juntos buscarmos soluções”, disse Carcará.

O prefeito Zequinha Lima, que abriu oficialmente a conferência, destacou o retorno gradativo das atividades culturais e o apoio da prefeitura aos artistas locais.

“Graças Deus que estamos retornando a nossa rotina com essa redução da pandemia, muito embora ela ainda não tenha passado, mas nesse momento da retomada das atividades culturais vamos avaliar o que é possível ser feito para contemplarmos nossos artistas e planejarmos nossas ações culturais para que o município possa investir cada vez mais na cultura”, finalizou o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Prefeito Ilderlei Cordeiro realiza visita as obras do Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul

E veja também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Diz alguma coisa Gladson! Tanto murro na tribuna: Deputado Jonas Lima diz que é uma mão levando e a outra puxando; parte deste dinheiro vai todo para o Amazonas. O deputado Jonas Lima que faz parte do empresários da construção civil do Acre, aproveitou o seu tempo na tribuna para expor tamanha indignação com o que o Governo do Estado, na gestão de Gladson Cameli, vem fazendo com as obras do estado que era para fortalecer a economia e não valorizar as empresas de outros estado.

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter 3 de Julho Notícias

Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook 3 de Julho Notíci

Veja o Vídeo:

https://youtu.be/s9PmRED6IvY

Inscreva-se no Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se no Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Inscreva-se na Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Empreendedorismo: Governo fortalece turismo de base comunitária na Trilha Chico Mendes, em Brasileia

Publicados

em

Comunidade da Trilha recebendo os certificados da capacitação – Foto: cedida

Visando organizar e fortalecer o turismo de base comunitária na Trilha Chico Mendes, em Brasileia, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, realizou nos dias 23 a 25, cursos para a comunidade.

Em parceria com a SOS Amazônia e com financiamento do Programa REM do Banco KFW, foram ministrados para 33 pessoas da comunidade, os cursos de qualidade no atendimento ao turista e condução de turistas em ambientes naturais.

A moradora da trilha, Evelina Liberalino, conhecida como Nena, participou dos dois cursos ofertados. “Conhecimento é sempre válido e necessário. Para nós que atuamos com a recepção de turistas é bom esse tipo de curso que nos capacita a atender melhor”, garante.

Além disso, foi feito o mapeamento de necessidades levantadas pelos próprios moradores e pelos técnicos da Secretaria a fim de melhorar o turismo na região.

“O programa de capacitação do Turismo de base comunitária é um dos alicerces do turismo acreano. Nossas equipes vêm capacitando e preparando toda a cadeia de receptivo turístico dessas comunidades. O turismo de base é gerador de renda o ano inteiro para as famílias que ali vivem. Esse papel de transformação social é muito gratificante!”

Leia Também:  Câmara de Assis Brasil realizam trigésima sessão ordinária

Trilha Chico Mendes

A Reserva Extrativista Chico Mendes é referência no circuito de trilhas, compostas por caminhadas que podem durar até quatro dias na floresta, onde o turista vivencia o cotidiano dos habitantes das matas.

O trajeto percorre seringais e várias partes da reserva, permitindo ao caminhante sentir a floresta densa e preservada em toda sua plenitude, com cheiros e sons da mata e das inúmeras espécies de animais que ali habitam.

Sendo apontada como uma das mais interessantes do mundo para se fazer trekking (caminhadas de longa duração na natureza), pelo blog de turismo escalando. O site levou em consideração quesitos como beleza panorâmica e a distância percorrida, apontando trilhas conhecidas mundialmente, como a de Córsega, na Itália, Rota Laugavegurinn, na Islândia, e Travessia do Himalaia, no Nepal, entre outras.

A Trilha Chico Mendes está localizada na Reserva Extrativista que leva o mesmo nome, entre os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri.

Assessoria – Agência / Secom

E Veja Também no 3 de Julho Notícias

Veja o Vídeo Abaixo: Muitas são as dúvidas, e eu esclareço algumas. Quem tem direito a receber o abono pago com a sobra do recurso do Fundeb, anunciado pelo Governo do Acre? Uma grande manifestação foi realizada durante todo dia pela manhã em frente à casa civil e a tarde na sede da PGE – Procuradoria Geral do Estado.

Leia Também:  Prefeito Ilderlei Cordeiro realiza visita as obras do Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul

Acompanhe nossas Redes Sociais

Twitter: 3 de Julho Notícias

Youtube: 3 de Julho Notícias Vídeos

Página Facebook: 3 de Julho Notíci

Página do Instagram: 3 de Julho Noticias

Veja o Vídeo:

Veja-se no  Twitter 3 de Julho Notícias, seja membro e compartilhe

Veja-se no  Youtube 3 de Julho Notícias Vídeos, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página Facebook 3 de Julho Notíci, seja membro e compartilhe.

Veja-se na  Página do Instagram 3 de Julho Noticias, seja membro e compartilhe

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA